terça-feira, 8 de outubro de 2013

FAMÍLIA DE TITICO DO PICO FAZ AGRADECIMENTO AO BLOG ANTÔNIO MARTINS NEWS

                                               NOBRE CARECA DO MUQUÉM
          
      
               Preliminarmente quero agradecer pela homenagem feita ao meu pai, fazendo essa enquete em seu blog ANTÔNIO MARTINS NEWS e o dando a nomenclatura de Personalidade Política de Antônio Martins, colocando-o entre o saudoso Neto do Urú, importante figura política de nosso município, e do grande Advogado Dr. Carvalho Neto, figura que, alcançou grande status político e profissional em todo o estado do Rio Grande do Norte, tendo chegado a ser inclusive deputado federal, na advocacia, alcançou feitos grandiosos durante a Ditadura Militar, tendo sido reprimido pelo regime devido a soltura de vários presos políticos do Rio Grande do Norte, através de habeas corpus, dentre eles, Luís Maranhão, militante político que muito lutou contra o regime ditatorial.

Dito isto;

                 Ver meu pai alcançar 55% da preferencia do nosso povo, no meio de duas figuras como as já citadas, é sem dúvidas motivo de grande satisfação, me alegro em saber que pessoas reconhecem e lembram-se de o quanto ele foi útil para nosso município, sem se desviar um instante da integridade e adquirida através dos ensinamentos dos meus avós. Independente de ter sido o mais votado na enquete, isso não importa, o importante é que, enquanto esteve entre nós, ele fez a sua parte, ajudou o próximo, fez em algum momento alguém feliz.

                   Sem muitas delongas, irei tecer apenas algumas curiosidades e fatos da vida de Titico do Pico, meu eterno e saudoso pai.

                   Antes da política, foi repentista e poeta popular, inclusive  tocou viola com Eliseu Ventania, Chico Pedra, dentre outros, chegou a ir até a Rádio Rural de Mossoró se apresentar...

                    Aos Antônio-martinenses mais jovens, também a alguns antigos. Sabe aquela Capela do bairro Muquém (que inclusive o poder público deveria se esforçar e restaurar)? Titico do Pico mesmo na época em que ocupava cargo eletivo, trabalhou lá como servente de pedreiro vários dias.

                    Foi por quatro vezes vereador em Antônio Martins (1977 – 1982, 1989 – 1992, 1993 – 1996, 1997 a 12/12/1998 – data do falecimento), sendo três vezes Presidente da Câmara, inclusive, tendo sido Presidente da Assembléia Constituinte que criou a Lei orgânica do Município. Ainda foi Vice Prefeito ao lado do saudoso Dr. Carvalho Neto (1983 – 1988).

                   Assim como na vida, nos palanques foi um verdadeiro poeta, fazendo discursos em forma de versos, poesias que de forma singela conseguiam chegar até o mais íntimo do coração dos que ouviam, refletindo sempre nas urnas, somente uma vez das que disputou o legislativo, não foi o mais votado.

                    Seu partido político de coração sempre foi o PMDB, apesar de por circunstancias não ter sido o único que se filiou durante a vida.

                    Amava tanto a poesia, deixou vários rabiscos em forma de livrinhos. Acredito que tinha planos de em um futuro editar em um livro de memórias políticas (quando o tempo me é oportuno venho escrevendo e reconstruindo sua história, planejo um dia editar uma biografia com seus escritos anexados)

                     Hoje a Câmara Municipal leva seu nome (“Camara Municipal Vereador Francisco Pedro Neto”), o Ginásio Poliesportivo do bairro Alto da Ema, também leva seu nome, a praça construída em frente a casa onde minha mãe mora também, oficialmente e documentalmente leva seu nome, projeto de lei aprovado na gestão de 2001-2004, de autoria do vereador Almeida, porém a placa na praça trás o nome de outro cidadão, fato que me deixa triste e até hoje  não sei porque o motivo.

                      Faleceu em uma madrugada fria de 12 de dezembro de 2008, deixando cinco filhos, sendo quatro sanguíneos e um, que por não ser sanguíneo não deixa de ser filho e ter o mesmo valor.

                      Amava o sítio Pico Branco, mais do que a própria Antônio Martins,  localidade onde nasceu e criou-se, tendo sido eternizado como Titico do Pico.

                       Deixou uma herança inigualável de amizades, reconhecimento e modelo a ser seguido.

                   
   Agradeço de coração a todos que votaram, pessoas amigas de todo o município, paz e luz para todos nós.

 “Passado é o que passou, não passou o que ficou na memória ou no bronze da história”. - Ulisses Guimarães.


Cesar Amorim



Nenhum comentário:

Postar um comentário