sábado, 24 de fevereiro de 2018

PROFESSORES DA UERN DECIDEM CONTINUAR EM GREVE


Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (23), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) DECIDIRAM pela continuidade do movimento grevista iniciado no dia 10 de novembro de 2017. A votação aconteceu na sede da associação dos Docentes da UERN (ADUERN).

A categoria avaliou que não há como encerrar a greve sem uma proposta para os atrasos salariais e a falta de um calendário de pagamento. Até o momento, a universidade é o único segmento que ainda não iniciou um processo de negociação junto ao Governo, que já apresentou propostas para outras categorias.

Na próxima segunda-feira (26), às 11h, a ADUERN participa de nova audiência com o Governo do Estado. A presidenta da associação, Rivânia Moura, destacou que o Governo precisa apresentar uma proposta que resolva o impasse com a UERN. De acordo com ela, não basta apresentar soluções momentâneas ou parciais para um problema, que é de extrema gravidade e vem precarizando as condições de vida dos trabalhadores.

“Não é qualquer proposta vinda do Governo que vamos aceitar. Queremos que o Governo se manifeste e resolva estes atrasos que vem minando as condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras da UERN. Hoje tivemos uma unanimidade: a greve não pode acabar enquanto não tivermos ao menos a certeza de quando iremos receber salários. Temos disposição para resistir e lutar, pelos nossos direitos e nossa dignidade”, destacou Rivânia.

A diretoria da ADUERN também avaliou  que é fundamental que sejam realizadas novas mobilizações na Assembleia Legislativa para garantir a permanência dos aposentados  na folha de pagamento da UERN, uma vez que o Governador vetou a emenda que previa a manutenção dos inativos na folha.

“Consideramos a importância de nossos aposentados e da história de vida dedicadas a UERN que eles têm. Somos uma só categoria e, portanto, essa situação afeta todos os professores e professoras”  afirmou a presidenta da ADUERN


Os servidores da universidade, assim como boa parte do funcionalismo público estadual, vêm amargurando atrasos salariais desde Janeiro de 2016. Desde então as categorias convivem com a insegurança e a falta de um calendário de pagamento que respeite os trabalhadores do estado. Hoje a grande maioria dos docentes da UERN aguarda pelos salários referentes aos meses de Janeiro, fevereiro e o 13º salário de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário