segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

SUPOSTA APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA ATRAI CENTENAS DE FIÉIS NO NORTE DE MINAS GERAIS



Uma suposta aparição de Nossa Senhora têm atraído centenas de pessoas junto a uma gruta, na zona rural de  Verdelândia, de 9,35 mil habitantes,  no Norte de Minas. Os sinais luminosos, obervados sempre em horário próximo meio-dia, surgiram há duas semanas, levaram os fiéis a entenderam que representam a santa na entrada da caverna. Neste domingo, ocorreu uma missa no local, acompanhada por uma multidão, debaixo do sol forte. Várias pessoas se emocionaram, relatando que realmente viram a figura de Nossa Senhora.   

A missa foi celebrada pelo padre Elias de Melo Leite, da Quase Paróquia Nossa Senhora de Santana, de Verdelândia. Participaram moradores de Verdelândia e de cidades próximas, como Janaúba e Jaíba. Mas desde que o fenômeno foi obervado pela primeira vez por um vaqueiro, pouco antes do Natal, a “aparição de Nossa Senhora” tem atraído também pessoas de outras regiões, sendo propagada na redes sociais.  A caverna onde aparece o sinal luminoso fica em uma serra, a 3 quilômetros da área urbana de Verdelândia, perto da MMG 401 (estrada Janaúba/Jaíba). 

Os sinais são observados do pasto de uma fazenda, que ganhou uma grande visitação nos últimos dias. Neste domingo, com a celebração da missa, o movimento de pessoas no local foi tão intenso que foi necessária a presença da Policia Militar para controlar a entrada e saída de veículos, com placas de diferentes cidades.

“Foi emocionante. Se eu não fosse lá não teria acreditado (no que vi). E olha que custo a crer em qualquer coisa que visualizo. Foram os melhores momentos de minha vida. Me sentia tão feliz que, dizendo agora, não recordo ter visto ou sentido (antes) meu coração bater desesperadamente de felicidade e ternura”, declarou uma das participantes da celebração junto a gruta em  Verdelândia. 

Ela deslocou de Jaiba (35 quilômetros de distância ) com o intuito de ver o sinal luminoso com a representaçao de Nossa Senhora na entrada da gruta. “Ela (a santa) começou a aparecer neste domingo por volta das 12h06min”, disse a moradora, assegurando que a “luz” permaneceu até as 13 horas, sendo observada com muita emoção e fé pelas pessoas. “Quando aparece a luminosidade, as pessoas se ajoelham, oram, gritam, se emocionam mesmo. Elas choram. Fazem as preces e os pedidos. E muito bonito ver aquela fé das pessoas. Eu me emocionei muito!”, afirma a artista plástica Soraya Corrêa, moradora de Janaúba (40 quilômetros de Verdelândia) que foi até  o local no dia de Natal, juntamente com uma amiga dela, moradora de Goiânia e que fazia um  passeio pelo Norte de Minas.  Soraia disse que conversou com o vaqueiro que viu o fenômeno pela primeira vez, antes do Natal. “Ele disse que estava tocando o gado quando viu aquilo (a luz em forma da Santa)) pela primeira vez. Que ai chamou um sobrinho dele,que viu também”, relatou a artista plástica. Segundo ela, moradores da região contam que a “aparição” de Nossa Senhora já tinha ocorrido na entrada da mesma caverna há cerca de 45 anos. Por este motivo, fieis colocaram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida dentro da caverna. 

A vendedora Estefany, que mora em Verdelândia, disse que esteve no local no dia 25 de dezembro e jura que viu a imagem de Nossa Senhora por meio dos sinais luminosos. “Fiquei arrepiada, estagnada, com uma sensação que não consigo descrever. Não consigo descrever como ela (Nossa Senhora) é. Ela acenava a mãozinha. Ela brilhava.... É uma luz que surge como uma vela, que vai crescendo.... O sentimento (que tive) é algo muito diferente, uma coisa surreal”, disse a moradora.  Em entrevista à Radio Itaitaia, o padre Elias de Melo Leite, disse que, ao visitar a localidade, pela primeira vez, no Natal, viu a imagem refletida na luz semelhante à Nossa Senhora Aparecida. “Quando cheguei lá vi sim uma Nossa Senhora negra com as mãos dadas (entrelaçadas). Ela olhava para um lado e olhava para outro. Ela surge como uma luz que sai de dentro (da gruta). Reparei que o tempo fechava e essa aparição se manifestava. Muito veem nitidamente Nossa Senhora. Outros não  veem n itidamente (a santa). Outros veem nitidamente o santíssimo, Jesus, anjos”, afirmou o sacedorte. Embora não tenha estudo científico sobre o fato, o religioso disse que o fenômeno já contribuiu para aumentar a fé dos moradores da região, levando de volta à igreja católica “pessoas que tinham se afastado da caminhada”.

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

A suposta aparição de Nossa Senhora na entrada da gruta em Verdelândia, além de orações e louvores no local, teve repercussão nas redes sociais, com  comentários e “debates” sobre o fenômeno. Muitos internautas relatam que “viram” a figura de Nossa Senhora, fazendo testemunho de fé. “Estive lá (junto a gruta)  por três vezes  e (por) duas vezes(...)eu vi a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Pode ser o reflexo do sol, mas para quem tem fé essa imagem vai aparecer perfeita. Quem não tem fé, infelizmente só vai ver o claro do sol”, afirmou Douglas Francisco, morador do Norte de Minas. “Eu fui (no local) vários dias e senti a presença dela. Inexplicável”, declarou Cristina Cangussu. Mas, um outro internauta, Adeilson Nascimento, relatou que a suposta aparição de Nossa Senhora é um fenômeno natural e que a imagem se forma devido a entrada da luz do na caverna, como se fosse uma ilusão de ótica. “Todo ano, sempre na mesma época, esse brilho se apresenta. Trata-se de um fenômeno natural. 

Essa gruta possui uma segunda entrada pelo teto desmoronado, por onde entra luz solar. Somente acontece nesta época do ano, às vésperas da festa de Reis, devido à posição do sol que incide luz diretamente sobre uma parede lateral da gruta que possui uma leve inclinação. Por vezes a parede escorre água das chuvas fazendo com que o brilho fique mais intenso”, afirma. Na postagem, no entanto, Adeilson não contraria a fé das pessoas. “É um  fenômeno lindo! A entrada da gruta brilha com a saída da luz lá de dentro. 

Devemos agradecer a Deus por fenômeno tão magnífico da natureza. E cada um enxergue nessa luz a imagem que sua fé lhe fizer acreditar. Toda criação tem uma explicação científica. Mas não podemos esquecer que em sua génese há a obra de Deus”, escreveu o internauta.  Por outro lado, o padre Elias de Melo Leite lembrou que o local onde ocorre o fenômeno em Verdelândia é “uma gruta como qualquer gruta”, mas que “não tem pedras refletoras”. Segundo o religioso, mesmo se a caverna tivesse pedras refletoras “seria estranho” porque a figura da santa.



quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

JOÃO MIGUEL E MARIA CECÍLIA SÃO OS NOMES MAIS REGISTRADOS NO RN EM 2019



João Miguel e Maria Cecília foram os nomes mais registrados no Rio Grande do Norte em 2019. A lista com os registros mais populares no estado e no Brasil foi divulgada na quarta-feira (25) pelo Portal da Transparência do Registro Civil.

Aparecem no topo os nomes João Miguel, com 356 registros de nascimento, e Maria Cecília, com 306. O terceiro nome que surge na lista é Enzo Gabriel, com 299. Esse último, inclusive é o nome mais registrado no Brasil no ano: 16.672 vezes.

Entre nomes que mais apareceram nos registros de nascimento em 2019 no RN também estão Maria Julia, Maria Helena, João Guilherme, Maria Alice, Maria Valentina, Maria Clara e Maria Luiza. Apenas nomes compostos estão entre os 10 primeiros lugares.

Os 10 nomes mais registrados no RN
Nomes
Registros
João Miguel
356
Maria Cecília
306
Enzo Gabriel
299
Maria Julia
234
Maria Helena
227
João Guilherme
186
Maria Alice
176
Maria Valentina
174
Maria Clara
167
Maria Luiza
165

Entre os nomes simples, Maria, Heitor, Samuel, Miguel e Arthur são os mais populares.
Os 10 nomes simples mais registrados no RN
Nomes
Registros
Maria
61
Heitor
49
Samuel
49
Miguel
45
Arthur
35
Bernardo
33
Helena
33
Gabriel
33
Davi
29
Laura
26

O curioso é que nos últimos dois anos o nome Enzo Gabriel, que caiu para 3º na lista deste ano, esteve no topo da lista do RN. Em 2018, ele foi seguido de Maria Clara, João Miguel, Maria Helena e Maria Cecília.

O nome João Miguel, líder neste ano no estado, também tem se mantido entre os mais registrados no estado, aparecendo em 3º lugar no ano passado, em 2º lugar em 2017 e em 4º lugar em 2016.


DEPUTADOS DO ESTADO APROVAM POR UNANIMIDADE MUDANÇAS NO PROEDI



Os deputados estaduais aprovaram à unanimidade as duas matérias que foram objeto da convocação extraordinária por parte do Governo do Estado.

A primeira sobre os ajustes no Projeto de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI) e a segunda, que trata sobre a alteração da lei promulgada em 2006 sobre o Fundo de Desenvolvimento Comercial e Industrial (FDCI). As matérias seguem para sanção governamental.

Durante a discussão das matérias, o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) agradeceu o empenho dos colegas diante da convocação do governo estadual e ressaltou.

“A Assembleia mostra sua força quando debate e amplia as discussões em torno de projetos importantes para o nosso Estado. Agradeço aos colegas que compareceram para apreciar essas matérias”, disse.

O secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier, acompanhou a votação e antes, esteve reunido com os prefeitos na FEMURN. Lá, os prefeitos tiraram suas dúvidas sobre a compensação financeira aos municípios, que será possível após os ajustes no projeto.

O PROEDI, que substituiu o antigo Proadi via decreto governamental, passa a vigorar sob forma de projeto de lei. Das galerias, alguns prefeitos acompanharam as votações.

Há uma semana, os deputados aprovaram a Lei Orçamentária Anual (LOA 2019) e entraram em recesso legislativo. A convocação extraordinária ocorre sem onerar os poderes, pois não há pagamento de diárias, nem de indenização pela atividade fora do período de sessões ordinárias.

Durante a discussão das matérias, os parlamentares destacaram o entendimento com os prefeitos, fruto de reuniões com integrantes do Governo e da FIERN.

Líder governista, o deputado George Soares (PL) parabenizou o presidente pela sensibilidade e altivez no apoio da Casa às demandas dos municípios.

Em contraponto a deputada Cristiane Dantas (SDD) ponderou que os deputados precisam ficar atentos em relação às compensações dos municípios, visto que essas compensações serão gradativas. “Os municípios não poderão sofrer mais prejuízos”, afirmou a parlamentar.

PROEDI

O PROEDI chega para substituir o antigo PROADI. O objetivo do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte é fomentar o desenvolvimento da atividade industrial no Estado, através da concessão de crédito presumido referente ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias, e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, o ICMS.

O Proedi tem validade até 30 de junho de 2032 e para ser beneficiado pelo programa, a empresa precisa atender alguns critérios, entre eles estar regular com suas obrigações tributárias e não inscrito na Dívida Ativa do Estado.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

OPERAÇÃO DA PRF IRÁ FISCALIZAR TODAS AS RODOVIAS FEDERAIS NO FERIADO DE NATAL E ANO NOVO



Na manhã desta sexta-feira (20) a Superintendência de Polícia Rodoviária Federal no RN realizou o lançamento da Operação Rodovida Integrada 2019/2020.

O evento aconteceu às 9h, na Unidade Operacional de São Gonçalo do Amarante, km 167 da BR 406, região metropolitana de Natal.

Com a operação, a PRF aumentará o policiamento nas rodovias que cortam o estado durante as festas de fim de ano. A operação acontecerá em duas etapas: no feriado do natal, de 21 a 25 de dezembro; e no feriado de ano novo, de 28 de dezembro a 1º de janeiro.

A PRF atuará no policiamento preventivo em locais e horários com maior incidência de acidentes graves e criminalidade. O objetivo é reduzir o número de acidentes, manter a fluidez e combater a violência no trânsito.

No final de semana que antecede o feriado do natal o aumento esperado no fluxo de veículos é de pelo menos 30% a mais que o normal e na véspera de natal aumenta em 50%. A porcentagem se mantém para o retorno que, geralmente, ocorre um dia após o ano novo.

A Operação Rodovida está em sua nona edição e tem o foco no enfrentamento a violência no trânsito e reduzir o número de vítimas de acidentes.

As fiscalizações terão como foco as ultrapassagens irregulares, a mistura de álcool e direção, o não uso do cinto, da cadeirinha e o trânsito irregular de motocicletas.

A solenidade de lançamento no RN contou com a participação de várias autoridades dos diversos órgãos da Secretaria de Segurança do Estado e de fiscalização de trânsito.
O Vice-Governador do Estado, Antenor Roberto, esteve presente representando a Governadora Fátima Bezerra.

Na oportunidade, o Superintendente da PRF, Djaírlon Henrique Moura, destacou a importância da integração de todos os órgãos em prol de um trânsito mais humano e mais seguro, especialmente durante as festividades de final de ano e das férias escolares.

Após a solenidade de abertura, foi realizada uma ação de educação para o trânsito, através do projeto Cinema Rodoviário para Servidores da PRF.


GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 16 VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS PARA POLÍCIAS CIVIL, MILITAR, BOMBEIROS E ITEP



Foram entregues, a partir de doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), 10 veículos 4x4 (9 para a PM e 1 para o Corpo de Bombeiros no valor de R$ 1,4 milhão), quatro veículos tipo C4 Pallas (3 para a Polícia Civil e 1 para o ITEP no valor de R$ 320 mil), 57 Coletes Balísticos (R$ 45,6 mil), 41 Capacetes de Proteção (R$ 41 mil). Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesed) adquiriu, no valor de R$ 319 mil, duas camionetes Mitsubishi L200 4x4 que foram entregues para o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).

No ato de entrega a governadora Fátima Bezerra disse que “esse é mais um investimento viabilizado pelo nosso Governo para fortalecer a segurança pública já nesse período de réveillon e para a Operação Verão. Os equipamentos estão todos prontos para serem utilizados”.

Ela também destacou as inciativas do Governo na área da segurança pública em 2019, tanto em relação a melhoria das condições de trabalho como em relação à valorização profissional: "Investimos em equipamentos e veículos, mas também investimos muito na valorização profissional realizando cursos de aperfeiçoamento e qualificação e mantendo em dia o pagamento das diárias operacionais.”

Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o coronel Francisco Araújo lembrou que a entrega é realizada via parceria com o Governo Federal. “O material e as viaturas entregues hoje vão servir para as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Itep, além do Centro de Operações Aéreas. Tudo isso é fruto do esforço do Governo junto à União para garantir os recursos que vão trazer mais segurança para a população.”

Comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo registrou que "com essas novas viaturas vamos reforçar o policiamento, deixando, tanto a população potiguar como os turistas, mais seguros”.


RN DEVERÁ REGISTRAR CHUVAS DENTRO DA MÉDIA HISTÓRICA DE 2020



De janeiro a março de 2020, o Rio Grande do Norte deverá registrar ocorrência de chuvas dentro da média histórica.

A previsão foi discutida durante encontro climático com meteorologistas do Nordeste realizado na terça (17), em Campina Grande/PB, onde os especialistas fizeram a primeira previsão climática para 2020 para a região.

As condições oceânicas e atmosféricas indicam uma configuração de neutralidade com relação ao fenômeno El Niño, na região equatorial do Oceano Pacífico.

Para o RN, de janeiro a março de 2020, o chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), Gilmar Bristot, que participou da reunião, explica que a atual configuração oceânico-atmosférica global, bem como os modelos de previsão climática, dinâmicos e estatísticos, “indicam a tendência das chuvas ocorrerem dentro da média histórica na região semiárida potiguar, incluindo aí as regiões Oeste, Seridó, Central e Agreste do estado”.

Em termos numéricos, estima-se que os totais pluviométricos acumulados no período de janeiro a março deverão oscilar próximo à média histórica, de acordo com a seguinte descrição:

Região Oeste - 390,7 milímetros (mm);
Região Central - 307,0mm;
Região Agreste - 234,8mm
Região Leste - 319,0mm.

Segundo Bristot, nos meses de janeiro e fevereiro é normal ocorrer maior variabilidade temporal e especial das chuvas, com prováveis eventos significativos como chuvas fortes em determinadas áreas, devido aos tipos de sistemas meteorológicos atuantes, como por exemplo os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), sobre o Nordeste do Brasil.

Sendo assim, adianta Bristot, “é de fundamental importância o contínuo monitoramento das condições oceânicas e atmosféricas globais e o acompanhamento das previsões diárias e semanais”.

Os meteorologistas destacaram ainda, na análise geral, que o Oceano Pacífico vem apresentando anomalias de Temperatura e Superfície do Mar (TSM) em média, oscilantes entre -0,39ºC adjacente à costa peruana e 0,49ºC e 0,64ºC no Pacífico Central e Oeste, respectivamente.

O Oceano Pacífico vem apresentando esse comportamento sem um padrão definido com a tendência de que as condições de neutralidade se mantenham durante os próximos meses.

Por outro lado, segundo os meteorologistas, a bacia do Oceano Atlântico, que representa um importante condicionante na ocorrência de chuvas no semiárido nordestino, mostra extensa área com anomalias positivas de TSM, desde a costa africana até o litoral nordestino.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

No dia 10 de dezembro o Governo Federal reconheceu que 133 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de emergência em decorrência da seca no estado. O número representa 79% dos municípios potiguares.
Dos 48 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), seis estão completamente vazios segundo o relatório de situação volumétrica de reservatórios do Governo do RN. Outros sete estão com volume abaixo de 5% da capacidade.
Entre os reservatórios secos, o maior é o de Trairi, que fica em Tangará, a 90 km de Natal, com capacidade é de 35,2 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Secretaria.


CAIXA PAGA HOJE VALOR COMPLEMENTAR DO SAQUE IMEDIATO DO FGTS



Os trabalhadores sem conta na Caixa Econômica Federal nascidos de janeiro a outubro poderão retirar hoje (20) o valor complementar do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Têm direito à retirada complementar os beneficiários com contas ativas ou inativas com saldo de até R$ 998 em 24 de julho.

O trabalhador poderá sacar, de cada conta, até R$ 498, a diferença entre R$ 500 e R$ 998. As retiradas poderão ser feitas pelos mesmos canais onde o trabalhador retirou os R$ 500 do saque imediato nos últimos meses.

Os clientes da Caixa com conta no FGTS terão o valor depositado automaticamente na conta corrente ou poupança. Quem nasceu em novembro e dezembro terá até R$ 998 creditado de uma vez. Quem nasceu nos outros meses receberá a diferença entre R$ 500 e R$ 998, caso tenha direito.

Atendimento

Os saques podem ser feitos nas casas lotéricas e nos terminais de autoatendimento para quem tem senha do cartão cidadão. Quem tem cartão cidadão e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, apresentando documento de identificação, ou em qualquer outro canal de atendimento.

No caso dos saques de até R$ 100, a orientação da Caixa é procurar casas lotéricas, com apresentação de documento de identificação original com foto.
Segundo a Caixa, mais de 20 milhões de trabalhadores podem fazer o saque só com o documento de identificação nas lotéricas.

Quem não tem senha nem cartão cidadão e vai sacar mais de R$ 100 deve procurar uma agência da Caixa.

Embora não seja obrigatório, a Caixa orienta, para facilitar o atendimento, que o trabalhador leve também a carteira de trabalho para fazer o saque. Segundo o banco, o documento pode ser necessário para atualizar dados.

As dúvidas sobre valores e a data do saque podem ser consultadas no aplicativo do FGTS (disponível para iOS e Android), pelo site da Caixa ou pelo telefone de atendimento exclusivo 0800-724-2019, disponível 24 horas.

A data limite para o saque é 31 de março de 2020. Caso o saque não seja feito até essa data, os valores retornam para a conta do FGTS do trabalhador.

Retirada extra

Os trabalhadores com saldo acima de R$ 998 em 24 de julho puderam sacar até R$ 500 por conta de FGTS ao longo dos últimos meses. Esses não terão direito à retirada extra.

Somente aqueles com até um salário mínimo (R$ 998) na conta do FGTS na mesma data poderão sacar a diferença entre R$ 500 e R$ 998. Dessa forma, um trabalhador que tinha R$ 998 numa conta do FGTS e R$ 1 mil em outra conta em 24 de julho e já retirou R$ 500 das duas contas só poderá sacar R$ 498 da primeira.

Segundo a Caixa, no total os saques do FGTS podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 40 bilhões na economia em 2019. Originalmente, o saque imediato iria até março, mas o banco antecipou o cronograma e todos os trabalhadores receberão o dinheiro este ano.

Horário especial

Para facilitar o atendimento, a Caixa vai abrir 2.302 agências em horário estendido nesta sexta-feira (20). As agências que abrem às 8h terão o encerramento do atendimento duas horas depois do horário normal de término.

As que operam desde as 9h terão atendimento uma hora antes e uma hora depois. Aquelas que abrem às 10h iniciam o atendimento com duas horas de antecedência. E as que abrem às 11h também iniciam o atendimento duas horas antes do horário normal.

A lista das agências com horário especial de atendimento pode ser consultada no site da Caixa. Nesses pontos, o trabalhador poderá tirar dúvidas, fazer ajustes de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão.

A Caixa destaca que o saque imediato não altera o direito de sacar todo o saldo da conta do FGTS, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa ou em outras hipóteses previstas em lei.

Essa modalidade de saque não significa que houve adesão ao saque aniversário, que é uma nova opção oferecida ao trabalhador, em alternativa ao saque por rescisão do contrato de trabalho.

Por meio do saque aniversário, o trabalhador poderá retirar parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, de acordo com o mês de aniversário.


quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

VEJA FERIADOS PROLONGADOS PARA 2020



O calendário de 2020 terá 9 feriados nacionais, sem contar os feriados estaduais e municipais como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades. Destes, seis serão prolongados – isto é, vão cair em segundas ou sextas-feiras, e 'emendar' com o final de semana. Só um deles vai cair em um final de semana: 15 de novembro, Proclamação da República, cai em um domingo.

O segundo semestre será mais farto: serão quatro feriados prolongados, contra apenas dois entre janeiro e junho.

Diferente do que muita gente pensa, Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais. As duas datas costumam ser consideradas ponto facultativo no serviço público federal, e são feriados estaduais ou municipais em muitos locais.

Assim, quem gozar dessas datas, terá dois feriados a mais: 25 de fevereiro (Carnaval, terça-feira) e 11 de junho (Corpus Christi, quinta-feira). E quem puder emendar essas datas vai acabar com mais dois 'feriadões' prolongados: de 22 a 25 de fevereiro (Carnaval), e de 11 a 14 de junho (Corpus Christi).

Veja a lista de feriados nacionais

1º de janeiro (quarta): Confraternização Universal

10, 11 e 12 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 10
21 de abril (terça-feira): Tiradentes

1º, 2 e 3 de maio (sexta a domingo): Dia Mundial do Trabalho é dia 1º

5, 6 e 7 de setembro (sábado a segunda): Independência do Brasil é dia 7

10, 11 e 12 de outubro (sábado a segunda): Nossa Senhora Aparecida é dia 12

31 de outubro, 1º e 2 de novembro (sábado a segunda): Finados é dia 2

15 de novembro (domingo): Proclamação da República

25, 26 e 27 de dezembro (sexta a domingo): Natal é dia 25


terça-feira, 10 de dezembro de 2019

CAIXA ECONÔMICA COMEÇA PAGAR 13º DO BOLSA FAMÍLIA



Os beneficiários do Bolsa Família começarão a receber nesta terça-feira (10) o abono natalino, equivalente ao décimo terceiro do benefício. Instituído pela Medida Provisória 898, editada em outubro, o abono consiste no benefício pago em dobro em dezembro.

Segundo a Caixa Econômica Federal, que administra os pagamentos, 13,1 milhões de famílias estão sendo atendidas pelo Bolsa Família em dezembro. Neste mês, o governo desembolsará R$ 2,5 bilhões com o pagamento do benefício deste mês, mais R$ 2,5 bilhões com o décimo terceiro.

O benefício extra será pago com o mesmo cartão, nas mesmas datas e por meio dos mesmos canais pelos quais os beneficiários recebem as parcelas regulares do Bolsa Família.

Os beneficiários que recebem por meio de crédito em conta poupança ou na conta Caixa Fácil terão o valor do abono natalino creditado nas mesmas contas.

O calendário de pagamentos seguirá o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar apresentado no cartão do programa.

Beneficiários com o final 1 serão pagos nesta terça-feira. O cronograma segue com o pagamento aos beneficiários com final 2 na quarta (11); final 3, dia 12; final 4, dia 13; final 5, dia 16; final 6, dia 17; final 7, dia 18; final 8, dia 19; final 9, dia 20, e final 0, dia 23.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

PREFEITURA DE ANTÔNIO MARTINS FARÁ REFORMA, PINTURAS E ILUMINAÇÃO NATALINA NA CIDADE


A prefeitura autoriza reforma e pintura de prédios públicos, bem como, iluminação natalina em vários pontos da cidade. O prefeito Jorge Fernandes esteve reunido na última segunda-feira, dia 02 de dezembro, com os Secretários de administração, obras, finanças e de urbanismo e meio ambiente, e na pauta, ficou acertado, que até o dia 30 de dezembro, serão reformados e pintados os dois pórticos de entrada da cidade, o presépio natalino, a praça Boa Esperança, Hospital, fachada do clube, alguns canteiros e entre outros. 

Autorizou também a iluminação natalina da praça boa Esperança, presépio natalino e o Feliz 2020 no topo do mirante e Santuário São José. Na ocasião, garantiu que manterá também, em praça pública, o já tradicional Réveillon que acontece no dia 31 de dezembro com queima de fogos.

O prefeito enfatizou também 3 pontos que são: o Mirante e santuário São José, a Estação ferroviária e a iluminação do alto dos Tomaz, onde irá reformar, restaurar e iluminar!

O MIRANTE E SANTUÁRIO SÃO JOSÉ será reformado e voltar com um dos principais pontos turísticos da cidade.

O BAIRRO ALTO DOS TOMAZ onde se encontra com as ruas sem energia elétrica, será reenergizada novamente deixando o bairro ainda mais cheio de vida!


E por fim, será feita a restauração da Estação do Muquém, um sonho antigo dos moradores do bairro, que há muitos anos vem fazendo essa cobrança. Para isso, aguarda-se recursos do OGE (Orçamento geral do estado) para que seja enfim restaurada.

Toda reforma e pintura que será feita nos prédios públicos de Antônio Martins vem de recursos próprios, com exceção da estação ferroviária que virá verba constitucional para que possa ser restaurada.


GOVERNO DO ESTADO PAGA A FOLHA DE NOVEMBRO ATÉ DIA 2 DE JANEIRO DE 2020



Nesta sexta-feira (6) a Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças do Governo do Rio Grande do Norte confirmou as datas de pagamento dos salários de dezembro, bem como como a data de pagamento do 13º de 2019.

A confirmação foi dada por volta das 16h desta sexta-feira, por meio da conta oficial da Seplan RN no Twitter.

Ainda de acordo com a Seplan RN, “há possibilidade ainda de pagar novembro de 2018 até 2 de janeiro, quitando 15 folhas [contando com dezembro de 2017]. No mesmo período de 2018, muitos servidores tinham recebido apenas 10 salários.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

GOVERNO DO ESTADO QUER ATINGIR 100% DOS MUNICÍPIOS DO RN COM INTERNET



O Governo do Estado vem dando diversos passos para conectar todo o Rio Grande do Norte por meio de fibra ótica, como é o caso do projeto Infovia Potiguar, que começa com o planejamento dividido em várias fases e pretende, até o final de 2022, implantar a rede de alta velocidade de acesso à internet.

Com isso, toda a população do RN será beneficiada com serviços oferecidos pelo Estado e redes gratuitas de wifi, que serão instaladas, entre outros equipamentos, em praças públicas, escolas e hospitais.

A expansão do projeto - realizado através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (SEAD) - começou com a migração da infraestrutura de rede de todo o Centro Administrativo para a Rede Giga Metrópole, que ocorreu no começo de novembro.

O Infovia Potiguar, que vai interligar todas as regiões do Estado por fibra ótica, está sendo executado em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com Sérgio Fialho, coordenador administrativo do PoP-RN/Rede Giga Natal, são duas as ações junto ao Governo do Estado.

“Uma é a ampliação da parceria na Grande Natal, onde já existe rede construída e que já interliga unidades da Educação, Saúde e Segurança para atender mais unidades estaduais na região. A segunda ação visa a implantação gradativa de uma rede que deve chegar a quase todo o Estado, a Infovia Potiguar”, disse Fialho.

Além de cobrir todo o Rio Grande do Norte com uma estrutura de link de alta velocidade, essa ação representa uma redução de custos de manutenção de até 90%.
O projeto prevê parcerias com a iniciativa privada, visando cumprir os seguintes objetivos: compartilhamento de infraestrutura; interoperabilidade; transparência e escalabilidade.

“Com a adesão do Governo do Estado à Rede Giga e aos projetos de expansão da Infovia Potiguar, teremos uma redução consideravelmente de custos com link de dados. A curto prazo, a adesão à Rede Giga mostra uma redução de custos com manutenção. Esses recursos serão revertidos para a expansão da rede. A médio prazo, com o sistema total em operação, pretendemos gerar recursos para o estado”, aponta Aluísio Dantas, coordenador da Cotic.

Atualmente, 135 escolas estaduais na Grande Natal; 20 unidades da Secretaria da Saúde Pública, incluindo a sede da secretaria e o Hospital Walfredo Gurgel; a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), assim como todo o Centro Administrativo já são atendidos pela Rede Giga, que também mantém importante parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), não só na questão da conexão, mas sobretudo no desenvolvimento dos sistemas inteligentes de apoio às polícias Civil e Militar.

Delegacias, batalhões, Hospital da PM, Itep, Degepol, Centro de Comando e Controle, Ciosp, além de outras unidades da Segurança localizadas na Grande Natal já estão integradas à Rede.

A secretária da Administração, Virgínia Ferreira, diz que o objetivo do projeto é expandir o acesso para todas as 609 escolas da rede pública estadual, além da inclusão das Centrais do Cidadão, unidades de saúde, entre outros equipamentos do Estado.

"É certo que o projeto busca dar suporte às políticas públicas de educação, saúde, segurança e serviços. Isso contribui para o desenvolvimento econômico e cria um ambiente para inovação e modernização da estrutura pública, além de massificar o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga”, disse.

A meta da governadora Fátima Bezerra é atingir 100% dos municípios do RN, com internet de qualidade até 2022.

Significa dizer que o estado irá proporcionar o acesso digital à população, auxiliando a redução da desigualdade social com a inclusão digital no Rio Grande do Norte.

O RN Conectado está inserido na experiência inovadora do Consórcio Nordeste, que apresenta o projeto NE Conectado, cuja proposta prevê parcerias com provedores regionais, compartilhando de infraestrutura, principalmente nas divisas dos estados, visando a redução de custos e a integração regional.