domingo, 9 de dezembro de 2012

SECA CAUSA A MORTE DE ANIMAIS NA ZONA RURAL

        Animais caídos no chão sem forças para se levantar devido à fome tem sido comum. A estiagem deste ano causou e ainda está causando vários prejuízos. De acordo com especialistas, esta é uma das secas mais intensas que ocorreu nos últimos 30 anos. Assim como a seca deste ano, outras também marcaram a história do Rio Grande do Norte e do Nordeste.
         Até hoje as mais famosas são as de 1935, 1983/84 e 1887. Elas provocaram a morte de centenas de animais e de quase 500 mil nordestinos. Sem chuva, os pastos onde os animais se alimentavam foram reduzido à areia.
           Debilitados pela falta de alimento, muitos animais já estão morrendo de sede e fome, gerando verdadeiros cemitérios a céu aberto. No interior do Estado é possível encontrar diversos animais mortos nas estradas, além de pastos e açudes secos.
            A morte de um animal de fome ou sede é de cortar o coração. O pior é que a gente não pode fazer nada. Vai tirar comida de onde? Só resta ter fé que as coisas vão melhorar.
          Para evitar que os animais fiquem ainda mais debilitados e não morram, alguns produtores estão dividindo a pouca água que têm com os animais. Já outros preferem vender animais a preços de até 50% mais barato para evitar a morte dos bichos.
         A situação está muito difícil, é todo mundo torcendo para que no próximo ano chova.



Nenhum comentário:

Postar um comentário