quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FIERN DISCUTE "MAIS RN" COM EMPREENDEDORES DO ALTO OESTE

A agenda de Encontros Regionais para tratar do "Mais RN" foi retomada em Pau dos Ferros na terça-feira, dia 26. A capital do Alto-Oeste reuniu empreendedores e lideranças de 20 municípios para discutir um plano de negócios para o Rio Grande do Norte, que viabilize o desenvolvimento do Estado de 2014 a 2034.

Pau dos Ferros sediou o encontro por ser considerado um polo econômico e educacional do Oeste potiguar, com uma população aproximada de 30 mil habitantes e localizada em uma posição estratégica entre a Paraíba e o Ceará.

Sílvio Torquato representou a Fiern e Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante o evento. "A região da "tromba do elefante" tem um índice muito alto de desenvolvimento. Pau dos Ferros é uma cidade pujante, com muitas oportunidades de negócios", observou Torquato.

A reunião foi conduzida por Antônio Bráulio, consultor do Sebrae. "A metodologia começa com o estabelecimento de grupos afins, por categorias de atividades econômicas. Depois de avaliar os ativos atuais e os pontos de estrangulamentos e riscos, são observadas as oportunidades de negócios da região, como negócios que já existam e possam ser ampliados e sugeridas ações governamentais para que esse trabalho aconteça", explicou o consultor.

Concluídos os debates entre os grupos, as informações são encaminhadas para a Macroplan, empresa de consultoria responsável pela metodologia da elaboração do plano estratégico.

Entre as ações governamentais sugeridas em Pau dos Ferros estão: diagnóstico sobre as vocações econômicas da região; ações de promoção do desenvolvimento sustentável; profissionalização das cadeias produtivas; valorização dos Arranjos Produtivos Locais; melhorias em infraestrutura - rodovias, abastecimento, telefonia; segurança hídrica; criação de parques ecológicos e tecnológicos.

O Encontro Regional aconteceu no escritório do Sebrae de Pau dos Ferros. O gerente da unidade, Vamberto Torres, explicou que a instituição é responsável pela mobilização das reuniões nas cidades polos. "Tivemos a preocupação de mobilizar não somente os empresários, mas as entidades representativas, como as CDLs e associações", destacou o gerente do Sebrae.


O evento contou com a participação de representantes de vinte municípios, entre empresários, agentes públicos e diretores de CDLs. A Federação das Indústrias do RN também esteve presente com Mário Sérgio Viveiros e Josélia Maciel Teixeira, assessores para assuntos econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário