quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

REFLEXÕES SOBRE ADOLESCÊNCIA

Veja uma belíssima reflexão contada por uma adolescnte.
Julliana Moraes

Julliana Moraes
        O período da adolescência não deve, de maneira nenhuma, ser visto com uma “passagem” da infância para idade adulta. Pelo contrário, deve ser considerado como uma importante etapa do ciclo de vida, com suas próprias características e peculiaridades. Nesta fase, o indivíduo enfrenta profundas alterações em praticamente todas as áreas de sua vida. Gerando novas formas de se perceber, pensar, sentir e agir. É uma etapa de grandes oscilações entre posturas infantis e adultas, em busca de uma definição de identidade própria.
       Um adolescente certamente pensa de forma muito distinta do que a criança. Isto porque, a adolescência é caracterizada pelo tipo de pensamento das operações formais, que em síntese, constitui o pensamento hipotético-dedutivo, o raciocínio abstrato, a capacidade de engendrar possibilidades, formular hipóteses e pensar a respeito de símbolo sem basear-se propriamente na realidade. E é tudo isso é que permite ao adolescente especular, abstrair, analisar, criticar e propor mudanças. Tal transformação na maneira de pensar, seguramente afeta todos os aspectos da vida da pessoa, propiciando-a a pensar a respeito de si mesmo e do mundo que a cerca.
      Importante também é o reconhecimento de que, diferentemente do que hoje se prega não se finda no próprio indivíduo as decisões de sua própria vida; não está limitado em si mesmo o estabelecimento de seu futuro, pelo contrário, são múltiplos os fatores que influenciam sua trajetória. É preciso visualizar a adolescência sob uma perspectiva mais ampla possível, que inclua não só as questões biológicas e psicológicas, de importância fundamental, mas também o contexto sócio-econômico, cultural e histórico, na qual ele está inserido. Com isso em vista, deve-se, portanto, garantir aos jovens condições necessárias que os propicie boas experiências e oportunidades nas quais eles possam se desenvolver.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

VOCÊ REALMENTE CONHECE O NOSSO PAÍS? VEJA ESSE TEXTO E DESCUBRA.

"Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc. Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? :)
4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!"

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UNICEF ENTREGA SELO A MUNICIPIOS APROVADOS NO RIO GRANDE DO NORTE

    Serão certificados 46 municípios pelos avanços alcançados nas áreas da infância e adolescência
Após três anos de intensas atividades em busca da melhoria de indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência, a terceira edição nacional da iniciativa Selo UNICEF Município Aprovado chega ao fim, com a certificação de 279 municípios do Semiárido brasileiro.
  No Rio Grande do Norte, foram inscritos 165 municípios. Desses, 93 realizaram todas as atividades e 46 receberão a certificação de Município Aprovado em solenidade no próximo dia 10 de dezembro, no Centro de Convenções, em Natal, da qual participarão a Governadora Rosalba Ciarlini, delegações dos municípios, a equipe do UNICEF e autoridades locais.
Os municípios que serão certificados alcançaram os resultados mais significativos em indicadores das áreas da saúde, educação e participação social, com a realização de dois fóruns comunitários e  elaboração de um Plano de Ação Municipal com metas a serem executadas tendo em vista a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e a execução das atividades previstas.
Vários outros municípios do estado obtiveram excelentes resultados na área da infância e adolescência, porém, de acordo com a metodologia do Selo UNICEF, os ganhadores são os que alcançam ou superam os resultados de um grupo de municípios com características semelhantes. Nesse sentido, os municípios que não foram certificados, mas que realizaram todas as etapas obrigatórias da metodologia do Selo UNICEF também receberão certificados de reconhecimento pelos avanços em relação aos direitos de crianças e adolescentes.
Doze municípios do Rio Grande do Norte ganharam as três edições nacionais do Selo UNICEF. São eles: Acari, Angicos, Bodó, Doutor Severiano, Ipueira, Itaú, Lucrécia, Mossoró, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Tenente Laurentino Cruz e Vera Cruz.

O anúncio nacional dos municípios ganhadores do Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2009-2012 aconteceu no último dia 29 de novembro, em Brasília, de dezembro, com a presença do Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl; da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e da ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; dos governadores Cid Gomes, do Ceará; e Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; e o senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos, conselheiros de direitos e articuladores municipais.
 
Avanços no semiárido

Além de fortalecer a gestão local e a participação social, o Selo avaliou a melhoria da situação da Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios participantes do Selo. Os números específicos do Rio Grande do Norte serão divulgados durante a solenidade. 
- Na região semiárida, os dados consolidados apontam que o indicador que apresentou os maiores avanços foi o percentual de crianças alcançadas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social que estão na escola. De 2008 a 2011, esse percentual passou de 23,2% para 61,3% entre os municípios inscritos no Selo no Semiárido. Aproximadamente 46,6 mil crianças com deficiência ingressaram na escola.
- A queda da mortalidade infantil entre os municípios inscritos no Selo no Semiárido foi 58% maior do que nos demais municípios brasileiros. De 2007 a 2010, a queda desse indicador para os municípios participantes do Selo foi de 18,4%. Isso significa que 1.836 crianças deixaram de morrer no primeiro ano de vida. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 23,3%. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 11,6 %.
- O acesso ao pré-natal aumentou 19,4% entre os municípios inscritos no Selo, enquanto nos demais municípios brasileiros o aumento foi de 8,5%. De 2007 a 2010, o percentual de nascidos vivos de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 42,1% para 50,26%.

- O abandono escolar caiu 41,2%. De 2007 a 2011, a taxa de abandono no ensino fundamental dos municípios inscritos passou de 7,0% para 4,0%. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 48,2%.
- A distorção idade-série caiu 15% entre os municípios inscritos no Selo. Esse indicador mede a adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. O percentual passou de 50,5% em 2007 para 42,9% em 2011. Nos municípios certificados, a queda foi ainda maior: 17,8%. No mesmo período, a taxa nos demais municípios do País caiu 12,8 %.
- A taxa de cobertura de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) aumentou 15,1% entre os municípios participantes. Passou de 76,1% em 2008 para 87,6% em 2011. Nos municípios certificados, a melhora foi ainda maior: 19,5%.



domingo, 9 de dezembro de 2012

SECA CAUSA A MORTE DE ANIMAIS NA ZONA RURAL

        Animais caídos no chão sem forças para se levantar devido à fome tem sido comum. A estiagem deste ano causou e ainda está causando vários prejuízos. De acordo com especialistas, esta é uma das secas mais intensas que ocorreu nos últimos 30 anos. Assim como a seca deste ano, outras também marcaram a história do Rio Grande do Norte e do Nordeste.
         Até hoje as mais famosas são as de 1935, 1983/84 e 1887. Elas provocaram a morte de centenas de animais e de quase 500 mil nordestinos. Sem chuva, os pastos onde os animais se alimentavam foram reduzido à areia.
           Debilitados pela falta de alimento, muitos animais já estão morrendo de sede e fome, gerando verdadeiros cemitérios a céu aberto. No interior do Estado é possível encontrar diversos animais mortos nas estradas, além de pastos e açudes secos.
            A morte de um animal de fome ou sede é de cortar o coração. O pior é que a gente não pode fazer nada. Vai tirar comida de onde? Só resta ter fé que as coisas vão melhorar.
          Para evitar que os animais fiquem ainda mais debilitados e não morram, alguns produtores estão dividindo a pouca água que têm com os animais. Já outros preferem vender animais a preços de até 50% mais barato para evitar a morte dos bichos.
         A situação está muito difícil, é todo mundo torcendo para que no próximo ano chova.



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

UM LINDO POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Recomeçar

Não importa aonde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e o mais importante...
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado...
Chorou muito?
Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes?
É porque você fechou as portas até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da sua melhora...
Pois é...
Agora é hora de reiniciar...
De pensar na luz...
De encontrar prazer nas coisas mais simples de novo...
Que tal um novo emprego?
Um corte de cabelo arrojado...
Diferente?
Um novo curso...
Ou aquele velho desejo de aprender a pintar...
Desenhar...
Dominar o computador...
Ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio...
Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus, o esperando.
Está se sentindo sozinho?
Besteira...
Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"...
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza...
Nem nós mesmos nos suportamos...
Ficamos horríveis...
O mal humor vai comendo nosso fígado...
Até a boca fica amarga!
Recomeçar...
Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Ir alto...
Sonhe alto...
Queira o melhor do melhor...
Queira coisas boas para a vida...
Pensando assim trazemos para nós aquilo que desejamos...
Se pensamos pequeno...
Coisas pequenas teremos...
Já se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é o hoje o dia da faxina mental...
Joga fora tudo que te prende ao passado...
Ao mundinho de coisas tristes...
Fotos...
Peças de roupa, papel de bala...
Ingressos de cinema, bilhete de viagens...
E toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados...
Jogue tudo fora...
Mas, principalmente, esvazie seu coração...
Fique pronto para a vida...
Para um novo amor...
Lembre-se: somos apaixonáveis...
Somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
Afinal de contas...
Nós somos o "Amor".

"Sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura".

Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

MAIS DE MIL E CEM PROFESSORES APROVADOS EM CONCURSO SERÃO CHAMADOS

A Secretaria de Estado da Educação anuncia para o início do ano que vem uma terceira convocação de professores aprovados no último concurso público. No dia 3 de janeiro, serão convocados 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. Eles já iniciarão o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.
Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.
Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.

CONTINUAM AS INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO DE JORNALISMO DO BANCO DO NORDESTE

 Natal, 30 de novembro de 2012 - Continuam abertas as inscrições para o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – edição 2012. Considerado um dos mais importantes do gênero no País, o concurso contempla trabalhos jornalísticos publicados em todo o território nacional, totalizando R$ 183 mil em prêmios.
As matérias devem abordar ações de desenvolvimento regional e expansão do crédito executadas em toda a área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende toda a região Nordeste e ainda o norte dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Para concorrer ao Prêmio, as reportagens precisam ter sido publicadas no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2012. Os jornalistas interessados têm até o dia 11 de janeiro de 2013 para se inscrever.
O regulamento, o formulário de inscrições e demais informações sobre o Prêmio estão disponíveis no site do Banco do Nordeste na Internet (www.bnb.gov.br).
Universitários
Serão concedidos quatro Prêmios Universitários, no valor de R$ 3 mil cada, aos melhores trabalhos de qualquer uma das cinco categorias (Mídia Impressa-Texto, Mídia Impressa-Foto, Mídia Eletrônica-TV, Mídia Eletrônica-Rádio e Mídia Eletrônica-Internet), inscritos em cada uma das três Regionais ou na modalidade extrarregional.
Para concorrer, é preciso ser estudante de curso universitário de Jornalismo ou Comunicação Social, localizados em território Nacional, e ter um trabalho de sua autoria, individual ou em grupo, com temática relacionada ao desenvolvimento regional, publicado em âmbito acadêmico no decorrer de 2012.

397 EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA DO RN SÃO PREMIADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

No Rio Grande do Norte, 397 equipes de Estratégia Saúde da Família vão receber um total de R$ 2,21 milhões do Ministério da Saúde (MS), por terem melhorado a qualidade do atendimento à população. Os recursos, que beneficiarão 113 municípios potiguares, são referentes ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
 Para recebimento do incentivo, as equipes, que aderiram ao PMAQ há seis meses, passaram por uma avaliação por parte do Ministério, baseada em 47 indicadores, como atendimento pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso, entre outros.
 Nesse processo, o MS ouviu pessoalmente, pela primeira vez, a opinião dos usuários sobre o atendimento prestado pelas Equipes de Atenção Básica. No RN, 1.607 usuários participaram da avaliação, que apontou a alto padrão de qualidade do trabalho desenvolvido, possibilitando às equipes o recebimento de até R$ 11 mil por mês, valor que varia conforme critérios socioeconômicos e demográficos.
 Desde o ano passado, o Ministério da Saúde já repassou para o PMAQ R$ 534 milhões. Só para o Rio Grande do Norte já foram destinados R$ 15,7 milhões. Segundo o responsável técnico pelo Núcleo Estadual da Estratégia Saúde da Família da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Hugo Mota, “o PMAQ vem possibilitando a melhoria da qualidade do atendimento à população e de seu acesso aos serviços”.
 Para incentivar a adesão das equipes dos municípios do RN à PMAQ, a Sesap, em parceria com o MS, realizou oficinas para apresentar o programa. Além disso, durante o desenvolvimento das atividades por parte das equipes, a Sesap, juntamente com as Unidades Regionais de Saúde Pública, prestaram apoio institucional e realizaram um  monitoramento. Também foram realizadas capacitações para uso do instrumento de auto-avaliação por parte das equipes, inserido no Programa.
 Em 2013, as equipes já certificadas realizarão uma nova pactuação para dar continuidade às ações do PMAQ e todas aquelas que ainda não aderiram ao Programa poderão fazê-lo. Será possível também a adesão por parte das Equipes de apoio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Centro de especialidades Odontológicas (CEO) e dos Consultórios na Rua.
 As equipes avaliadas são compostas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde. Há equipes que também oferecem assistência odontológica e são formadas por dentistas, auxiliar de consultório dentário e/ou técnico em saúde bucal.
 Unidades Básicas de Saúde – O Ministério da Saúde também está investindo na qualidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Programa de Requalificação das UBS a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) prevê desde a adaptação da estrutura física das unidades até o trabalho das equipes de saúde.
 No Rio Grande do Norte, 112 UBS estão em construção. Outras 122 estão sendo ampliadas e 70 reformadas. O estado possui 1.072 unidades em funcionamento. Também conhecidas como postos de saúde, as unidades oferecem atendimento multiprofissional, além de desenvolverem ações de prevenção e promoção de saúde, constituindo a principal porta de acesso ao SUS. Cerca de 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na UBS.

sábado, 1 de dezembro de 2012

DESEMBARGADOR DIZ QUE MICARLA FICARÁ AFASTADA DA PREFEITURA DO NATAL ATÉ 31 DE DEZEMBRO

O desembargador Amaury Moura Sobrinho manteve a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, afastada das funções de chefe do Executivo municipal até o dia 31 de dezembro deste ano. A decisão do magistrado foi em cumprimento à determinação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Campos Marques, que em julgamento de habeas corpus ordenou a fixação do prazo.
Amaury destacou que, desde que assumiu a gestão do Município, conforme noticia a mídia, o prefeito em exercício tem empreendido diversas medidas de urgência no fito de sanar a situação da Prefeitura, como a exoneração de mais de 100 cargos comissionados, unificação de Secretarias, dentre outras medidas, corroborando a necessidade de manutenção do afastamento da investigada. “Parece-me portanto, que o retorno da Prefeita, ao seu cargo, não bastassem as razões anteriores que determinaram o seu afastamento, trará, no momento, novos e maiores transtornos à administração pública, já combalida, em face das circunstâncias aqui já referidas”,, enfatizou.
Ainda segundo ele, o afastamento de Micarla de Sousa por prazo que coincide com o final de seu mandato não representa cassação sem o devido processo legal. “Pois imaginar que prefeito afastado a bem do interesse público não poderia sê-lo em final de mandato seria obstar a aplicação de medida que tem por fim a proteção do erário nos casos em que necessária a suspensão do gestor do exercício do seu munus público”, finalizou

MÃE É PRESA AO TENTAR ENTRAR EM PRESÍDIO COM DROGA PARA O FILHO PRESO

A vendedora ambulante Cleonice Silvestre da Silva, 43 anos, mais conhecida pelo apelido de "Nega", residente na Rua Sátiro Dias, no Alecrim, em Natal-RN, foi detida no final da manhã de ontem, 30, tentando entrar no Centro Educacional, Ceduc de Mossoró, conduzindo uma trouxinha de maconha.
O entorpecente estava dentro de um vidro de desodorante e seria entregue a um filho da acusada, de apenas 15 anos, detido no Ceduc, acusado de vários assaltos a ônibus na capital. Segundo Cleonice, na noite de quinta-feira, 29, quando ela preparava as malas, recebeu a visitar de um sobrinho, que lhe pediu para trazer o desodorante e entregar ao primo.
Cleonice foi flagrada pelos agentes de plantão do Ceduc. A mesma foi conduzida para a Delegacia de Narcóticos e apresentada ao delegado Rafael Arraes, que fez a autuação em flagrante. Cleonice foi conduzida para o Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) e ficará detida na ala feminina à disposição da Justiça.
Na Denarc em Mossoró, Cleonice disse que era trabalhadora e que mantinha uma venda de pequenos objetos para sustentar o filho, que ela mesma confessa ser assaltante de ônibus na capital. Ela disse que sua vida está arruinada por causa do filho.