terça-feira, 21 de maio de 2019

EMATER PROMOVE OFICINA SOBRE BIODIGESTOR EM SERRINHA



A Emater-RN promoveu a 1ª Oficina de Biodigestor Móvel em Serrinha com o objetivo de ensinar aos agricultores familiares a produzir o seu próprio equipamento. A capacitação ocorreu na Comunidade Barrentas, na propriedade do agricultor familiar Manoel Davi Gomes de Oliveira, na sexta-feira (17).

O técnico da instituição, Aureliano Ribeiro, ministrou a oficina. Agricultores familiares beneficiários do Projeto Dom Helder Câmara – PDHC, moradores da comunidade e técnicos da Emater-RN participaram da oficina.

Com uma bombona, pedaços de mangueira, cano PVC e câmara de ar é possível montar o equipamento. Durante a capacitação os participantes puderam aprender de forma teórica e prática o manuseio do equipamento. De acordo com o técnico agrícola da Emater-RN, Aureliano Ribeiro, "O custo em média é de R$ 450,00 Reais para montar o seu próprio biodigestor”.

O biodigestor é uma câmara na qual ocorre um processo bioquímico denominado fermentação anaeróbia, que tem como resultado a formação de biofertilizante, biomassa e produtos gasosos, principalmente o metano e o dióxido de carbono. O gás metano substitui o gás de cozinha no preparo dos alimentos.

Existem vários tipos de biodigestor, com finalidades e tamanhos diferentes. “Durante a oficina utilizamos o esterco e a manipueira, é o liquido extraído da mandioca, no lugar da água. Estamos testando o uso da manipueira para potencializar a produção de gás”, explicou o técnico Aureliano Ribeiro.

Dentre as vantagens estão: a economia financeira, já que substitui o botijão de gás de cozinha, sustentabilidade, diminuição do desmatamento, pois substitui os fogões a lenha, e a melhoria na saúde de quem utiliza os fogões a lenha e inalam a fumaça. Também faz o tratamento dos resíduos transformando em fertilizante (biomassa e biofertilizante).

O biodigestor de uma bombona de 250 litros produz até 14 horas de gás por semana. O ciclo de abastecimento e retirada do fertilizante é semanal.  O equipamento montado permanecerá na casa do agricultor familiar Manoel Davi Gomes para uso da família. “Já tinha ouvido falar sobre o biodigestor, mas nunca tinha visto. Estou muito feliz por ter um em minha casa. A economia com o botijão de gás de cozinha será grande”, afirmou o agricultor.

 Biodigestor

É um reator onde as bactérias digerem o esterco num ambiente favorável e sem oxigênio. Como produto, gera-se o biogás: um gás composto principalmente por metano. A degradação do esterco em um biodigestor produz um gás e, através dele, gera-se energia térmica ou motora.

O biodigestor construído consiste basicamente de um tanque plástico equipado com três saídas (biofertilizante, biomassa e produtos gasosos), sendo uma destinada à extração do biogás produzido e a outra para os resíduos líquidos (biofertilizante) e sólidos (biomassa) do processo. A quantidade e composição do biogás gerado dependem do tipo e da quantidade de matéria orgânica utilizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário