quinta-feira, 14 de maio de 2015

RN REGISTRA AUMENTO DE 283,44% NOS CASOS DE DENGUE EM RELAÇÃO A 2014

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, divulgou nesta quarta-feira (13) os novos números da incidência da doença no Rio Grande do Norte. Ao todo foram notificados 17.343 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento de 283,44% em comparação ao mesmo período do ano passado. Do total de notificações, 1.995 casos foram confirmados. As informações correspondem a dados coletados até o dia 9 de maio.

Os cinco municípios com mais notificações foram Natal (4.718), Parnamirim (1.024), Mossoró (734), Ceará-Mirim (690) e Caicó (627). Quanto à incidência em dengue, 73 municípios apresentaram alta, 31 média, 45 baixa e 18 apresentaram incidência silenciosa.

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios a fim de orientar as ações de prevenção e combate ao agravo. Além disso, para diminuição da transmissão da dengue onde há epidemia, vem sendo feita operação UBV (carro fumacê).


De acordo com a coordenadora do programa, Sílvia Dinara Alves, é importante que os municípios notifiquem os casos suspeitos da doença para que o planejamento das ações possa ser mais efetivo. Além disso, a Sesap orienta  que a população intensifique as medidas de prevenção e contribua com medidas simples, como não acumular lixo em locais inapropriados, manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas e colocar areia nos vasos das plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário