sexta-feira, 3 de outubro de 2014

VOCÊ SABE O MOTIVO DO FERIADO DE HOJE?

Igreja de Nossa Senhora das Candeias, onde ocorreu o primeiro massacre
Hoje é feriado no Rio Grande do Norte. A lei estadual que instituiu a data é a de número 8.913/2006 e celebra os Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Conta a história que em 1645 o Rio Grande do Norte vivia ainda o seu princípio de ocupação. O Estado tinha, já naquela época, uma população constituída em sua grande maioria por cidadãos católicos e vivia sob o domínio dos holandeses calvinistas que chegavam ao Brasil para cobrar dívidas dos portugueses.

Naquele ano, o alemão Jacob Rabbi comandou dois massacres que ficariam marcados para sempre na história do Estado. O primeiro foi no engenho de Cunhaú, em Canguaretama, durante uma missa celebrada pelo padre André de Soveral, em 15 de julho, onde fiéis foram dizimados por tropas de índios tapuias e soldados holandeses sem nenhum direito à defesa.

O segundo aconteceu no dia 3 de outubro, três meses após o primeiro morticínio, no engenho de Uruaçu, na comunidade de São Gonçalo do Amarante, comandado pelo mesmo Jacob Rabbi e seus seguidores, com requintes de crueldade.

Registros históricos relatam que fiéis tiveram suas línguas cortadas para que não pudessem fazer orações católicas, crianças foram esquartejadas e corpos degolados. Ainda segundo alguns historiadores, o camponês Mateus Moreira teve seu coração arrancado pelas costas.

Ao todo 30 pessoas foram massacradas naqueles dias de horror que seriam depois lembrados para sempre.

Em 15 de maio de 1988, dom Alair Vilar iniciou o processo de beatificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, concluído em 5 de março do ano 2000, pelo papa João Paulo II, na praça de São Pedro, na presença de mais de mil brasileiros.

População ainda desconhece a história dos mártires

Apesar de ter sido instituído há aproximadamente oito anos, o feriado que relembra o massacre dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu ainda não está inserido na cultura da maioria dos norte-rio-grandenses e muitos nem sabem do que trata a data.

A reportagem do jornal O Mossoroense circulou pelo centro da cidade indagando transeuntes se sabiam o motivo do feriado. De um total de 10 pessoas, apenas uma soube dizer a razão da data, ainda assim não conhecia a história dos mártires.


Para a professora Socorro Barreto, a data é importante, mas precisa ser mais divulgada: "É importante resgatar a história, não deixar cair no esquecimento, mas é importante que se divulgue mais, para que todos conheçam a fundo o real motivo da data", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário