segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CONHECENDO UM POUCO À HISTÓRIA

Antônio Martins, município no estado do Rio Grande do Norte, localizado na microrregião de Umarizal, mesorregião do Oeste Potiguar. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2005 sua população era estimada em 6.251 habitantes. Sua área territorial é de 244,620 km², dos quais 0,27 km² estão em perímetro urbano, o que classifica Antônio Martins como sendo a segunda menor área urbana do estado, ganhando apenas para Rafael Fernandes. Foi criado em 1962.
O município foi desmembrado de Martins em 8 de maio de 1962, por meio da Lei Estadual nº 2.754. Esta Lei foi declarada inconstitucional pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, sendo porém, a criação e emancipação do município ratificada em 26 de março de 1963, por meio da Lei Estadual de nº 2.851, e a nova edilidade instalada solenemente a 4 de abril do mesmo ano.

Limita-se com os municípios de Serrinha dos Pintos, Martins e Frutuoso Gomes (norte) Almino Afonso (leste), João Dias, Alexandria e Pilões (sul) e Marcelino Vieira e Pau dos Ferros (oeste).
A sede do município está a 6° 12’ 46” de latitude sul e 37° 54’ 20” de longitude oeste. A altitude é de 312 m acima do nível do mar e a distância rodoviária até a capital é de 357 km.
De acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo podzólico vermelho amarelo equivalente eutrófico. O solo tem aptidão restrita para lavouras, sendo apta para culturas de ciclo longo como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Regular e restrita para pastagem natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário