sábado, 13 de dezembro de 2014

ROSALBA CIARLINE CAMINHA PARA ENCERRAR SUA VIDA PÚBLICA

Governadora Rosalba Ciarlini encerra seu mandato amargando problemas jurídicos e administrativos
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) entra nos últimos quinze dias do seu único mandato como chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense e diferentemente do sentimento popular que a consagrou na eleição de 2010, vencendo no primeiro turno, conclui a sua gestão como uma das administrações mais desastrosas que comandaram o Estado.

Desde que assumiu o comando do governo, a médica Rosalba Ciarlini argumentou que a herança recebida de gestão passada prejudicaria o início de sua gestão, no entanto, passados mais de três anos de sua posse, a situação administrativa em nível de Rio Grande do Norte é considerada desoladora por muitos. Um dos episódios finais é a perspectiva já anunciada pelo secretário Estadual de Planejamento, Obery Rodrigues Júnior, de dificuldades para o pagamento da folha de servidores do Estado.

A crise permanente no governo Rosalba Ciarlini torna inevitável a comparação com a ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que além de desgastes políticos e administrativos, meses antes da conclusão do seu único mandato, foi afastada do cargo por denúncias de corrupção.

Este aspecto é praticamente o único que diferencia Micarla de Rosalba, já que durante os últimos três anos, surgiram apenas indícios de irregularidades pontuais na gestão. Mesmo assim, reforçando o desgaste da atual governadora do Rio Grande do Norte, tramita na Assembleia Legislativa um processo de impeachment contra Rosalba Ciarlini, iniciativa de sindicatos e entidades de classe com atuação no Estado.

Prestes a deixar o comando do Poder Executivo, surgem até mesmo de forma natural, especulações em torno do futuro político da médica Rosalba Ciarlini. O caminho mais óbvio seria a tentativa de retornar à Prefeitura de Mossoró, no entanto, a situação da governadora no campo jurídico não é das mais confortáveis. Hoje, ela administra o Estado por força de uma liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Problemas decorrentes da eleição municipal de 2012, em Mossoró, ocasionaram ações na Justiça Eleitoral. Esta semana, o vice-procurador geral Eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão emitiu parecer em torno dos processos que envolvem a ex-prefeita Cláudia Regina e a governadora Rosalba Ciarlini.


No caso de Cláudia, o parecer recomenda a manutenção do afastamento, acrescido da inelegibilidade por oito anos. Em relação à Rosalba Ciarlini, a cassação foi descartada, mas recomendou inelegibilidade por oito anos. Os treze processos que tratam da sucessão de 2012 em Mossoró, estão prontos para serem apreciados e, em se mantendo o parecer emitido pelo Eugênio José Guilherme de Aragão, a atual governador Rosalba Ciarlini, pelo menos para os próximos oito anos, pode se considerar alijada de processos eleitorais futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário