sábado, 14 de março de 2015

BRASIL DE HOJE: IMPEACHMENT, GOLPE,... É POSSÍVEL?

 Hoje parei para refletir sobre o alvoroço que se tem criado nos últimos dias por parte de grupos, no que diz respeito a um possível Impeachment da atual presidente da república.

Pois bem, não se questiona o imenso poder de influência que exerce a mídia brasileira, sobretudo, os veículos ligados a grandes grupos econômicos. Tamanho poder, logicamente, faz com que se crie na cabeça de algumas pessoas a ilusão de que aquilo que se passa na esfera virtual e mesmo televisiva, possa “evoluir” e chegar ao ponto de se derrubar, em pleno século XXI, num país que já viveu experiências desastrosas no passado, uma presidente eleita pela via democrática, em seu primeiro ano de um segundo mandato, isto, frise-se, sem, sequer seu nome estar envolvido em qualquer suspeita de fraude.

Ao nosso entender, não existe espaço na atual conjuntura política para se cogitar um impeachment. A ordem constitucional não permite neste momento que a presidente que ai está seja afastada, senão, pela via democrática, e isto, certamente, se dará ao término de seu mandato. Um caso de impeachment seria uma situação política extrema, para isto, naturalmente teria de haver uma denúncia com fatos e provas contundentes e depois uma tramitação no Congresso Nacional. Falar de impeachment neste momento, em que não existe comprovação de fraudes cometidas pela então mandatária é o mesmo que falar de golpe de estado.

 E por falar em golpe (outra ideia que se levanta), também não enxergo qualquer possibilidade. Apesar de existirem grupos organizados que sonham com esta remota hipótese, e a própria história ser prova de que tudo é possível, não vejo força dos grupos opositores e contrários ao atual governo para se chegar a um golpe que afaste a presidente do poder.

 É bem verdade que já tivemos experiências, tanto de tentativas como de golpes propriamente executados, porém, o momento é diferente, tanto de 1954 como de 1964. Hoje existem movimentos sociais organizados a favor do governo, a "cadeira" não é de barro como outrora. Para se ter uma ideia, segundo o jornal Datafolha, ontem (13/03), em São Paulo, mais de 40 mil pessoas foram às ruas, puxadas pela CUT, MST e UNE , e isto mostra que o governo tem um forte bloco de apoio e que qualquer iniciativa golpista seria resistida nas ruas.

 Não há espaço para se cogitar golpe, além de São Paulo, mais 23 estados e o Distrito Federal tiveram mobilização pró-governo, portanto, foi jogado um balde de água fria. Outro ponto que vejo que não é favorável ao golpe é que apesar de imatura, nossa atual democracia tem mais solidez do que àquelas dos anos 50/60. O golpe existente é apenas midiático e virtual, no campo real eles não tem força nem legitimidade para derrubar um governo eleito recentemente pela via democrática. Isso é ilusão!!!

  O que esta existindo é uma insatisfação de parte da população devido ao que chamo de "arroxo governamental" e, aproveitando-se dessa insatisfação popular, existe uma acentuada estrutura de poder pregando a teoria do caos, e diga-se, tentando aquecer o caldeirão pra ver até onde ele aguenta. Afinal, não há nada a perder.


César Amorim - Estudante de Direito


6 comentários:

  1. Boa tarde amigo,

    Fico imensamente grato pelo espaço cedido em seu conceituado blog para a rápida exposição daquilo que entendemos sobre esse assunto tão comentado nos últimos dias. Quero dizer que pra mim é uma honra esta publicação neste espaço.

    Quero apenas fazer uma correção, no que diz respeito a minha identificação que você colocou na redação, não sou advocado ainda, apenas conclui o curso de direito este mês, porém não estou inscrito nos quadros da OAB. Este, aliás, é nosso outro objetivo agora.

    No mais, reitero os votos de estima e consideração.

    Parabéns pela forma transparente e imparcial com a qual vem conduzindo este blog.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Esse baixinho sim sabe o q diz parabéns

    ResponderExcluir
  3. Temos q tirar essa mulher do governo cesar

    ResponderExcluir
  4. Quero a vouta de lula fora Dilma e fora Ze julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem foi esse besta que fez esse comentário ? ah, coitado!

      Excluir
  5. Parabéns, César! Vc exprimiu o que, em tese, as pessoas devem ter em mente quanto à conjuntura política do nosso país atualmente. Tbm compartilho desse ideal.

    ResponderExcluir