terça-feira, 31 de março de 2015

GOVERNO DISTRIBUI 120 TONELADAS DE PEIXE PARA A SEMANA SANTA

O acesso ao peixe, prato principal do período da Páscoa, será facilitado pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, que vai adquirir 120 toneladas de pescado para serem distribuídos às famílias cadastradas em programas sociais. A ação acontecerá amanhã (1º de abril) em vários municípios do Rio Grande do Norte.

   A quantidade supera em 25 mil toneladas o total distribuído ano passado, que foi de 95 mil quilos.

"Esta ação tem um valor social muito importante, já que o peixe é prato indispensável nesse período. Unimos esforços e conseguimos, este ano, ampliar o número de beneficiados", afirmou o governador Robinson Faria.

Serão investidos R$ 1,2 milhão provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Compra Direta, executado no estado pela Emater-RN. A entrega do pescado ficará sob a responsabilidade das secretarias de ação social nos municípios contemplados.

O objetivo da ação é garantir ao pequeno produtor a comercialização do seu produto por um preço justo, sem a presença de atravessadores, permitindo um alimento de qualidade para as famílias carentes durante as celebrações religiosas da Semana Santa.

Segundo o coordenador do Compra Direta, Francisco Flávio da Silva, toda a produção será adquirida da agricultura familiar. Os peixes comprados são, em sua maioria, produzidos em viveiros. A tilápia corresponde ao maior percentual de aquisição, mas outras espécies, como o ariacó, guaiuba, corvina, cação, atum, serra e dourado, também serão distribuídos.


Participam da ação entre 180 e 200 produtores de várias regiões potiguares. “Apesar da seca, teremos uma boa oferta de pescado este ano”, considerou o gestor do programa.

BANDA FILARMÔNICA DE ANTÔNIO MARTINS ESTÁ ABANDONADA


Em que pese o respeito por quem pensa o contrário, ao nosso entender essa atitude desses 11 (onze) componentes da “Banda Filarmônica Josefa Viana”, no sentido de por conta própria, sem maestro, sem fardamentos e com instrumentos precários fazerem uma alvorada, em pleno o crepúsculo da manhã, em homenagem aos 52 (cinquenta e dois) anos de Antônio Martins, é uma atitude digna de MUITOS APLAUSOS e mostra, sobretudo, que algo que está errado necessita ser corrigido.

As vezes o excesso de passividade social é prejudicial aos interesses coletivos, sejam nas pequenas, médias ou grandes cidades. Em tempos de outrora talvez o som da “Banda Filarmônica Josefa Viana” não tenha ecoado tão bem e recebera tantos elogios, deixando uma mensagem tão viva como neste ano de 2015.

Agiram com maestria, foram valentes, foram às ruas, fizeram sua homenagem e externaram o seu protesto. Protesto, aliás, simples, sem maldade, apenas dizendo: “queremos atenção, nós existimos”, justo.

Creio que com sabedoria a administração municipal deverá, não os reprimir, não os ver como inimigos, como “manchas”, como sementes negativas, mas como legítimos e verdadeiros talentos que acharam a melhor forma de externar a sua arte.

“Banda Filarmônica Josefa Viana”, verdadeiro patrimônio cultural de Antônio Martins. PARABÉNS!!!


Cesar Amorim -

Mossoró/RN , 30 de março de 2015.

segunda-feira, 30 de março de 2015

GOVERNO TRABALHA NA DEFINIÇÃO DO NOVO PROGRAMA DO LEITE POTIGUAR

O Governador Robinson Faria participou hoje, 30, de reunião para tratar do novo Programa do Leite Potiguar - PLP.

No auditório da Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social – Sethas, a secretaria Julianne Faria e o diretor-presidente da Emater, César José de Oliveira discutiram com o Secretário da Agricultura e da Pesca – SAPE, Haroldo Abuana, o novo formato de funcionamento do PLP.

A orientação do Governador é de que sejam corrigidas as distorções existentes e que o Programa do Leite passe realmente a cumprir sua função social e econômica.

No campo social, o Programa do Leite deve atender as famílias em situação de insegurança alimentar, e, no campo econômico, fomentar e estimular a cadeia produtiva de laticínios no Rio Grande do Norte.

O Programa do Leite passará a ser uma ação integrada do Governo envolvendo a Sethas e a Emater. A Sethas vai cuidar das condicionalidades e cadastramento único dos beneficiários. A Emater, por sua vez, vai tratar da operacionalidade.

A Secretária Julianne Faria ressaltou que “o Programa do Leite Potiguar se insere na política pública de assistência social do Governo e a atuação integrada da Sethas com a Emater vai assegurar eficiência e eficácia”.

O Governador Robinson Faria destacou “a importância do Programa do Leite vir a integrar as ações de promoção da Agricultura Familiar, da Agropecuária e da política de Assistência Social do Rio Grande do Norte. E, ainda, incentivar a indústria de laticínios, através do apoio à produção, comercialização, industrialização e consumo do leite”.


domingo, 29 de março de 2015

ESTAMOS EM ANTÔNIO MARTINS

Hoje estamos aqui na minha querida e amada cidade Antônio Martins. Estamos revendo os amigos e familiares.


Estou muito feliz em estar aqui na antiga estação ferroviária junto com todos os amigos. Já estivemos na feira livre e agora estou aqui no Muquém. Logo mais, estaremos indo até o sítio carnaubinha.

sábado, 28 de março de 2015

CRIME BRUTAL NA ZONA RURAL DE ALMINO AFONSO

O Agricultor Lailson Monteiro de Brito de 28 anos de idade foi morto a golpe de facão na localidade de Sitio Boa Vista, zona rural de Almino Afonso, no Oeste do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu no inicio da tarde de ontem, 27 de Março de 2015 e a motivação pode ter sido uma briga por causa de animais soltos na propriedade do acusado “Chagas Rodrigues” que segundo informações é primo da vitima.

A Policia Militar foi informada que algumas criações de Lailson, invadiram a propriedade de Chagas e quando ele foi reclamar, teve inicio uma discussão, que terminou com a morte de Lailson, a golpes de facão. Chagas, o acusado fugiu antes da chegada da Policia.


Uma equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep de Mossoró foi acionada ao local para fazer a remoção do corpo. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia do município de Patu.

imagem Whatsapp

quinta-feira, 26 de março de 2015

REUNIÃO DISCUTE SURTO DE RAIVA ANIMAL NA REGIÃO DO ALTO OESTE

Diversos técnicos da área de saúde de Pau dos Ferros reuniram-se na última segunda-feira (23), na sede da VI Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), para discutir o surto epidemiológico de raiva animal na região do Alto Oeste potiguar, que repercute diretamente na saúde humana por ser uma zoonose com alto índice de letalidade.

Essa preocupação tornou-se mais evidente em virtude da confirmação de três casos de raiva animal na região: 02 bovinos em José da Penha e 01 suíno em Serrinha dos Pintos. 

Também há relatos de situações nos municípios de Riacho de Santana e São Miguel.

Segundo a enfermeira Eliana Fixina, responsável pelo setor de imunização da VI Ursap, “é preciso que seja definida a reorganização do fluxo de atendimento e notificações dos acidentes com animais passíveis de transmissão da raiva humana nas unidades de saúde e no hospital”, destacou.

Participaram do encontro técnicos da VI Ursap, do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade e da Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros.

Sesap recomenda que criadores que tiveram contato com animais suspeitos busquem orientação médica

O Programa Estadual de Controle da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recomenda que os criadores que manipularam animais suspeitos de raiva procurem assistência médica para avaliação do risco de exposição ao vírus.

De acordo com o resultado dessa avaliação, poderá ser necessária a profilaxia antirrábica. A raiva é uma doença grave e considerada 100% letal, por isso a prevenção é a única medida para a proteção da saúde humana.

Em dezembro de 2014, foi publicada a Portaria nº 119, do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) – solicitada pela Sesap –, que torna obrigatória a vacinação contra a raiva em bovinos, equinos, asininos, muares e outros animais domésticos de importância econômica, como caprinos, ovinos e suínos em 26 municípios do Estado onde já havia registro de raiva nessas espécies de animais.

Os municípios que estão incluídos na portaria são: Acari, Almino Afonso, Antônio Martins, Barcelona, Bom Jesus, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro-Corá, Cruzeta, Currais Novos, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Lajes, Lagoa de Velhos, Lucrécia, Macaíba, Patu, Rafael Godeiro, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Eloi de Souza e Sítio Novo.

De acordo com o documento, os produtores desses 26 municípios devem comprovar a vacinação antirrábica dos animais herbívoros domésticos, assim como contra a febre aftosa nos escritórios de atendimento à comunidade e unidades locais de saúde animal e vegetal do Estado.

 A vacina deve ser adquirida pelo próprio criador e comprovada seguindo o calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Apesar de os municípios de Riacho de Santana e José da Penha não constarem na portaria do Idiarn, é recomendado que a vacinação seja realizada, devido à ocorrência de casos suspeitos de raiva em animais.


O último caso de raiva humana no RN ocorreu em 2010 e foi transmitido por um morcego, porém todos os anos são registrados casos de raiva nos animais no Estado. 

Em 2014, foram diagnosticados 36 animais positivos para raiva no RN, sendo 17 bovinos, 15 morcegos, 2 equinos, 1 raposa e 1 cão. 

Esse número de bovinos positivos para raiva foi o maior dos últimos dez anos diagnosticado pelo Laboratório Central (Lacen/RN).

ALEXANDRA MOREIRA PARABENIZA ANTÔNIO MARTINS


quarta-feira, 25 de março de 2015

AÇUDES DO RN COMEÇAM A SANGRAR

As chuvas intensas que vêm sendo registradas em todo o Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões Oeste e Central, têm causado a cheia de alguns açudes e barragens na região.

Esse é o caso do açude Pataxó, localizado no município de Ipanguaçu, que atingiu seu limite máximo na manhã desta terça-feira, 24. Segundo informações de populares, na tarde de ontem uma lamina de mais de 10 centímetros de água já podia ser observada no sangradouro do açude.

Na cidade de Angicos, o acumulado do ano, em sua totalidade registrado no final de semana, já acumula 413 milímetros. Isso foi o suficiente para promover o transbordamento dos três principais reservatórios de água da cidade.

O açude Novo Angicos, mais conhecido como Açude do Rio, que é barrado pelo rio Pataxó, em Angicos, começou a sangrar ainda na tarde da segunda-feira (23). O reservatório é considerado a maior reserva hídrica da cidade, com capacidade de 4.245.061,00m³.

Na cidade de Jucurutu, os moradores do Distrito de Boi Selado festejaram na terça a sangria de alguns açudes naquela localidade. Desde a última sexta, 20, a região vem registrando fortes chuvas.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas em 120 dos 197 postos de monitoramento do Estado, o que vem promovendo o aumento do volume dos reservatórios.

As de maior intensidade foram na mesorregião Oeste. Em Itaú, foram 105 milímetros num período de 24 horas. Em Felipe Guerra, 80; Ipanguaçu, 77; Apodi, 75.
Em Angicos, na região Central, onde já havia chovido 237 milímetros no final de semana, a chuva de ontem para hoje foi de 105,5mm.

Mesmo assim, para a Emparn, as chuvas fizeram que o município saísse da condição de “muito seco”, em que estava no início da semana passada, para a situação de inverno normal.

Já Portalegre, onde a média pluviométrica é bem maior por se tratar de região serrana, passou da condição de “muito seco” para “seco”, mesmo tendo atingido 492,4 milímetros no acumulado deste ano. Para o inverno ser considerado normal do ponto de vista “volumétrico”, é necessário um acumulado acima de 654,7mm em Portalegre.

Mesmo com as chuvas enchendo os pequenos açudes no final de semana, a situação no RN ainda é de muito seco em 144 municípios dos 167 existentes.

Chuvas também trazem transtorno para a população

Apesar da alegria da maioria dos moradores pelo volume de chuvas que ocasionou o transbordamento dos reservatórios, a situação de outros é de insatisfação em consequência dos transtornos causados.

Na cidade de Angicos, o município mais atingido pelas chuvas dos últimos dias, os moradores estão praticamente ilhados, tendo em vista que um trecho da rodovia estadual RN-263 que liga os municípios de Angicos e Afonso Bezerra e dá acesso da cidade ao campus da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) foi destruído e as aulas acabaram sendo suspensas.

Na cidade de Assú, as chuvas dos últimos dias causaram o desabamento do teto de duas lojas no centro da cidade.

Mesmo com o desabamento do teto das lojas, a informação é de que os danos foram apenas materiais, sem registro de pessoas feridas.

Na cidade de Carnaubais, as chuvas causaram o alagamento de bairros, casas invadidas pelas águas e muitas crateras; é o cenário de algumas ruas de Carnaubais após as chuvas de segunda-feira e terça-feira.

O serviço de meteorologia ainda confirmou que as chuvas deverão continuar até a próxima quinta-feira (26).

terça-feira, 24 de março de 2015

RIO GRANDE DO NORTE TEM MAIS DE 500 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS EM 2015

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta segunda-feira (23) os novos números da doença no Rio Grande do Norte. As informações são referentes à semana epidemiológica nº 11, com dados coletados até o dia 21 de março. No total, foram notificados 5.411 casos suspeitos de dengue no estado, dos quais 523 foram confirmados.

 Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (1440), Currais Novos (500), Parelhas (363), Parnamirim (338) e Cerro Corrá (238). Quanto à incidência em dengue, 27 municípios apresentaram alta, 28 estão com média, 53 estão com baixa e 59 apresentaram incidência silenciosa.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, ressalta a importância dos municípios notificarem os casos suspeitos da doença, para colaborar com o planejamento das ações de combate ao agravo. Segundo ela, a principal arma contra a doença é a prevenção, responsabilidade de todos.

O Programa chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do agravo. Dessa forma, a Sesap orienta para que a população continue adotando as medidas de prevenção, entre elas: manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.

Para combater a dengue no RN, a Sesap vem realizando diversas ações, com destaque para a realização de capacitações para agentes de combate às endemias, visitas aos municípios para prestar apoio técnico, além da operação de UBV (carro fumacê) em Currais Novos, Natal, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, conforme os critérios estabelecidos em nota técnica elaborada pelo Programa.

Sílvia Dinara Alves informa que nesta terça-feira (24), às 9h, a equipe do Programa realizará uma reunião com os municípios da Grande Natal, para discutir as atividades de prevenção e controle da dengue. O encontro será na no auditório da livraria Paulus, situada na Rua Cel. Cascudo, 333, Centro, Natal.


Mais uma importante ação de combate à dengue no RN será a implantação do Observatório da Dengue, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica. O observatório possibilitará um monitoramento mais eficaz para controlar o mosquito Aedes Aegypti.

QUASE 60% DOS BRASILEIROS SÃO A FAVOR DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

O governo da presidenta Dilma Rousseff foi avaliado positivamente por 10,8% das pessoas ouvidas na 127ª Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada hoje (23). Os dados mostram que 64,8% avaliaram o governo de forma negativa. Para 23,6%, a gestão atual é regular e 0,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

De acordo com a CNT, a avaliação positiva do governo é a menor desde outubro de 1999, quando o desempenho do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso foi aprovado por 8% das pessoas ouvidas. A pesquisa foi feita no período de 16 a 19 de março, com 2.002 entrevistados em 137 municípios de 25 unidades da Federação.

Na pesquisa anterior, durante a campanha eleitoral, feita nos dias 27 e 28 de setembro do ano passado, o governo da presidenta Dilma foi considerado positivo por 41% dos entrevistados. A avaliação negativa ficou em 23,5%, a regular registrou 35% e 0,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam. O levantamento consultou 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da Federação.

O levantamento divulgado nesta segunda-feira pela CNT constatou que o desempenho pessoal da presidenta Dilma Rousseff foi considerado positivo por 18,9% dos entrevistados, 77,% avaliaram negativamente e 3,4% não souberam dizer ou não responderam. Na pesquisa anterior, 55,6% aprovavam o desempenho da presidenta da República, 40,1% desaprovavam e 4,3% não souberam ou não responderam.

Sobre um eventual pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, 59,7% responderam ser a favor, 34,7% disseram ser contra e 5,6% não souberam ou não responderam. A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles acreditam na eficácia das medidas do governo para combater a crise política e econômica, 66,95 disseram que não.


A pesquisa também abordou o segundo mandato da presidenta, indagando quais os setores que deveriam ser priorizados pelo governo: 66,7% dos entrevistados responderam a saúde. A educação foi escolhida por 46,8%; emprego, 24,6%; segurança, 23,5%; economia, 13,3%; habitação, 6,6%; transporte, 5,5%; e saneamento, 2,6%.

sexta-feira, 20 de março de 2015

GOVERNADOR GARANTE GESTÃO PARTICIPATIVA NO 1º ENCONTRO DE PREFEITOS E VEREADORES

"Seremos um governo parceiro de todas as prefeituras do Rio Grande do Norte", destacou o Governador Robinson Faria, durante o 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN, realizado nesta sexta-feira (20), na Escola de Governo, em Natal.  

O líder do executivo estadual ainda garantiu que irá manter diálogo com os gestores de cada região do estado para identificar os gargalos e tentar solucioná-los, a partir de uma administração participativa. "Vamos governar juntos", assinalou.

O evento marcou também a posse das novas diretorias da Federação dos Municípios (Femurn) e das Câmaras Municipais (Fecam) potiguares. 

O prefeito de Mossoró, Francisco José Lima da Silveira Júnior, que assumiu a presidência da Femurn para os próximos dois anos, cobrou união de forças. "Não existe estado desenvolvido, se os municípios não forem desenvolvidos", afirmou, realçando ainda que as demandas identificadas em encontro regionais frequentes - o primeiro será realizado em abril - serão repassadas ao Governador.



O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que cumpriu agenda a tarde inteira na capital potiguar, também participou do encontro e deixou um recado aos prefeitos e vereadores: "Um municipalista está do lado de vocês. Eu sei o quanto está cada vez mais difícil cumprir com as responsabilidades, enquanto a receita não tem crescido proporcionalmente", assinalou ele, que foi homenageado com o título de Cidadão Norte-Rio-Grandense, oferecido pela Assembleia Legislativa do RN.

Garantia-safra


Na ocasião, também foi assinado o termo de adesão ao Fundo Garantia-Safra, que permite o sustento de agricultores sujeitos a perda da produção, em razão de adversidades como a seca que assola o RN.

quinta-feira, 19 de março de 2015

EMANCIPAÇÃO: PREFEITURA DE ANTÔNIO MARTINS DIVULGA PROGRAMAÇÃO FESTIVA DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Cartaz da Festa de 52 anos de Emancipação Política de Antonio Martins

Com uma missa em louvor a São José, santo dos pequenos agricultores, a quem clamam por chuva, a Prefeitura de Antonio Martins abre nesta quinta-feira, 19 de março, os festejos de 52 anos de emancipação Política do município.

 Realizada no pátio do Mirante e Santuário São José, a celebração será conduzida por padre Possídio Lopes, após arreamento da Bandeira e entrega aos Guardiões de 2016.

A missa marca também o encerramento das comemorações alusivas a São José. Em seguida, haverá seresta dançante com Zé Antonio e Banda.

As homenagens aos 52 anos de Emancipação Política de Antonio Martins contam com uma extensa programação, com atividades recreativas, esportivas, culturais e muito mais.
  
Prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio Fernandes

"Estamos preparando uma belíssima festa para marcar a passagem dos 52 anos de emancipação do nosso município e esperamos contar com a participação de todos", disse o prefeito Dr. Zé Júlio.
  
Na sexta-feira, 20 de março, é a vez do Concurso "A Mais Bela Voz 2015", a partir das 20h, na Praça Boa Esperança, com animação de Fabiano Show.

No domingo, 22 de março, às 19h, show evangélico com a cantora Mara Maravilha, no palco do Centro de Eventos e Lazer Adauto Nunes de Aquino.

Na quarta-feira, 25 de março, às 8h, haverá o hasteamento das bandeiras, com a presença do prefeito Dr. Zé Júlio, vice-prefeito, Edmilson de Vení, vereadores, secretários municipais, servidores públicos, representantes da sociedade civil e a população em geral.

No mesmo dia, às 18h, ocorrerá a final do Campeonato Municipal de Futsal, que está sendo realizado no Ginásio Francisco Pedro Neto, no Alto da Ema.
  
Logo depois, seresta dançante com o cantor Zé Antonio e Banda no Quiosque de Raíssa, na saída para Alexandria, às margens da RN 117.
  
Na quinta-feira, 26 de março, às 8h, na Igreja Matriz de Santo Antonio, missa solene pelo aniversário de 52 anos do município.

"Durante todo o dia, as piscinas do Parque Aquático estarão funcionando inteiramente grátis", adiantou Chagas Cristovão, coordenador municipal de Cultura.

A partir das 22h, show com o cantor Lairton dos Teclados, "O Moranguinho do Nordeste", e Forrozão do Briola, no palco do Centro de Eventos e Lazer Adauto Nunes de Aquino.


Cristiano Rojas - Assessoria de Imprensa

GARANTIA SAFRA BENEFICIA MAIS DE 22 MIL AGRICULTORES

Em nova portaria publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira, 17, o
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) autoriza o pagamento do Garantia-Safra a 22.261 agricultores familiares de 49 municípios do Rio Grande do Norte. Esta portaria libera pagamentos referentes à safra 2013/2014. Os novos beneficiários foram incluídos para receber a primeira parcela do seguro.

O benefício é pago em cinco parcelas de R$ 170 cada, totalizando R$ 850 por agricultor. Os pagamentos seguem as mesmas datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A cada mês uma nova portaria é publicada incluindo novos beneficiários. A ação visa auxiliar agricultores familiares que se encontram em municípios do semiárido sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

O agricultor deve verificar se sua cidade participa do Garantia-Safra. Para isso, o município deve assinar o Termo de Adesão com o governo estadual e definir a quantidade de agricultores que vão participar em sua jurisdição. Além disso, o município precisa comprovar perda de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão.

Podem participar do Garantia-Safra, agricultores familiares, com renda familiar mensal de, até, um salário mínimo e meio, e que possuem área total a ser plantada de, no mínimo, 0,6 hectares e, no máximo, cinco hectares.

Para se inscrever, o agricultor deve procurar o escritório local de assistência técnica ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município onde mora. Depois deve procurar a Prefeitura para receber um boleto e fazer a adesão ao Garantia-Safra.


O pagamento do boleto deve ser feito em uma agência da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário, dentro do prazo definido para seu município. A adesão deve ser realizada antes do plantio. O benefício do Garantia-Safra é pago com recursos do Fundo Garantia-Safra, composto por contribuições do agricultor, do município, do estado e da União.

sábado, 14 de março de 2015

BRASIL DE HOJE: IMPEACHMENT, GOLPE,... É POSSÍVEL?

 Hoje parei para refletir sobre o alvoroço que se tem criado nos últimos dias por parte de grupos, no que diz respeito a um possível Impeachment da atual presidente da república.

Pois bem, não se questiona o imenso poder de influência que exerce a mídia brasileira, sobretudo, os veículos ligados a grandes grupos econômicos. Tamanho poder, logicamente, faz com que se crie na cabeça de algumas pessoas a ilusão de que aquilo que se passa na esfera virtual e mesmo televisiva, possa “evoluir” e chegar ao ponto de se derrubar, em pleno século XXI, num país que já viveu experiências desastrosas no passado, uma presidente eleita pela via democrática, em seu primeiro ano de um segundo mandato, isto, frise-se, sem, sequer seu nome estar envolvido em qualquer suspeita de fraude.

Ao nosso entender, não existe espaço na atual conjuntura política para se cogitar um impeachment. A ordem constitucional não permite neste momento que a presidente que ai está seja afastada, senão, pela via democrática, e isto, certamente, se dará ao término de seu mandato. Um caso de impeachment seria uma situação política extrema, para isto, naturalmente teria de haver uma denúncia com fatos e provas contundentes e depois uma tramitação no Congresso Nacional. Falar de impeachment neste momento, em que não existe comprovação de fraudes cometidas pela então mandatária é o mesmo que falar de golpe de estado.

 E por falar em golpe (outra ideia que se levanta), também não enxergo qualquer possibilidade. Apesar de existirem grupos organizados que sonham com esta remota hipótese, e a própria história ser prova de que tudo é possível, não vejo força dos grupos opositores e contrários ao atual governo para se chegar a um golpe que afaste a presidente do poder.

 É bem verdade que já tivemos experiências, tanto de tentativas como de golpes propriamente executados, porém, o momento é diferente, tanto de 1954 como de 1964. Hoje existem movimentos sociais organizados a favor do governo, a "cadeira" não é de barro como outrora. Para se ter uma ideia, segundo o jornal Datafolha, ontem (13/03), em São Paulo, mais de 40 mil pessoas foram às ruas, puxadas pela CUT, MST e UNE , e isto mostra que o governo tem um forte bloco de apoio e que qualquer iniciativa golpista seria resistida nas ruas.

 Não há espaço para se cogitar golpe, além de São Paulo, mais 23 estados e o Distrito Federal tiveram mobilização pró-governo, portanto, foi jogado um balde de água fria. Outro ponto que vejo que não é favorável ao golpe é que apesar de imatura, nossa atual democracia tem mais solidez do que àquelas dos anos 50/60. O golpe existente é apenas midiático e virtual, no campo real eles não tem força nem legitimidade para derrubar um governo eleito recentemente pela via democrática. Isso é ilusão!!!

  O que esta existindo é uma insatisfação de parte da população devido ao que chamo de "arroxo governamental" e, aproveitando-se dessa insatisfação popular, existe uma acentuada estrutura de poder pregando a teoria do caos, e diga-se, tentando aquecer o caldeirão pra ver até onde ele aguenta. Afinal, não há nada a perder.


César Amorim - Estudante de Direito


quinta-feira, 12 de março de 2015

CANTOR ROCHA NETO DEIXA A FORRÓ DE NÓS

Depois de 2 anos no comando da Banda Forró de Nós, o vocalista Rocha Neto deixa a banda para seguir com sua própria banda.

A informação foi confirmada pelo próprio cantor no seu perfil do facebook, Rocha Neto informou que seguirá com sua própria banda denominada: Playboy da Ousadia. Comunicou também que vem muitas novidades por aí, os ensaios da banda já estão preste a começar.

Rocha Neto faz um pedido aos fãs para divulgar a banda e por fim agradece pelas mensagens que vem recebendo de apoio!


Instagram: @PlayboyDaOusadia


Facebook: Playboy Da Ousadia

quarta-feira, 11 de março de 2015

MINISTROS DO TSE MANTÉM A CASSAÇÃO DE MANDATO DO PREFEITO E VICE DA CIDADE DE LUIZ GOMES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve na noite desta terça-feira (10) decisão que cassou os mandatos do prefeito do município Luís Gomes (RN), Francisco Tadeu, e da sua vice, Antônia Gomes Abrantes Barbosa, por abuso de poder político e econômico.

Todos os ministros seguiram o voto da relatora do processo, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e uma nova eleição terá de ser realizada no município.

Segundo a denúncia feita pelo Partido Social Brasileiro (PSB), Francisco Tadeu lançou mão de nomeações em massa quando exercia o cargo de prefeito da cidade e concorria à reeleição no pleito de 2012.

Condenados pela Zona Eleitoral de Luís Gomes e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), ele e sua vice recorreram ao TSE alegando, entre outros argumentos, a impossibilidade de se apurar o crime de abuso de poder político por meio de ação de impugnação de mandato eletivo (Aime) e a falta de provas de que as nomeações teriam tido viés eleitoral.

Quanto ao primeiro ponto, a ministra Maria Thereza disse não ver “reparos no que está posto no acórdão [do TRE] quanto à possibilidade de apuração de abuso de poder político em sede de Aime”. Em relação à suposta falta de provas, ela afirmou que o acórdão do TRE-RN deixa clara a prática de nomeações para cargos inexistentes com nítido caráter eleitoreiro. “Não há que se falar, como querem os recorrentes, em presunção quanto ao dolo ou quanto à finalidade eleitoral da conduta. A Corte entendeu caracterizada a conduta abusiva diante da gravidade das circunstâncias”, argumentou.

A ministra citou que, entre as provas, há registro de 30 nomeações para cargos inexistentes e para cargos já preenchidos, 28 nomeações que se sucederam dentro do ano eleitoral, seguidas de exonerações em massa logo após as eleições de 2012, e 67 licenças-prêmios para a convocação de outras pessoas sem qualquer vínculo com a Prefeitura. “Não há controvérsia acerca das nomeações e exonerações realizadas, assim como das licenças deferidas”, disse.


O único ponto do recurso acolhido pelos ministros foi quanto à impossibilidade de aplicação, em relação a Francisco Tadeu Nunes, da inelegibilidade prevista na alínea “d” do inciso I do artigo 1º da Lei de Inelegibilidades (LC nº 64/1990), incluída pela Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010), em Aime. Como explicou a relatora, essa foi a posição adotada para as eleições de 2012. A alínea "d" define como inelegíveis, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que ocorrerem nos oito anos seguintes, aqueles que tenham contra si representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou dada por órgão colegiado, em processo sobre abuso de poder econômico ou político.

SENADO APROVA FIM DAS COLIGAÇÕES PARA DEPUTADOS E VEREADORES

O Senado aprovou nesta terça-feira (10), em primeiro turno, a Proposta de emenda à Constituição (PEC) 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais. Elas valerão apenas para as eleições majoritárias. A PEC 40 é uma das que fazem parte da reforma política.

Na prática, a PEC estabelece que os partidos só poderão se coligar nas eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Dessa forma, ficam proibidas as coligações para as disputas à Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores municipais.

Pela proposta, não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. Também não haverá mais substituição de parlamentar eleito por um suplente de outro partido.


A PEC foi aprovada em primeiro turno, mas somente o texto base, sem a análise das emendas apresentadas. Um calendário especial para a conclusão da votação de primeiro turno e para o segundo turno também foi aprovado pelos senadores. A expectativa é que a votação final aconteça na próxima semana, quebrando os interstícios das três sessões de discussão necessárias para sua votação.

MORTES DE 40 BOVINOS COM SUSPEITA DE RAIVA DEIXAM O ESTADO EM ALERTA

A morte de 40 bovinos com suspeita de raiva nos municípios de Riacho de Santana e José da Penha tem deixado a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental, em alerta. Ainda não houve coleta de amostras para comprovação da doença através do diagnóstico laboratorial, porém o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), responsável por esta medida, já foi acionado para executá-la.

Nesta semana, a equipe da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, reuniu-se com técnicos do Idiarn para traçar estratégias de prevenção à raiva, como ações de educação sanitária junto aos criadores e a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial.

O Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap recomenda que os criadores que manipularam animais suspeitos de raiva procurem assistência médica para avaliação do risco de exposição ao vírus. De acordo com o resultado dessa avaliação, poderá ser necessária a profilaxia antirrábica. A raiva é uma doença grave e considerada 100% letal, por isso a prevenção é a única medida para a proteção da saúde humana.

Em dezembro de 2014, foi publicada a Portaria nº 119, do Idiarn – solicitada pela Sesap -, que torna obrigatória a vacinação contra a raiva em bovinos, equinos, asininos, muares e outros animais domésticos de importância econômica, como caprinos, ovinos e suínos em 26 municípios do estado onde já havia registro de raiva nessas espécies de animais. Os municípios que estão incluídos na portaria são: Acari, Almino Afonso, Antônio Martins, Barcelona, Bom Jesus, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Lajes, Lagoa de Velhos, Lucrécia, Macaíba, Patu, Rafael Godeiro, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Eloi de Souza e Sítio Novo.

De acordo com essa portaria, os produtores desses 26 municípios devem comprovar a vacinação antirrábica dos animais herbívoros domésticos, assim como contra a febre aftosa nos escritórios de atendimento à comunidade e unidades locais de saúde animal e vegetal do estado. A vacina deve ser adquirida pelo próprio criador e comprovada seguindo o calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Apesar dos municípios de Riacho de Santana e José da Penha não constarem na portaria do Idiarn é recomendado que a vacinação seja realizada, devido à ocorrência de casos suspeitos de raiva em animais.

O último caso de raiva humana no RN ocorreu em 2010 e foi transmitido por um morcego, porém todos os anos são registrados casos de raiva nos animais no Estado. Em 2014, foram diagnosticados 36 animais positivos para raiva no RN, sendo 17 bovinos, 15 morcegos, 2 equinos, 1 raposa e 1 cão. Esse número de bovinos positivos para raiva foi o maior dos últimos dez anos diagnosticado pelo Lacen/RN.

segunda-feira, 9 de março de 2015

A FUNDAÇÃO FRANCISCA CAVALCANTE DE SÁ ENTREGA PREMIAÇÃO A MULHER DESTAQUE DE ANTÔNIO MARTINS

Premiação da Mulher Destaque de Antônio Martins
Neste domingo dia 08 de março, estivemos na querida cidade de Antônio Martins, onde participamos da entrega da premiação do título: MULHER DESTAQUE DE ANTÔNIO MARTINS.

Foi um evento muito bem organizado pela Fundação Francisca Cavalcante de Sá, que tem como presidente de honra Alexandra Moreira.

A enquete teve como objetivo escolher a mulher destaque em dez categorias distintas como: Educação (Professora e Coordenadora), Saúde, Política, Assistente Social, Autônoma, Religião, Dona de Casa, Agricultura e comércio de Antônio Martins.

Durante todo o dia, a cidade foi banhada por uma grande chuva, onde choveu 56mm e que foi muito comemorado por todos, pois toda à cidade vem passando por grandes dificuldades com a falta dágua.

Porém, com toda chuva caindo na cidade, todas as mulheres destaques participaram da solenidade de premiação que foi realizado na sede da fundação Francisca Cavalcante de Sá, no centro da cidade. Todas estavam muito felizes pela premiação recebida, como também, pela grande chuva que caía.

Além das escolhidas para receberem a premiação, o salão da fundação ficou cheia de pessoas que acompanharam e participaram dos sorteios de vários brindes que foram doados pelo comércio local. Além do sorteio, também foi servido um delicioso lanche a todos os presentes.
Platéia acompanhando a entrega da premiação

Ao término da entrega dos troféus para as mulheres destaque, todos ficaram de mãos dadas para rezarem o pai nosso por aquele momento e para agradecer a Deus pela forte chuva que caía na cidade.

Após a reza, todas ficaram juntas a mesa de prêmios e receberam das mãos de Teté Moreira, um dos organizadores do evento, um lindo bolo para que fosse cortado e servido por elas mesmas.

Ao final, foi uma grande festa, onde todas ficaram felizes em receber os prêmios onde foram escolhidas pelo trabalho prestados em cada área e pelo reconhecimento de toda cidade.
Coordenadora/Supervisora Ana Lima recebendo das mão de Dona Joana Maniçoba o prêmio de Mulher Destaque na Educação

“Estou muito feliz em estar aqui mais uma vez recebendo esse prêmio que prá mim significa muito, pois mostra o reconhecimento de toda população de Antônio Martins, eu tenho mais de 36 anos atuando na educação da cidade e me sinto muito feliz em poder tá fazendo parte do aprendizado de cada aluno que passaram por mim”, disse a professora Ana Lima, coordenadora/supervisora da Escola Estadual Walfredo Gurgel, que ganhou o prêmio na área da Educação.

Quem também ganhou prêmio na área da educação foi a professora Lucimar Xavier de Mesquita, que também ensina no colégio Estadual Walfredo Gurgel. “Para mim foi uma grande surpresa receber este prêmio, apesar, que trabalho na educação de Antônio Martins à vários anos, eu tenho colegas que também mereciam estar aqui, como só foi possível uma, fui à escolhida e estou aqui para agradecer primeiro a Deus, a organização e agradecer em especial a cada uma das pessoas que votaram em mim. Estou muito feliz hoje: Primeiro por essa maravilhosa chuva e depois por esse grande prêmio que prá mim significa muito”.
Lucimar Xavier recebendo o prêmio de nossas mãos na categoria Educação no segmento professor destaque

No comércio quem se destacou foi Jaires Mesquita de Almeida, da loja Jaires Confecções e agradeceu a todos por essa conquista. “Obrigado a todos por receber este maravilhoso prêmio, obrigado Antônio Martins” disse.
Quem teve destaque no Comércio foi Jaires Mesquita e recebeu seu prêmio das mãos de Gualberto Oliveira

Francisca Sheily Soares de Paiva, de Sheily Buffet, foi quem ganhou o prêmio na categoria Autônima. “Estou muito feliz em receber este prêmio e também de ter sido escolhida para estar aqui, isso mostra o reconhecimento de toda população nos meus serviços de Buffet e isso me deixa muito feliz. Quero agradecer a organização do evento por este lindo momento”, disse Francisca Sheily a todos que estavam presentes.
Francisca Sheily de Sheily Buffet ganhou como destaque Autônima

Na religião ganhou com muitos méritos e reconhecimentos Maria Zélia, pelo excelente trabalho que vem prestando a igreja católica da cidade e como Ministra da Eucaristia. Maria Zélia é muito conhecida na cidade pelo seu valor, pela sua dedicação, pelo seu conhecimento dentro da igreja católica. “Mim sinto honrada em estar aqui para receber este prêmio de reconhecimento que fazemos na religião, Me sinto realmente realizada em poder estar a muitos anos me dedicando a palavra de Deus, e com isso quero agradecer a todos por este grande dia e parabenizo a todas as mulheres do mundo e em especial a todas as mulheres de Antônio Martins. Quero agradecer também, esse, um agradecimento especial ao nosso senhor, por nos conceder essa grandiosa chuva em nosso município” destacou Maria Zélia, recebendo os aplausos de todos.
Maria Zélia recebendo o prêmio das mãos de Banan pelo seu destaque na Religião

A presidente de honra da Fundação Francisca Cavalcante de Sá, Alexandra Moreira, ganhou por ser destaque na política, Alexandra não pode comparecer ao evento e foi representada por sua mão Dona Joana Maniçoba, recebendo o prêmio no segmento política. “Quero agradecer em nome da minha filha Alexandra Moreira, a toda população de Antônio Martins pelo reconhecimento dela na política de nossa cidade, onde ela vem fazendo um trabalho brilhante a frente da fundação como também, um ótimo trabalho no social para as pessoas que necessitam de sua ajuda, Alexandra Moreira é uma guerreira, uma batalhadora pelo seus munícipes, que o sonho dela é ver essa cidade com mais trabalho e desenvolvimento” comentou Dona Joana Maniçoba, mãe de Alexandra Moreira.
A mulher destaque na política foi Alexandra Moreira, dona Joana Maniçoba recebeu de nossas mãos o prêmio

A organização do evento, composta por Teté Moreira e Glauber Oliveira estão de parabéns por realizar uma festa com maestria e sabedoria e tudo muito bem organizado. “Foi uma grande honra prá mim em poder organizar um evento de uma magnitude como esta, esse, já é o 3º ano que fazemos esse evento que tem como prioridade a mulher, que neste dia internacional da mulher, onde se comemora em todo o mundo o seu dia, nós da fundação que tem a frente Alexandra Moreira, não podíamos deixar de fazer essa festa para elas, que vem a cada dia ocupando seu espaço. Muito honroso prá nós em realizar a entrega deste prêmio para toda mulher que fez destaque durante todo o ano em seu segmento na cidade de Antônio Martins. Quero aqui agradecer também a parceria com o blog ANTÔNIO MARTINS NEWS, que fez a enquete para os leitores votarem na mulher destaque. Por fim, quero agradecer a todos que vieram, estou muito feliz por essa tórrida chuva que vem caindo desde cedo em nossa cidade, e quero agradecer em especial a Alexandra Moreira por ter essa visão e de organizar um evento tão maravilhoso como este” enfatizou Teté Moreira que foi um dos organizadores da premiação.

Gualberto Oliveira também agradeceu a todos que estavam presentes, que a pesar da chuva, o número de pessoas que participaram foi significativo e parabenizou todas as mulheres pelo seu dia como também, as mulheres destaque de Antônio Martins. “É muito gratificante para nós em poder contribuir de uma forma ou de outra para a realização deste evento que já vem virando tradição na cidade. Esse é o diferencial de Alexandra Moreira, ela tem um dom para isso, em dar destaques e reconhecimento aos profissionais de cada área, como esta de hoje, em realizar um evento dessa grandeza para parabenizar e premiar todas as mulheres que foram destaque na cidade em cada área de atuação”.

Devido a chuva, aos outras Mulheres Destaque, como Saúde Drª Joelma Joilma, Assistente Social: Wiliana Nadja da Silva Oliveira, Dona de Casa: Maria Rosinete de França Mesquita, como também a Agricultora: Marizete Martina da Silva Oliveira, não puderam comparecer ao local para receber seus prêmios, porém o prêmio será entregue em uma outra oportunidade.
Coordenadora/Supervisora Ana Lima quando chegava para receber seu prêmio
 
Professora Lucimar Xavier no momento que chegava para receber seu prêmio como destaque na educação

Mulher Destaque como Autônima Francisca Sheily chegando para receber o prêmio

Dona Joana Maniçoba, quando chegava para representar sua filha Alexandra Moreira que foi destaque na Política

Maria Zélia sendo recepcionada para receber o prêmio destaque na Religião

Foi uma grande honra para o blog ANTÔNIO MARTINS NEWS em poder participar deste evento e de uma forma contribuir para a votação e escolha da Mulher Destaque de Antônio Martins. 

Quero agradecer a organização do evento, Teté Moreira, Gualberto Oliveira e Alexandra Moreira pela confiança depositada em nosso trabalho e pela grande recepção que tivemos no evento. 

Por fim, quero agradecer a todos os leitores do nosso blog, leitores estes que nos orgulham em acompanhar nossas matérias, leitores que vem a cada dia crescendo.

O blog ANTÔNIO MARTINS NEWS tem em média de 900 a 1.000 acessos diários, e isso nos deixa muito lisonjeado e com mais responsabilidade em levar até vocês assuntos com credibilidade que você merece.

Obrigado a todos.