sexta-feira, 24 de julho de 2015

PREFEITURA DE ANTÔNIO MARTINS IMPLANTA PROGRAMA PARA AUXILIAR OS FUMANTES A LARGAREM O VÍCIO

Drª. Vivianne Morais fala sobre os malefícios do cigarro à Saúde do fumante
Para ajudar os fumantes a largar o cigarro, a Prefeitura de Antonio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta quinta-feira, 23 de julho, no Salão Paroquial, o Programa de Controle do Tabagismo no município, com a formação do primeiro grupo de combate a dependência.

O objetivo é incentivar os participantes a abandonarem o tabaco, a partir do tratamento contra o fumo, com ações e medicamentos que auxiliam a controlar o vício.

“Além de disseminar informações sobre os malefícios do tabaco, o programa estimula mudanças de atitude e comportamental”, destacou a secretária municipal de Saúde, Clébia Fernandes.

 O programa conta com um grupo de 30 participantes e é desenvolvido em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Participantes assistem palestra esclarecedora sobre os problemas causados pelo fumo
Os dependentes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo e educador físico.

“O tabagismo, assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool, está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer”, ressaltou Drª. Vivianne Morais.

Para o acompanhamento efetivo dos usuários, são realizadas cerca de quatro sessões por mês. As pessoas interessadas em parar de fumar participam de um encontro semanal.
Trinta fumantes se inscreveram para participar do grupo de controle do tabagismo

 No próximo encontro, marcado para o dia 30 de julho, os dependentes receberão medicação composta por um adesivo de nicotina e comprimidos antidepressivos.

A finalidade dos encontros é dar apoio aos fumantes para que consigam parar de fumar sem ter recaídas. Muitos conseguem largar o vício já na terceira semana de tratamento.


 O Programa de Controle do Tabagismo faz parte das ações articuladas pelo Ministério da Saúde contra a dependência tabagista.


Cristiano Rojas
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário