quinta-feira, 27 de novembro de 2014

VEREADOR ALMEIDA TEM PROJETO "CÂMARA MIRIM" APROVADO PELA CÂMARA DE ANTÔNIO MARTINS


PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº.002 de 2014                   07 de novembro de 2014

Vereador atuante, Almeida tem se destacado na câmara municipal de Antônio Martns 


                 Que Cria no Âmbito municipal a Câmara municipal mirim no âmbito do município de Antônio Martins.

  

No uso das atribuições que nos confere o Regimento Interno desta Casa de Leis, estamos submetendo à apreciação do Plenário o seguinte Projeto de Resolução.


Art. 1º -Fica criada no Município, no âmbito da Câmara Municipal a “Câmara Mirim”.


§ 1º - Participarão do processo de escolha dos vereadores mirins, as escolas da rede de ensino do município, públicas (Municipais e ou Estaduais) que possuírem turmas de ensino fundamental maior (8º e 9º) anos e ensino médio.


§ 2º - Cada escola terá no mínimo 01 (um) representante na “Câmara Mirim” e para completar o mínimo de 09 (nove) Vereadores mirins, se necessário, as escolas com maior número de alunos, nas turmas de ensino fundamental maior (8º e 9º) anos e ensino médio
.

$ 3º o número de representantes por escola e turma é calculado pela média dos alunos matriculados nas turmas de ensino fundamental maior (8º e 9º) anos e ensino médio existente no município.


§ 4º - Fica a cargo das direções das Escolas que contenha alunos matriculados nas turmas de ensino fundamental maior (8º e 9º) anos e ensino médio, a responsabilidade pela informação do número de alunos matriculados nas respectivas turmas de cada escola.


§ 4º - A escolha dos vereadores mirins ficará a cargo de cada escola participante, aberto aos alunos do ensino fundamental maior (8º e 9º) anos e ensino médio obedecendo a um dos seguintes critérios:


I -      Eleições visando o surgimento de lideranças;


II -     Análise do currículo escolar do aluno de sua atuação e participação na escola;


III -    Concurso de redação sobre temas atuais;


IV -Eleição direta por turma e ou escola;


VI -E outros.

  

      § 5º - As escolas participantes deverão informar previamente a Câmara Municipal sobre qual o critério que será utilizado na escolha dos vereadores mirins.



 Art. 2º -    O mandato dos Vereadores mirins será de 1 (um) ano letivo, e sua função será considerada de interesse educativo e participativo e não será remunerada.

 Art. 3º -   Compete a “Câmara Mirim” especificamente, encaminhar propostas ao Município, relativas a temas tais como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outras de interesse do município.


Art. 4º -    No dia da 1º sessão legislativo do mês de março( Primeira sexta feira) de cada ano letivo às 15:00 horas, em Sessão Solene de instalação, sob a presidência da Mesa Executiva da Câmara Municipal os vereadores mirins prestarão compromisso, tomarão posse e escolherão os componentes da Mesa diretora dos trabalhos, que ficarão automaticamente empossados.


Art. 5º -    A “Câmara Mirim” reunir-se-á no Plenário da Câmara Municipal, uma vez por mês do dia da posse a 30 de junho e de 1 de agosto a 15 de dezembro uma hora antes de cada sessão ordinária da Câmara Municipal.


Art. 6º -    A Mesa Executiva da Câmara Municipal baixará atos para implantação e execução da Câmara Mirim, visando estabelecer o pleno funcionamento das suas atividades.


Art. 7º -    Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.



 Sala das sessões Vereador Venceslau José de Souza

                        Em 17 de outubro de 2014.



                                                   Ozanildo Almeida de Mesquita.

                                                                      Vereador.



JUSTIFICATIVA

Senhores Vereadores,



O projeto que ora se apresenta para vossa análise e consideração, visa essencialmente despertar nossos jovens a participarem mais destacadamente da realidade de sua comunidadeade, despertando e criando interesse pelas decisões que direta e indiretamente afetam, e desenvolvendo uma consciência cívica voltada as necessidades públicas.

Atualmente, é facilmente percebido o desinteresse da juventude pela política e pelas decisões governamentais. Não apenas em nível municipal, ou no Poder Legislativo, mas, em todos os níveis da Federação e em todos os Poderes.

 Segundo alguns estudiosos do assunto, este desinteresse na verdade é uma forma de protesto diante da situação que se apresenta e na total ausência de uma expectativa razoavelmente melhor no futuro profissional e humano. Sendo a principal forma de exteriorização deste pensamento, a alienação e o vandalismo. Este último caracterizado principalmente na depredação de bens públicos.

Portanto, há que se compreender tal alienação. E acrescentem-se ainda os maus exemplos que infelizmente a classe política vem demonstrando a sociedade. Aqueles que deveriam buscar soluções não apenas para os problemas dos jovens, mas para toda a sociedade organizada, são na verdade aqueles que mais se omitem da responsabilidade a eles delegada. Porém, não devemos e nem podemos deixar que assim permaneça esta condição, pois somos igualmente partes desta classe.

Nós que detemos um mandato popular, temos a obrigação precípua de tentarmos mudar esta situação alarmante que se desenvolve, pois estes jovens de hoje serão os líderes de amanhã, serão aqueles que decidirão o futuro desta Nação, deste Estado, deste Município e desta Comunidade.

 O primeiro passo pode-se dar através da aprovação desta matéria, que sem dúvida será um importante marco para a mudança de atitude e de visão quanto ao futuro de nossa sociedade. Portanto, contamos com o apoio indispensável dos Nobres Pares para o consentimento e instalação da Câmara Mirim.

                                                         



                                                  Ozanildo Almeida de Mesquita.
                                                                       Vereador.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE NOVEMBRO E DOS 80% RESTANTES DO 13º SALÁRIO

As Secretarias de Planejamento e Finanças e de Administração informam que o pagamento dos servidores estaduais relativo ao mês de novembro e dos 80% restantes do 13º salário se dará da seguinte forma:

PAGAMENTO DA FOLHA DE NOVEMBRO:

Dia 27 de novembro (quinta-feira): recebem todos os servidores, independente do valor dos salários, das pastas de Saúde e Educação.

Dia 28 de novembro (sexta-feira): recebem todos os servidores da Segurança, Idema, Ipern, Detran, Caern, Ipem, Jucern, UERN(independente do valor do salário) e os das demais pastas que restantes que recebem vencimentos de até  R$ 2 mil (91 % do total da folha)

 Dia 10 de dezembro (quarta-feira): os demais funcionários que recebem acima de R$ 2 mil (9% da folha)


PAGAMENTO DOS 80% RESTANTES DO 13º SALÁRIO

Dia 19 de dezembro (sexta-feira): recebem os 80% restantes do 13º salário todos os servidores, independente das pastas e do valor dos vencimentos.


terça-feira, 25 de novembro de 2014

PADRE É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS E ARMA DENTRO DA IGREJA

O amante eo Padre presos com droga
O padre Mário Roberto Gomes de Arruda, da Igreja Apostólica Católica Brasileira, localizada na rua Ernestina Batista, em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, foi preso na noite da última quinta-feira (20) por tráfico de drogas. Segundo a polícia, cerca de 170 quilos de maconha foram encontrados dentro da paróquia.

Além do religioso, um homem e uma mulher – que não tiveram os nomes divulgados – foram presos suspeitos de envolvimento no crime. Os policiais do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) também apreenderam, dentro da igreja, um revólver calibre 38 e uma carteira de autoridade eclesiástica. Ainda segundo a polícia, o homem que foi preso tinha envolvimento amoroso com o padre.

O religioso e o homem foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Já a mulher foi encaminhada a Colônia Penal Feminina, no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife. 

A assessoria de comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife informou, por meio de nota, que o padre havia sido ordenado padre na Arquidiocese de Juiz de Fora, em Minas Gerais, mas não fazia mais parte da Igreja Católica Apostólica Romana.

Confira a nota na íntegra:


Esclareço que o citado senhor Mário Roberto Gomes de Arruda foi ordenado padre, na Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). Submetido a um processo canônico, que culminou com a perda definitiva e irrevogável do estado clerical, imposta pelo Papa Bento XVI, ele não pode exercer, válida e licitamente, nenhuma função religiosa, na Igreja Católica Apostólica Romana, que não o reconhece mais como padre. Ademais, ele não tem nenhuma vinculação com a Arquidiocese de Olinda e Recife, embora esteja residindo no seu território, por razões pessoais.

HENRIQUE ALVES SERÁ MINISTRO NO GOVERNO DILMA

Derrotado na campanha para o Governo do RN, Henrique Alves deverá assumir ministério
O jornalista Lauro Jardim, que assina coluna on-line na revista Veja, revelou que já estão acertados os nomes do PMDB que farão parte da equipe de auxiliares diretos da presidente Dilma Rousseff em seu segundo mandato. Entre os indicados está o nome do atual presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves.

De acordo com Lauro Jardim, a definição ocorreu durante encontro em que estiveram presentes o vice-presidente da República, Michel Temer, o atual presidente do Senado, Renan Calheiros e o deputado federal e possível substituto de Alves na presidência da Câmara, Eduardo Cunha.

A indicação de Henrique Eduardo será feita pelo próprio Eduardo Cunha. Já Michel Temer indicará o deputado Eliseu Padilha, do PMDB do Rio Grande do Sul. No Senado, o partido ficaria, além da vaga já certa para Kátia Abreu, com as indicações de Eunicio Oliveira e Eduardo Braga.


Não há ainda confirmação sobre quais ministérios deverão ser conduzido pelos indicados do PMDB.

VEREADOR ALMEIDA DA CIDADE DE ANTÔNIO MARTINS RECEBERÁ PRÊMIO DESTAQUE DA MÍDIA

Vereador Almeida
O vereador Ozanildo Almeida  da cidade de Antônio Martins/RN, também receberá o prêmio 'Destaque da Mídia 2014', Almeida foi eleito novamente como o melhor vereador do município e também já é bicampeão do prêmio, pelos anos de 2013 e 2014.


A premiação será entregue no Ginásio de Esportes 'O Ferreirão', no dia 06 de Dezembro, em Alexandria/RN. Almeida, é irmão do amigo Ulisses, que atualmente trabalha na prefeitura de Alexandria, na área de Licitação.


Blog Raul Figueredo

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

EMPRESÁRIO ODAIR AMORIM TEM NOME COGITADO PARA PREFEITURA DE ANTÔNIO MARTINS

Odair Amorim e a marca da sua fábrica
Sobre rumores de que o empresário Odair Amorim seria o candidato de oposição a prefeito da cidade de Antônio Martins, vem ganhando força na cidade.

As conversas em torno do nome de Odair para prefeitura está em todas as esquinas da cidade e a população vem aprovando seu nome.

Odair, já foi vereador na cidade e hoje é um empresário bem sucedido no ramo da confecção e tem dado muitos empregos as  pessoas mais necessitadas. O mesmo, tem várias fábricas em cidades vizinhas e agora, pretende instalar uma nova fábrica em Antônio Martins, já com o início das obras em andamento.

O BLOG, conversou com sua assessoria e foi informado de que no momento, Odair não pensa nesse projeto de ser candidato a prefeito, porém, não desmentiu que poderia ser futuramente, inclusive, já tem partido interessado em seu nome para ser o presidente da sigla na cidade. Esse partido, elegeu nas últimas eleições, um deputado federal no estado.


Então vamos acompanhar o desenrolar. É como diz a velha frase: Se o povo quiser...

PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO DEVERÁ SER PAGO ATÉ SEXTA-FEIRA

A primeira parcela do 13º salário será paga aos trabalhadores até o próximo dia 30 de novembro em todo o País. Já a segunda deverá estar creditada na conta do trabalhador até o dia 20 de dezembro. O valor da primeira parcela equivale a 50% do salário do trabalhador.

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, o 13º salário deve ser pago a todos os empregados urbanos, rurais e domésticos e os descontos só podem ser realizados na segunda parcela.

“A primeira parcela é referente à metade do salário do mês anterior ao do pagamento, sem qualquer tipo de desconto. Já a segunda tem como base o salário do próprio mês de dezembro e serão descontados do salário bruto o INSS e o Imposto de Renda”, explica.

A antecipação da parcela é obrigatória e o empregador não pode pagar o 13º salário apenas no dia 20 de dezembro. Martonio lembra que, caso o empregador opte por pagar em parcela única, o valor integral deve ser recebido até 30 de novembro. “Se a data-limite para o pagamento cair num sábado ou domingo, o prazo de pagamento das parcelas do 13º salário deve ser alterado para o dia útil (bancário) imediatamente anterior ao último dia do mês”, ressalta.

Até dezembro, devem ser injetados na economia brasileira cerca de R$ 158 bilhões com o pagamento do 13º salário aos trabalhadores por parte das empresas públicas e privadas.

Abaixo, o presidente do CFC responde às principais dúvidas em relação ao pagamento do benefício.

Como é feito o pagamento do 13º salário?

O 13º salário é devido a todos os empregados urbanos, rurais e domésticos. Corresponde a um salário líquido a mais por ano, e é dividido em duas parcelas. A primeira é referente à metade do salário do mês anterior ao do pagamento, sem qualquer tipo de desconto. Já na segunda toma-se como base o salário do próprio mês de dezembro, descontando do salário bruto o INSS e o Imposto de Renda, conforme tabela vigente, e o valor do adiantamento do 13º já pago.

Quais os prazos para pagamento da primeira e segunda parcela?

A primeira parcela tem vencimento em 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. A antecipação é obrigatória e o empregador não pode pagar o 13º salário apenas no dia 20 de dezembro. Caso opte por pagar em parcela única, o valor integral deve ser recebido até 30 de novembro.


Caso a data-limite caia num sábado ou domingo, a empresa pode/deve adiantar o pagamento?

Não havendo expediente bancário, o prazo de pagamento do adiantamento do 13º salário deve ser alterado para o dia útil (bancário) imediatamente anterior ao último dia do mês, considerando dia não útil os constantes no calendário divulgado pelo Bacen. Este ano, por exemplo, a primeira parcela coincidirá com um domingo. Por isso, os empregadores terão que disponibilizar a gratificação no último dia útil da semana, sexta-feira (dia 28). A exceção pode ser aplicada aos empregados que trabalham no sábado e no domingo e recebem em dinheiro.

Como calcular o 13º salário

Abaixo, o presidente do CFC destaca quatro situações comuns, considerando um empregado mensalista.

Situação 1: a pessoa não trabalhou todos os meses do ano. Digamos que ela tenha começado a trabalhar no início de março. Como é feito o cálculo? Como ficam a primeira e a segunda parcela?

1ª parcela = R$ 2.000,00.

Cálculos
R$ 6.000,00 ÷ 12 = R$ 500,00 (valor de 1/12).
R$ 500,00 x 8 (nº de meses de serviço até outubro) = R$ 4.000,00.
R$ 4.000,00 ÷ 2 = R$ 2.000,00.

2ª parcela = R$ 3.000,00.

Cálculos
R$ 6.000,00 ÷ 12 = R$ 500,00 (valor de 1/12).
R$ 500,00 x 10 (nº de meses de serviço até dezembro) = R$ 5.000,00.
R$ 5.000,00 – R$ 2.000,00 (1ª parcela percebida) = R$ 3.000,00.


Situação 2: a pessoa que saiu de férias em junho, antecipou a primeira parcela do 13º salário, e recebeu um aumento em setembro. Digamos que seu salário passou para R$ 6.500. Nesse caso, como será calculado o 13º, incluindo a diferença salarial, uma vez que em outubro e em dezembro o salário já estava mais alto do que em maio?

2ª parcela = R$ 3.500,00.

Cálculos
Remuneração em dezembro = R$ 6.500,00.
13º salário integral = R$ 6.500,00.

1ª parcela recebida em junho = R$ 3.000,00.
2ª parcela a receber: R$ 6.500,00 – R$ 3.000,00 = R$ 3.500,00.


Situação 3: a pessoa que saiu de férias em junho, antecipou a primeira parcela do 13º salário, e recebeu um aumento em novembro. Digamos que seu salário passou para R$ 6.500. Nesse caso, o aumento salarial não teria afetado a primeira parcela, antecipada nas férias, uma vez que em outubro o salário ainda era de R$ 6.000, correto? Mas e no caso da segunda parcela, a ser paga em dezembro, como fica o cálculo?

É igual à situação 2. O 13º salário integral é calculado tomando-se como base a remuneração de dezembro. No adiantamento, leva-se em consideração o salário do mês anterior ao do pagamento.

Situação 4: como fica o cálculo do 13º salário no caso de quem recebeu horas extras?

Os cálculos são iguais à situação 2, com o acréscimo das médias das horas extras percebidas de janeiro a novembro, ou da admissão até novembro. Ou seja:

Cálculos
Remuneração em dezembro = R$ 6.500,00.
Médias de horas extras = 500,00 (incluída a integração dos repousos semanais remunerados).

13º salário integral = R$ 7.000,00.
1ª parcela recebida em junho = R$ 3.200,00 (com acréscimo das médias de horas extras).
2ª parcela a receber: R$ 7.000,00 – R$ 3.200,00 = R$ 3.800,00.

Martonio lembra, ainda, que, caso o empregado receba horas extras no mês de dezembro, deverá ser feito um acerto da diferença no cálculo do 13º, que, se for a favor do empregado, deverá ser pago até 10 de janeiro do ano seguinte.

Sobre o CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho possui um representante em cada Estado, e no Distrito Federal, que atua nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, existem aproximadamente 500 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

VALDETÁRIO CARNEIRO, ONZE ANOS DEPOIS DE SUA MORTE: HERÓI OU BANDIDO?

Valdetário Carneiro
Prestes a completar onze anos de sua morte, no próximo dia 10 de dezembro, o assaltante de bancos José Valdetário Benevides Carneiro, o "Val Carneiro", um dos mais temidos criminosos do Nordeste, virou entre a população do Rio Grande do Norte, em especial a do Oeste, uma espécie de mito devido aos acontecimentos que marcaram a sua trajetória de vida.

Depois de muitas fugas, perseguições, assaltos, homicídios, entre outros feitos realizados pela quadrilha liderada por Valdetário, ele foi morto com dezenas de tiros no dia 10 de dezembro de 2003, durante uma operação da Polícia Civil, comandada pelo então delegado de Caraúbas, Ridagno Pequeno de Lima. Ação que pôs fim ao "reinado" de Val Carneiro ocorreu em uma casa, na fazenda Serrote, zona rural de Lucrécia.

Na ocasião, Valdetário se encontrava longe de sua quadrilha, acompanhado apenas de uma mulher e uma criança de pouco mais de um ano de idade. De acordo com os relatos da polícia na época, Valdetário não se rendeu ao comando da ordem de prisão e passou a trocar tiros com os policiais. Porém, familiares do criminoso afirmam que ele foi executado após ter se entregado aos policiais, uma vez que ele, ao notar a presença da polícia, teria saído da casa com as mãos para cima, temendo um tiroteio, por causa de seu filho pequeno e da mulher que estavam em sua companhia.

Um primo de Valdetário, que preferiu não se identificar, assegura que o seu parente foi executado pela polícia, inclusive em outro local diferente onde ocorreu a abordagem policial. "Valdetário foi morto com tiros à queima-roupa, fora da propriedade onde ele foi pego. No momento em que a polícia chegou à fazenda, ele se rendeu. Aí colocaram-no dentro de uma viatura e o mataram em outro local. Se Val tivesse sido morto na fazenda, havia manchas de sangue, e eu fui lá, no local, e não vi sangue nenhum. A polícia simulou um confronto, atirando nas paredes da fazenda", disse.

A saga do assaltante de bancos Valdetário Carneiro já foi tema de muitos trabalhos acadêmicos, de documentários, de um programa especial da Rede Globo, o “Linha Direta”, e no ano passado se imortalizou quando foi transformada em um livro intitulado "Valdetário Carneiro, a Essência da Bala", escrito pelos jornalistas Rafael Barbosa, Themis Lima e Paulo Nascimento.

Quadrilha protagonizou roubos históricos no Nordeste

Mesmo a Polícia Civil não tendo registros precisos da quantidade de assaltos protagonizados pela quadrilha de Valdetário Carneiro em todo o Nordeste, estimativas extraoficiais calculam que mais de 100 bancos foram alvos da ação do bando, que no seu auge contava com quase 120 criminosos espalhados nos estados nordestinos, em especial no RN, Paraíba, Ceará e Alagoas, onde foram roubadas mais agências.

Entre as inúmeras ações criminosas, um dos assaltos mais emblemáticos e ousados feitos pelo bando ocorreu na cidade de Macau (RN), no dia 31 de maio de 2002, quando três agências bancárias da cidade - Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal - foram invadidas simultaneamente e o dinheiro, levado. Estima-se que mais de R$ 500 mil tenham sido roubados das instituições financeiras.

A ação tornou-se violenta, quando uma viatura ocupada por dois delegados da Polícia Civil, um agente e um sargento da Polícia Militar entrou em confronto com o bando. Na ocasião, 15 bandidos fortemente armados trocaram tiros com a polícia e um sargento morreu no tiroteio.

Ao final do confronto, ninguém foi preso, e o bando conseguiu escapar levando o dinheiro.

Além de Macau, cidades como Caraúbas, Apodi, Campo Grande, Umarizal, Governador Dix-sept Rosado, entre outras do Oeste, tiveram suas agências bancárias assaltadas pela quadrilha de Valdetário.

Quem era Valdetário

José Valdetário Benevides Carneiro nasceu no dia 7 de março de 1959, em Caraúbas, e era filho único do casal Luiz Cândido Benevides e Antônia Amabília de Paiva.

Famoso assaltante de bancos, o ex-mecânico sempre afirmou que o motivo que o fez tornar-se um criminoso foi sua injusta prisão, sob acusação de ter efetuado no município de Caraúbas o roubo de um veículo Ford Pampa, o que lhe rendeu quatro anos e seis meses de prisão. Ao sair, retornou ao seu antigo ofício de mecânico de autos. Mas novamente acusado de ser o responsável pelo roubo de um outro carro e certa quantidade de dinheiro, no município de Mossoró, Valdetário se revoltou e iniciou sua vida de crimes.


Atualmente, sua história divide opiniões e acirra debates populares entre os seus admiradores e os que o odeiam. Discussões que colocam Valdetário entre bandido e herói.

sábado, 22 de novembro de 2014

SEU LUNGA MORRE AOS 87 ANOS DE IDADE


Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como Seu Lunga, morreu aos 87 anos, em decorrência de um câncer no esôfago. A morte foi registrada na manhã deste sábado (22), às 9h30. Ele estava internado no hospital São Vicente, em Barbalha.  Pai de 13 filhos e natural de Juazeiro do Norte, era considerado uma lenda, tendo inspirado personagem de novela e até se arriscado na poesia.

Dono de uma loja de sucatas, onde era possível encontrar desde pregos a aparelhos eletrônicos e frutas, o que realmente atraía turistas e moradores da região era o temperamento do vendedor. E se fosse comprar algo, nem ousasse questionar “isso é para vender?”, que Seu Lunga já tinha uma patada na ponta da língua. “O único lugar onde se encontra coisa exposta que não é pra vender é no museu”. Caso a indagação fosse, “mas esse aparelho está funcionando?”, era bom se preparar que viria chumbo grosso. “Como é que pode estar funcionando, se não está ligado?”.

As respostas duras deram fama de ignorante ao comerciante. Conhecido pela falta de paciência e resposta na ponta da língua, diziam que ele era um sério candidato a homem mais mal-humorado do mundo, pelo Guiness Book. Algumas histórias são verídicas, outras talvez sejam apenas piadas ou lendas que faziam alusão à sua grosseria, que vai deixar saudade.

Biografia


Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em 18 de agosto de 1927, no município de Caririaçu. Recebeu um apelido por uma senhora, que era vizinha, e passou a chamá-lo de Calunga, que se reduziu para Lunga. Com 16 anos foi morar no município de Juazeiro do Norte. Casou em 1951 com Carmelita Rodrigues Camilo, com quem teve 13 filhos.

ALGUNS CONTOS DE SEU LUNGA

Seu Lunga estava em sua casa, com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta: “No copo?” “Não. Bota no chão e vem empurrando com o rodo”.

- Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele: “Comprando ovos seu Lunga?” E ele responde: “Não, jogando um por um no chão. É traque de massa”. E joga os ovos no chão.


- Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho. E lhe perguntam: “passeando com o cachorrinho, seu Lunga?” E Seu Lunga respondeu. “Não. É meu passarinho”, pegando o pobre poodle pela coleira e o fazendo voar.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

GAROTO DE 15 ANOS MATA EX DENTRO DA SALA DE AULA

No bairro Mandacaru, em João Pessoa, um garoto de 15 anos matou a colega de sala de aula a tiros Maria Beatriz Santana, de 14 anos, com quem teria tido um relacionamento amoroso.

Os dois haviam terminado o nomaro e nesta sexta-feira, 21, ele não chegou no horário para assistir a aula. Por volta das 9h30, ele entrou na escola armado e efetuou três tiros na ex namorada.

A jovem foi socorrida as presas para o Hospital de Trauna. Estava com 3 tiros no tórax e abdômem. Apesar dos esforços médicos, a jovem terminou morrendo no final da tarde desta sexta-feira.

O jovem após efetuar os dispardos, conseguiu sair da escola levando a arma. Fugiu. Até por volta das 17h ainda não havia sido encontrado pela Policia da capital paraibana.


A direção da Escola Municipal Violeta Formiga, onde aconteceu a tragédia, informou que as imagens do circuito interno já foram entregues a Policia. A Secretaria de Educação de João Pessoa disse que a segurança passa sempre pela escola.

160 CIDADES DO RN TERÃO R$ 51 MILHÕES PARA A SAÚDE

Apopulação de 160 municípios do Rio Grande do Norte será beneficiada com a melhoria do atendimento nas unidades de saúde. A lista das cidades que vão receber os recursos adicionais pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foi publicada na quinta-feira (20) pelo Ministério da Saúde.

O incentivo faz parte do processo de modernização da gestão da saúde do Governo Federal, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando tanto a autoavaliação das equipes como a oportunidade de aprimoramento do cuidado. Nesta primeira lista, serão repassados R$ 5,1 milhões mensais referentes à certificação de 853 equipes de atenção básica, 47 equipes Nasf e 783 equipes de Saúde Bucal.

Das equipes de atenção básica avaliadas, cerca de 63% (541 equipes) atingiram resultado acima da média ou muito acima da média e aproximadamente 36% (310 equipes) ficaram com conceito mediano ou abaixo da média. Quanto à saúde bucal, 56% (439 equipes) tiveram avaliação acima da média ou muito acima da média e 39% (304 equipes) mediano ou abaixo da média. As equipes de Atenção Básica que recebem conceito muito acima da média recebem adicional de R$ 8,5 mil por mês; acima da média passa a ter um aditivo de R$ 5,1 mil. As demais avaliações ganham um complemento de R$ 1,7 mil. Para as equipes de saúde bucal, os valores são, respectivamente, R$ 2,5 mil, R$ 1,5 mil e R$ 500,00.

O processo de certificação, que determinou o volume de recursos a serem transferidos aos municípios, é realizado pelo Ministério da Saúde com o apoio de 49 Instituições de Ensino e Pesquisa de todas as regiões do País. A avaliação é composta por três partes: uso de instrumentos autoavaliativos - o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do programa - responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos, que corresponde a 70% da nota de avaliação.

Programa quer garantir alto nível de atendimento nas UBSs
O objetivo do PMAQ é garantir um alto nível de atendimento por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Neste ano, o programa foi ampliado para todas as equipes de Atenção Básica, incluindo os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e avançando na atenção especializada contemplando os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que antes não faziam parte do programa.

Desde 2011, quando foi lançado, o PMAQ já repassou aos municípios mais de R$ 5,2 bilhões em recursos. Ao todo, o investimento em atenção básica aumentou em 106% nos últimos quatro anos. Só em 2014 serão aproximadamente R$ 20 bilhões.


Para avaliação das equipes que aderiram ao segundo ciclo do PMAQ, também foi considerada a opinião dos usuários do SUS. Ao todo, foram aplicados questionários, entre o novembro de 2013 e maio de 2014, a mais 115 mil brasileiros de todos os estados sobre o atendimento prestado pelas equipes de atenção básica.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RN APRECIA EMPRÉSTIMO DE R$ 850 MILHÕES PARA O GOVERNO DO ESTADO

Assembleia Legislativa aprecia empréstimo
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei pedindo autorização para contratar operação de crédito com o Banco do Brasil no valor de R$ 850 milhões.

A proposição será hoje na Comissão de Constituição Justiça e Redação e logo em seguida votada em plenário.

De acordo com o projeto encaminhado pelo Governo, os recursos serão utilizados em contrapartida para convênio, contrato de repasse, operação de crédito ou outro instrumento congênere; obras de infraestrutura, preferencialmente para as áreas de transporte, recursos hídricos, segurança pública, saúde, educação, turismo, esportes ou cultura.

Os recursos, ainda conforme o projeto, vão contemplar o Fundo Estadual de Apoio à Modernização da Infraestrutura dos municípios (Fundam-Infra), instituído por meio de lei estadual e modernização administrativa do Poder Legislativo, incluído o Tribunal de Contas, do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual.

Reprovado
Esta é a segunda vez que o Legislativo estadual analisa a proposição. A primeira foi ano passado, quando os deputados rejeitaram a iniciativa do Governo do Estado.


Agora a casa atende a um pedido do governador eleito Robinson Faria (PSD), que conversou com o presidente da mesa diretora, Ricardo Motta (Pros), pedindo aprovação do empréstimo para que o Estado tenha recursos para contrapartidas para obras de infraestrutura.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

PREFEITO DE ANTÔNIO MARTINS ENTREGA REFORMA DE POSTO DE SAÚDE AOS MORADORES DO VIRAMUNDO/GAMA E COMUNIDADES VIZINHAS

Fachada da UBS dos sítios Viramundo/Gama após reforma e pintura 
 Comprometido com a atenção à Saúde da população, em especial dos moradores da zona rural, o Prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio entregou nesta última semana a reforma estrutural da Unidade Básica de Saúde dos Sítios Viramundo/Gama e que também atende as comunidades vizinhas.

Realizados com recursos próprios, os serviços abrangeram manutenção hidráulica e dos corrimões, bem como pintura completa do prédio, com destaque para o rodapé, a fachada e toda parte interna.

 Como parte da reforma estruturante, a porta do banheiro do Posto de Saúde, que antes dava para dentro da cozinha, foi colocada para o lado externo, facilitando o acesso dos pacientes.

 Todas as salas receberam placas de acrílico personalizadas e com identificação. A unidade ainda conta com uma farmácia básica, o que em muitos casos evita o deslocamento do paciente até a cidade em busca de medicamentos.

A Secretária Municipal de Saúde (SEMSA), Clébia Fernandes, adiantou que a unidade também ganhará novas portas, que estarão sendo trocadas em breve, além de um aparelho de TV com parabólica.

Aberto de segunda a sexta-feira, o Posto de Saúde do Viramundo/Gama conta com modernos equipamentos, aparelhos de ar condicionado e um consultório odontológico.

 A unidade atende gestantes, crianças, idosos, hipertensos e diabéticos. A equipe profissional é formada por odontólogo do Programa Saúde Bucal, médico e enfermeiros do PSF, além de contar com técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que fazem visitas domiciliares e o acompanhamento de pacientes.
 
                   Lateral direita e fachada frontal da UBS dos sítios Viramundo/Gama

Consultório médico da UBS dos sítios Viramundo/Gama após a reforma e pintura
Consultório odontológico da UBS dos sítios Viramundo/Gama após a reforma e pintura

Recepção da UBS dos sítios Viramundo/Gama após a reforma e pintura
Consultórios médicos e de enfermagem



BANDIDOS INVADEM CASA DE EX DEPUTADO EM PAU DOS FERROS E COMEM TODOS OS DOCES QUE ESTAVAM NA GELADEIRA

Moradores, comerciantes e empresários do centro da cidade de Pau dos Ferros estão aterrorizados com assaltos e arrombamentos a residências, lojas e comércios. A última ação aconteceu na madrugada de ontem, quando a residência do ex-deputado Elias Fernandes foi violada e vários objetos de valor roubados.

A casa do ex-parlamentar fica localizada na Praça da Matriz, onde os marginais, após subtraírem objetos de valor, comeram doces que havia na geladeira da residência.

O delegado Inácio Rodrigues, titular da Delegacia Regional de Pau dos Ferros, disse através doTwitter, que os arrombamentos estão sendo feitos por menores, que agem sempre em grupos e de madrugada. "Inclusive alguns dos menores já foram apreendidos, conduzidos à delegacia e, em seguida, por falta de lugar apropriado para colocar os infratores, eles são liberados e voltam a agir, mesmo com a contenção da polícia", explicou.


Segundo a polícia, aproximadamente 20 locais já foram violados como clínica, loja, farmácia, comércio e restaurante.

RIO GRANDE DO NORTE TEM META DE VACINAR 47 MIL GESTANTES CONTRA COQUELUCHE

Vacinação busca prevenir doença entre gestantes e recém-nascidos
Grávidas e recém-nascidos ganharam um novo reforço para proteção contra coqueluche. A partir deste mês de novembro, as gestantes têm à disposição a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o Ministério da Saúde busca reduzir a incidência e mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos. A vacina dTpa está disponível nos 35 mil postos de saúde da rede pública.

A recomendação do Ministério da Saúde é para aplicação da dose entre a 27ª e a 36ª semanas de gestação – período que gera maior proteção para a criança, com efetividade estimada em 91%. Entretanto, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Esta é a quarta vacina para gestantes no calendário nacional. O SUS também oferece a influenza, a dupla adulto (difteria e tétano - dT) e a vacina contra hepatite B.

O público-alvo para imunização contra a coqueluche é composto por 46,9 mil gestantes. O Ministério da Saúde repassou ao Estado 14,7 mil doses da vacina. Em todo o país, a estimativa é imunizar mais de 2,9 milhões de gestantes e 324 mil profissionais da área da saúde. No Rio Grande do Norte, foram registrados 322 casos da doença e quatro mortes, entre 2011 e 2013.

Para a implantação desta vacina no calendário, este ano, o Ministério da Saúde adquiriu quatro milhões de doses, com investimento de R$ 87,2 milhões. Cada dose tem o custo de R$ 21,81. Já foram distribuídas para todas as unidades da Federação 1,2 milhão de doses, para a incorporação da vacina ao SUS. Além disso, o Programa Nacional de Imunizações vai fazer o envio mensal de 300 mil doses.

Com a incorporação da dTpa, a rede pública passa a ofertar 17 vacinas de rotina no calendário nacional. O Ministério da Saúde ofertou neste ano três vacinas. Em março deste ano, a vacina contra HPV; em julho a Hepatite A e a, partir deste mês, a imunização contra coqueluche para grávidas.

COQUELUCHE


A coqueluche é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade, causada pela bactéria bordetella pertussis. As principais complicações secundárias são a pneumonia, otite média, ativação de tuberculose latente, enfisema pneumotórax, entre outras. O número de casos da doença reduziu de 40 mil notificações nos anos 1980, em média, para cerca de 1.500 casos na década de 2000. No entanto, a partir de 2011, houve aumento nos casos da doença em todo o mundo, sobretudo em crianças menores de três meses, por não terem ainda recebido o esquema completo da vacinação contra a doença.

SESED PROMOVE SEMINÁRIO "UM PACTO PELA VIDA E PELA SEGURANÇA"

A Governadora Rosalba Ciarlini participou do seminário “Um pacto pela vida e pela segurança: uma análise da violência no RN”, promovido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Operações do TRE.

A abertura contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança, General Eliéser Monteiro, do Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Júlio César, do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militares, Coronel Elizeu Dantas, do Delegado Geral da Polícia Civil, Adson Kepler, da representante do Governador Eleito, Dra. Kalina Leite, da futura primeira-dama, Juliane Faria, representando a equipe de transição, além de representantes dos municípios, da OAB, Direitos Humanos e outras instituições.

“A questão da segurança é um problema presente em todo o Brasil e momentos onde podemos analisar, discutir e apontar estratégias e soluções para agirmos na raiz do problema são interessantes para que este seja um trabalho continuo com resultados satisfatórios”, declarou a Governadora.

O objetivo do Seminário é reunir todos os atores sociais na busca de uma melhor evolução para a segurança com discussões que tornem o trabalho moderno, eficiente e participativo. “Nossa ideia é traçar diretrizes que possam ser seguidas pelos responsáveis pela defesa do Rio Grande do Norte com uma discussão multidisciplinar e interinstitucional, pensando também nas causas e não apenas nas consequências”, disse o Secretário Estadual de Segurança de Defesa Pública.


 A programação do Seminário segue até esta terça-feira (19) com palestras, mesas redondas e oficinas temáticas.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

QUANDO EU PENSO QUE JÁ VI TUDO, ME APARECE ESSA

JOVEM É ENTERRADO AO SOM DO CANTOR PABLO NO CEARÁ

“Estou indo embora agora, por favor não implora, porque Homem não chora”. Foi ao som do cantor baiano Pablo, que um rapaz de 18 anos se despediu deste mundo e foi enterrado na terça-feira (11), no cemitério municipal de Caririaçu, cidade cearense distante 371 quilômetros de Mossoró e 503 de Fortaleza.

O cortejo fúnebre ao som da música “Porque homem não chora”, fenômeno atual nas rádios, teria sido um dos últimos desejos em vida de Isael Pereira de Freitas. A cena inusitada chamou a atenção de curiosos que chegaram a gravar um vídeo.

A música era tocada em uma moto-som volante que acompanhava a passagem do caixão pelas principais ruas do município com destino ao cemitério local.

A funerária responsável pelo cortejo afirmou que homenagens em geral, como a feita para Isael, ficam sob responsabilidade dos familiares e que não interfere na forma como são feitas.

Reflexo de luto

Embora curiosa, a professora Gisele Sucupira, da Universidade de Fortaleza, pós-graduada em tanatologia (estudo sobre a morte), afirma que a homenagem é uma forma de luto. “Estamos acostumados a ver sofrimento quando falamos de luto. Por isso, quando ouvimos uma música alegre tocando, achamos que a família não está sofrendo. É um engano! A morte de um ente nos causa muita dor. E cumprir um desejo, é uma maneira dolorosa de fechar um ciclo, de reconhecer que está acabando”, diz Gisele que complementa: “se não fosse feito, a família provavelmente sofreria pelo arrependimento de não ter realizado o pedido, mesmo sabendo que poderia”, salienta.


Isael Pereira de Freitas foi morto a tiros nas imediações de uma pousada, na manhã da ultima segunda-feira (10) no Centro de Caririaçu. A Polícia investiga o caso.

Eu fico imaginando aqui: qual a dor maior para à família, a dor da perda do ente querido ou ouvir essa música até o cemitério?

BREVE RABISCO SOBRE A "RES PUBLICA" (COISA DO POVO)


Cesar Amorim
Amanhã, dia 15 de novembro comemoramos em nosso país a famosa Proclamação da República. A ideia de República nasceu ainda entre os romanos antigos, Res publica, significa "coisa pública" ou coisa do povo.

           Em 15 de novembro de 1989, de acordo com o jornalista e político da época Aristides Lobo, o povo assistiu "bestializado aos acontecimentos” daquele evento, ou seja, tal como na “independência”, naquela tarde ensolarada o povo mais uma vez não havia participado daquele movimento. Simplesmente, M. Deodoro, que estava bastante doente, teria se levantado de sua cama e, em cima de seu cavalo, proclamado a República pelas ruas do Rio de Janeiro.

Assim, com o declínio do Brasil imperial, D. Pedro II é “convidado” a retirar-se do país com sua família.  M. Deodoro, que ficou no comando, não procurou fazer alterações estruturais, tão pouco sociais na jovem república, as estruturas de dominação mudam somente de roupagem.

 Iniciasse até 1930 uma primeira experiência republicana, demagoga e desastrosa, onde o domínio político e econômico, pertenceu somente a duas oligarquias do país, uma ligada a produção de café e a outra, de leite. O coronelismo impera e, a velha política dos Governadores, o voto de cabresto fazem do Brasil um grande feudo, estruturado sobre as bases da força bruta.

Em 1930, o Gaúcho Getúlio Vargas chega ao poder através de uma “revolução”, procurou estabilizar do regime e a moralizar as eleições, fazem parte de seu período a criação do primeiro Código Eleitoral, com ele, voto secreto e o voto feminino (na cidade de Mossoró, uma mulher já havia votado no ano de 1927, a professora Celina Guimarães, através de uma lei municipal).

A partir de 1945, uma onda de redemocratização toma conta do país, tivemos um período democrático com cinco presidentes, terminado em primeiro de abril de 1964, com um golpe de estado dado pelos militares, golpe, que perdurou até o ano de 1985, aqui não se fala em participação popular, nem voto, nem liberdade, em síntese, o povo “esquece” que existe.

Em 1985, novos ares de república, o povo começa a existir, um ano antes o país inteiro havia pintado a cara de verde e amarelo, é eleito indiretamente um presidente civil (Tancredo Neves), com ele, renascem os sonhos de milhões de brasileiros, todos vítimas daquele período (1964-1985) desumano.

Em 1988, nascia, com a cara de políticos como o Dr. Ulisses Guimarães a nossa atual Constituição, a cidadã, sem dúvidas a mais democrática e solidária de todas. Porém, mesmo assim, infelizmente, não temos, ainda, uma democracia tal qual almejamos.

Falta-nos, como nação, uma democracia econômica, ousamos em dizer, que, NÃO EXISTIRÁ DEMOCRACIA POLÍTICA NO BRASIL, ENQUANTO NÃO HOUVER UMA DEMOCRACIA ECONÔMICA, ainda somos, infelizmente, um dos países com pior distribuição de renda em todo o globo, ainda sofremos desta lepra.

Por fim, externo, apesar de tudo, meu otimismo com o Brasil, nosso povo tem demonstrado certa liberdade e autonomia frente aos desmandos dos governos, quebrando a teia das oligarquias regionais, indo as ruas quando preciso, participando do processo de construção de um país melhor, para todos.

Bola pra frente Brasil.

Cesar Amorim