terça-feira, 8 de março de 2016

CRESCE PARTICIPAÇÃO DO NORDESTE NA PRODUÇÃO NACIONAL DE CERVEJA

A região do Nordeste já se destaca como uma das maiores produtoras de cerveja do país. Nos últimos cinco anos a participação da região no país cresceu 1,2 pontos de acordo com a pesquisa da Kantar Worldpanel. O levantamento foi realizado com base no primeiro trimestre de 2015 e foi divulgado neste início de ano.

No total, foi registrado o aumento de participação na produção nacional de cerveja de 26,2% na região, enquanto no país foi de 14,3%. Porém, o consumo da bebida foi impulsionado principalmente pelo interior do Nordeste, com 40,6% de aumento

Com 17 fábricas, a participação de produção do Nordeste em 2015 foi de 23,4%. Atualmente, a região já se equiparou ao Sudeste em números de fábricas, ao todo são 17 fábricas de nossas associadas na região. As unidades estão distribuídas da seguinte maneira: Bahia (4 fábricas), Pernambuco (4 fábricas), Ceará (3 fábricas); Maranhão (2 fábricas); Piauí (1 fábrica); Rio Grande do Norte (1 fábrica); Paraíba (1 fábrica) e Sergipe (1fábrica).

Um dos fatores que contribuíram o crescimento da procura por cerveja foi o aumento do poder aquisitivo. A implementação da Lei Seca também foi um influenciador do consumo no domicílio. Com a lei, os nordestinos, como boa parte dos brasileiros, preferem se reunir com amigos nas próprias casas, por exemplo.

Mercado nordestino em evolução

O mercado nordestino se destacou nos últimos anos em todo país por sua pujança e perspectiva de crescimento.

Os fatores que influenciam no crescimento são basicamente a evolução da renda per capita em uma região que tem uma temperatura média elevada durante o ano todo. Quando há desenvolvimento de empregos e geração de renda, o mercado de consumo cresce.

Dados do IBGE e de consultorias independentes continuam a apontar que o mercado nordestino tende a seguir em trajetória de evolução.


O setor de cerveja brasileiro – que é reconhecido internacionalmente por sua pujança, eficiência e capacidade de planejamento – certamente estará perto disso e pronto para colaborar ainda mais com esse desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário