quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ENFRENTAMENTO AOS EFEITOS DA SECA

Para atenuar os prejuízos da estiagem, o governador Robinson Faria apresentou na noite de terça-feira, 15, no Ministério da Integração Nacional, um plano macro para o enfrentamento dos efeitos da seca no Rio Grande do Norte, contemplando ações emergenciais que devem beneficiar 153 municípios potiguares.  O plano, para o qual foram pleiteados R$ 63 milhões, é pensado para os próximos seis meses.

“Estamos enfrentando a maior crise hídrica da história do nosso Estado e não vamos ficar de braços cruzados. Trouxemos um plano bastante completo, que vai beneficiar cada canto do RN que sofre com a seca. E, felizmente, conquistamos grandes avanços”, assinalou Robinson, que estava acompanhado por toda a bancada potiguar.

Três pontos principais compõem o plano. No primeiro deles, o Estado pretende equipar, perfurar e comprar materiais para poços; o segundo diz respeito à forragem e ração animal, principalmente para os pequenos agropecuaristas; e o terceiro se refere à operação de carros-pipa. A defesa civil estadual não tem condições de operacionalizar o abastecimento em todo o Estado e solicitou que o Exército o fizesse na zona urbana dos municípios que estão em colapso.

O líder do Executivo estadual ainda tratou da adutora de engate rápido de Currais Novos e Acari, que levará água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves até o Gargalheiras.  O Ministro da Integração, Gilberto Occhi garantiu que todo o empenho dos recursos será realizado ainda este ano para dar segurança financeira para que a empresa conclua a adutora até dezembro.  Em razão do pleito, também acompanharam a reunião os prefeitos das duas cidades beneficiadas e seis vereadores acarienses.


Representando o governo estadual, participaram também o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, e o diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Marcelo Toscano.

Em entrevista à imprensa  no dia 3 deste mês, Mairton França expôs o cenário crítico imposto pela seca. Na oportunidade, salientou que 40% dos reservatórios do Estado ou estavam secos ou em volume morto. O secretário disse ainda que a reserva de água do RN está em 20% – o percentual corresponde à média dos níveis dos reservatórios. O titular da Semarh acrescentou que o Açude Armando Ribeiro Gonçalves, situado no Vale do Açu e o maior reservatório do Estado, estava com 630 milhões de metros cúbicos de água – a capacidade máxima é de 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos de água. A realidade é alarmante.

“A previsão é de que o Açude Armando Ribeiro Gonçalves chegue à situação de alerta em dezembro deste ano, quando poderá atingir 570 milhões de metros cúbicos de água. Se não chover e não conseguirmos aumentar as reservas de água, a previsão é de que a barragem chegue ao volume morto em outubro de 2016?, declarou o secretário durante a entrevista.



COLAPSO


Com a seca e a falta d’água nos mananciais, a Caern está com 11 sistemas em colapso e 35 abastecidos em sistema de rodízio. A empresa tem destacado a necessidade de a população utilizar o produto de forma racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário