sexta-feira, 8 de maio de 2015

PROFESSORES DA UERN AMEAÇAM DEFLAGRAR GREVE SE GOVERNO NÃO CUMPRIR REAJUSTE SALARIAL

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se reúnem em assembléia geral na próxima terça-feira (12) que pode definir nova greve da categoria.

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), nessa quarta-feira (6) foi realizada uma audiência na Reitoria, na tarde de ontem, para discutir o acordo salarial firmado em 2014, enfocando o Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria e que deveria ter a primeira parcela do PCS implantada no mês de maio deste ano.

De acordo com a Aduern, até a última terça-feira (05), a Reitoria assegurava que o acordo salarial com a categoria estava garantido, inclusive com ampla divulgação na página oficial da UERN. "Agora, porém, a administração afirma que possui dotação orçamentária para o cumprimento do PCS. Entretanto o reitor afirma que para não ferir determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) não tem como implementar o referido acordo", informo material divulgado no site oficial da Aduern.

"Portanto faz se urgente a mobilização da Universidade para que os direitos, tanto dos docentes, quanto dos demais servidores sejam assegurados. Para tanto, a diretoria da Aduern irá convocar a categoria docente para uma assembleia geral a ser realizada na próxima terça-feira (12), no intuito de avaliar o descumprimento do acordo por parte da Reitoria/ Governo do Estado", acrescentou outro trecho do material divulgado pela Aduern.

“Estamos convocando a categoria para uma assembleia geral na próxima terça-feira. Permanecemos em negociação há cerca de um ano e é inadmissível que um acordo firmado e oficializado através de inúmeros documentos, seja desrespeitado agora. Não queremos mais uma greve na Uern, mas essa vontade não depende apenas dos professores, mas também do Reitor Pedro Fernandes e do Governo do Estado”, afirmou o Presidente da Aduern, Valdomiro Morais.



UERN

Na noite da última quarta, a UERN divulgou no site oficial que o professor Valdomiro Morais, presidente da ADUERN, afirmou que a categoria iriai aguardar o resultado da audiência desta quinta-feira para convocar uma assembleia na próxima semana para a submissão dos docentes. Já a presidente do SINTAUERN, Rita de Cássia Negreiros, teria afirmado que os técnicos administrativos têm uma assembleia agendada para a próxima sexta-feira.

Segundo a UERN, o reitor Pedro Fernandes deixou claro nas duas reuniões que fará o possível para evitar uma paralisação das atividades na instituição. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para que se chegue a um entendimento e que não haja greve, já que os mais prejudicados são os nossos alunos. A UERN tem cumprido seu papel de levar ensino de graduação a todas as regiões do Estado, e tem sido reconhecida pela própria gestão estadual como referência na gestão de recursos públicos. A UERN é patrimônio do Rio Grande do Norte. Entendemos o momento pelo qual o país está passando, mas precisamos avançar”, argumentou o reitor Pedro Fernandes.


Um comentário:

  1. Amigo a reportagem é sobre uma sede própria para o CRAS, mas ai estou vendo uma foto do antigo prédio da CIDA que pertence ao Governo de Estado e deve estar apenas cedido a secretária Municipal de Ação Social de Antônio Martins, pois, pelo que fala nos dar um entender que agora é da própria secretária, homens vamos deixar de encanar o povo de nossa terrinha!

    ResponderExcluir