sábado, 18 de julho de 2015

CAERN APONTA ECONOMIA DE 52 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA EM RODÍZIO DE ABASTECIMENTO

Com o rodízio adotado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em 24 municípios da região do Alto Oeste potiguar, estão sendo economizados cerca de 52 milhões de litros de água por semana, prolongando o tempo de permanência do abastecimento para evitar colapso. Dos 34 sistemas que integram a Regional Pau dos Ferros, oito estão em colapso por causa do esvaziamento dos açudes e poços utilizados na captação de água. Apenas dois municípios, por motivos operacionais, estão até o momento com o fornecimento normal: Severiano Melo e Rodolfo Fernandes.

Em Água Nova, com a suspensão do abastecimento durante dois dias na semana (sábado e domingo), serão economizados 720 mil litros de água por semana. Em Almino Afonso com a suspensão durante 77h por semana a economia é de 3,2 milhões de litros. Em Coronel João Pessoa a economia será de 810 mil litros com a suspensão do fornecimento durante 54h semanais. Em Dr. Severiano a Caern está monitorando a captação através de novos poços e posteriormente divulgará a quantidade de água economizada.

Na cidade de Encanto, o serviço de abastecimento é suspenso por 42h, gerando uma economia de 1,26 milhão de litros; em Francisco Dantas o fornecimento de água é suspenso durante 91h, gerando uma economia de 2,73 milhões de litros por semana; em Frutuoso Gomes a parada é durante 48h, resultando na economia 1,53 milhão de litros; em Itaú o sistema para por 28h, produzindo uma economia de 2,01 milhões de litros; em José da Penha são 35 horas de paralisação para uma economia de 1,05 milhão de litros; em Lucrécia fica suspenso o fornecimento durante 76h para economizar 2,73 milhões de litros de água.

Em Marcelino Vieira o abastecimento fica suspenso durante 94h para economizar 5,2 milhões de litros; em Martins o sistema fica parado durante 70h, gerando economia de 6,09 milhões; Em Olho D’Água dos Borges, são 24 horas sem água para uma economia de 768 mil litros; Na Vila Caiçara, no município de Paraná, durante 84h não tem água, gerando uma economia de 1,68 milhão de litros; em Portalegre, a paralisação acontece durante 76 horas, resultando na economia de 4,40 milhões de litros por semana.

Em Rafael Fernandes a paralisação é por 75h25min para gerar uma economia de 3,71 milhões de litros; em Rafael Godeiro, a suspensão dura 24h para economizar 480 mil litros; em Riacho da Cruz a paralisação durante 104h a economia está sendo de 2,08 milhões de litros por semana; Em São Francisco do Oeste, com a suspensão do fornecimento durante 84h a economia é de 1,68 milhão de litros; Em Serrinha dos Pintos o sistema fica paralisado durante 139 horas e resulta uma economia de 2,78 milhões de litros; na comunidade de Serrinha do Canto o sistema fica parado durante 118 horas com economia de 1.88 milhão de litros de água por semana.


Em Umarizal a paralisação será de apenas 24h no domingo, resultando na economia de 2,23 milhões de litros; em Venha Ver com 132h de paralisação a economia está sendo de 1,65 milhão de litros semanais; e por último, Viçosa, com a paralisação de 76 horas a economia está sendo de 3,11 milhões de litros de água semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário