A partir desta
segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de
agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por
idade urbanos.
Agora, o segurado
deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data
para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento,
eliminando a etapa do agendamento.
Antes, o segurado
precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.
Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu
INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.
Nos casos em que as
informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já
constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do
benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com
a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para
apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da
residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de
espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS
tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou
celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite
ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar
extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
O instituto vai
ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24,
serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão
realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu
INSS ou o telefone 135.
Veja a lista dos
serviços que passarão a ser agendáveis:
Alterar meio de
pagamento
Atualizar dados
cadastrais do beneficiário
Atualizar dados do
Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar dados do
Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar dados do
Imposto de Renda – Retificação de Dirf
Cadastrar Declaração
de Cárcere
Cadastrar ou
atualizar dependentes para salário-família
Cadastrar ou renovar
procuração
Cadastrar ou renovar
representante legal
Desbloqueio do
benefício para empréstimo
Desistir de
aposentadoria
Emitir Certidão de
Inexistência de Dependentes Habilitados
Pensão por morte
Emitir Certidão para
Saque de PIS/Pasep/FGTS
Reativar benefício
Reativar benefício
assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de
trabalho
Renunciar a cota de
Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar Pagamento
de Benefício não Recebido
Solicitar valor não
recebido até a data do óbito do beneficiário
Suspender benefício
assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Transferir benefício
para outra agência
Nenhum comentário:
Postar um comentário