quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

REFLEXÕES SOBRE ADOLESCÊNCIA

Veja uma belíssima reflexão contada por uma adolescnte.
Julliana Moraes

Julliana Moraes
        O período da adolescência não deve, de maneira nenhuma, ser visto com uma “passagem” da infância para idade adulta. Pelo contrário, deve ser considerado como uma importante etapa do ciclo de vida, com suas próprias características e peculiaridades. Nesta fase, o indivíduo enfrenta profundas alterações em praticamente todas as áreas de sua vida. Gerando novas formas de se perceber, pensar, sentir e agir. É uma etapa de grandes oscilações entre posturas infantis e adultas, em busca de uma definição de identidade própria.
       Um adolescente certamente pensa de forma muito distinta do que a criança. Isto porque, a adolescência é caracterizada pelo tipo de pensamento das operações formais, que em síntese, constitui o pensamento hipotético-dedutivo, o raciocínio abstrato, a capacidade de engendrar possibilidades, formular hipóteses e pensar a respeito de símbolo sem basear-se propriamente na realidade. E é tudo isso é que permite ao adolescente especular, abstrair, analisar, criticar e propor mudanças. Tal transformação na maneira de pensar, seguramente afeta todos os aspectos da vida da pessoa, propiciando-a a pensar a respeito de si mesmo e do mundo que a cerca.
      Importante também é o reconhecimento de que, diferentemente do que hoje se prega não se finda no próprio indivíduo as decisões de sua própria vida; não está limitado em si mesmo o estabelecimento de seu futuro, pelo contrário, são múltiplos os fatores que influenciam sua trajetória. É preciso visualizar a adolescência sob uma perspectiva mais ampla possível, que inclua não só as questões biológicas e psicológicas, de importância fundamental, mas também o contexto sócio-econômico, cultural e histórico, na qual ele está inserido. Com isso em vista, deve-se, portanto, garantir aos jovens condições necessárias que os propicie boas experiências e oportunidades nas quais eles possam se desenvolver.

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