segunda-feira, 4 de abril de 2022

COMUNIDADES RURAIS DE ANTÔNIO MARTINS SERÃO BENEFICIADAS COM DESSALINIZADOR


O secretário estadual de Recursos Hídricos, Ivan Lopes Junior, e o secretário municipal de Agricultura, Chico de Toinho de Davi, protocolaram hoje, 04 de abril, o termo de parceria para instalação de um dessalinizador no sítio Gama, que beneficiará também os moradores do Viramundo e adjacentes, através do Programa Água Doce, uma ação do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura, cujo objetivo é levar agua potável à zona rural, através da implantação de sistemas de dessalinização.

A assinatura do documento foi acompanhada também pelo coordenador estadual do Programa, Raniele Linhares, e se deu próximo ao poço onde será implantado o equipamento.

Além dos três, a solenidade contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Maria Vieira, do coordenador municipal de Agricultura, Davi Calisto, e dos moradores das comunidades beneficiadas.

“Estamos falando de quase 100 famílias rurais, que passarão a ter acesso a água de excelente qualidade para o consumo humano, quase ‘mineral’”, destacou Ivan Junior.

Segundo o secretário, as famílias ainda poderão se beneficiar dos dejetos da dessalinização para criar peixes, como a tilápia, se constituindo numa nova fonte de renda para as comunidades.

Os recursos empenhados para a instalação do dessalinizador são da ordem de R$ 150 mil e a previsão é de que o projeto fique pronta em cerca de 60 dias.

Antônio Martins foi contemplado na II Etapa do Programa, que beneficiará outras 35 comunidades em todo estado. Na I Etapa, foram 68 ao todo.

O Programa é desenvolvido através de gestão compartilhada, envolvendo entes federal, estadual, municipal e os moradores da zona rural.

O Água Doce traz mais dignidade, e melhoria na qualidade de vida das famílias que vivem no campo em Antônio Martins, só tendo sido possível graças a ação imediata da Gestão Municipal, que correu atrás e antes disso possibilitou a perfuração de poços d'água em diversas comunidades rurais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário