Até julho, todos os serviços relacionados à
Previdência Social poderão ser acessados somente por canais digitais e
eletrônicos e pelo número de atendimento telefônico 135. O segurado só terá
necessidade de ir à agência em caso de exigência específica, como na
complementação de documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com
agendamento feito pela internet.
A informação é secretário de Governo Digital do
Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, em entrevista ontem (20) ao
programa Brasil em Pauta, da TV Brasil.
Segundo o ministério, ao todo 90 serviços serão
digitalizados. Entre eles, a solicitação de aposentadoria por tempo de
contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de
pagamento de benefício e geração de guia da Previdência.
"Estamos em um projeto de transformação digital
da Previdência. Todos os requerimentos, todos os serviços do INSS [Instituto
Nacional do Seguro Social] estarão disponíveis nos canais digitais de forma
simples, para que o cidadão tenha todas as informações na primeira tela, com
ícones intuitivos", disse Monteiro.
O cidadão poderá acessar os serviços pelo site do
instituto ou pelo aplicativo Meu INSS. O secretário informou que o objetivo é
facilitar o atendimento pelo número 135, automatizando os procedimentos.
Agências
O segurado só terá necessidade de ir às agências da
Previdência em caso de exigência específica, como na complementação de
documentação. Também há casos em que será necessário se deslocar, como para
fazer perícia se dentro do processo e obtenção do auxílio-doença. Contudo, o
agendamento desse procedimento pode ser feito pela Internet.
Até 2020, de acordo com o secretário, a meta é que
mil serviços de diversas áreas do governo sejam digitalizados. Entre os
objetivos, está a unificação dos canais digitais. Em abril, o governo anunciou
a unificação dos sites de órgãos vinculados ao Executivo ao portal GOV.BR.
Segundo Monteiro, com isso, a expectativa é
economizar até R$ 100 milhões que eram gastos com a manutenção das páginas de
ministérios e outros órgãos da administração direta. Ele acrescentou que,
dentro das iniciativas de transformação digital do governo, também está
prevista a disponibilização de processos facilitados para abertura de empresas
pela Internet.
"Um serviço digital oferecido no canal digital
é 97% mais barato do que o mesmo serviço oferecido pro um canal presencial.
Esses serviços são mais baratos, mais rápidos e mais agradáveis para os
clientes", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário