quinta-feira, 25 de setembro de 2014

NOVA FÁBRICA DE CIMENTO VAI SE INSTALAR NO RN E GERAR MAIS DE 1.200 EMPREGOS

Secretário de Desenvolvimento Econômico Sílvio Torquato
A empresa Cortesia, indústria de concreto com sede no município de São Paulo (SP), deve instalar fábrica a 25 quilômetros de Mossoró, informou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Cerca de 1,2 mil empregos devem ser gerados com o investimento num investimento aproximado de R$ 250 milhões.

Em 30 dias, a empresa deverá se constituir no Rio Grande do Norte com apresentação de documentos e a previsão é de que, já em janeiro de 2015, seja iniciada a construção da fábrica potiguar.

A empresa chega num momento de incertezas sobre a Porcellanati, outra gigante nacional, que tem unidade em Mossoró. Com dívidas de gás e luz, a companhia, que chegou a ser modelo na geração de empregos no Estado, parou sua produção e mantém parte dos funcionários na espera de conseguir acordos para quitar seus compromissos e voltar a atuar.

O titular da pasta, Sílvio Torquato, disse que a empresa foi atraída pelo crescimento da indústria eólica e pela abundância de matéria-prima. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) teria reconhecido a presença de calcário em Mossoró e a Cortesia, entre outros serviços, fornece concreto a essas indústrias de energia.

De acordo com a Sedec, a fábrica potiguar da Cortesia terá apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (PROADI) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial pelo incentivo do Gás Natural (PROGÁS). Haverá, portanto, isenção de 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), além de concessão de gás a preços mais modestos.

EMPREGOS

Após três anos de crise, em decorrência principalmente da freada de investimento da Petrobras, Mossoró voltou neste ano a registrar saldos positivos na geração de empregos.

Há ainda perspectivas de novas sondas de petróleo no município, o que gera grande expectativa de criação de cerca de mil postos de trabalho, entre empregados direta e indiretamente em razão da nova demanda.


Um comentário: