sábado, 8 de novembro de 2014

MAIS DE 205 MIL INSCRITOS PARTICIPAM DO ENEM NO RN

Mais de 205 mil estudantes em todo o Rio Grande do Norte participam hoje e amanhã de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Estado, a quantidade de inscritos é de 205.940, superando os números de 2013 em mais de 2%. Em todo o país, serão mais de 8,7 milhões de estudantes aptos a fazer o Enem, cerca de 21,6% a mais que o total de inscritos no último ano.

O horário de abertura dos portões em Mossoró será a partir das 11h e se estende até o meio-dia, devido ao horário de verão. Recomenda-se ao candidato que fique atento a esta informação e chegue ao local com uma hora de antecedência do início do horário da prova.

As provas de hoje abordarão questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o participante tem quatro horas e trinta minutos para finalizar a sua avaliação.

Amanhã serão aplicadas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da elaboração de uma redação. O tempo de prova no segundo dia do Enem é ampliado em uma hora e será aplicada ainda a avaliação de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição do Exame.

O candidato deve comparecer ao local da prova portando um documento de identificação com foto e, apesar de não ser obrigatório, recomenda-se que leve o cartão de confirmação de inscrição. A prova deve ser preenchida com caneta esferográfica transparente, de tinta preta.

É estritamente proibido ao candidato qualquer consultar ou comunicar-se com outros participantes durante o horário das provas; portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos, como calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

É também proibido o uso de óculos escuros, boné, chapéu, viseira ou gorros e portar armas de qualquer espécie, ainda que tenha autorização para o porte. O candidato só poderá ausentar-se da sala de provas após duas horas do seu início.

Em Mossoró, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) disponibilizará pela primeira vez 60% de suas vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa a nota do Enem como parâmetro de classificação. Serão oferecidas 1.310 vagas em todo o Estado.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que já utiliza o Enem no seu processo de seleção, oferecerá 2.500 vagas, sendo 1.380 para o Campus de Mossoró. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) também terá processo seletivo através do SiSU, e universidade e faculdades privadas também permitirão ingresso através de programas federais como o Prouni, que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas e usam a nota do Enem como forma de ingresso.

Dicas para o Enem

O professor Alessandro Paiva, que prepara estudantes em diversos cursinhos da cidade para a participação no Enem, elaborou algumas dicas para os inscritos:

1 - Aproveite a tensão a seu favor: a adrenalina liberada em momentos assim ajuda a promover a sensação de bem-estar, controlar o estresse e deixá-lo mais atento.

2 - Leia com atenção: o Enem é uma prova majoritariamente interpretativa. Fique esperto para os detalhes de cada questão. Releia sempre que necessário.

3 - Hidrate-se bem: o corpo e o cérebro funcionam melhor quando bem hidratados. Beber água é fundamental, mas sem exageros para não precisar sair de sala para ir ao banheiro.

4 - Alimente-se bem antes e durante a prova: nada de exageros, nem para mais, nem para menos. Faça uma refeição leve antes da prova e durante o período do Exame; se a fome aparecer, coma uma barra de cereal. É rápido, nutritivo e vai te deixar saciado por tempo suficiente. Um chocolate pode ser uma boa saída para aliviar atenção, mas evite excessos, pois o açúcar vai fazê-lo beber mais água e talvez precisar ir ao banheiro.

5 - Ignore as questões que pareçam difíceis: se não conseguir responder a questão logo de cara, ignore-a e passe para a seguinte. ''Encucar'' com elas só vai fazê-lo perder tempo e esquentar a cabeça. Volte a elas apenas no fim da prova.


6 - No segundo dia, comece pela redação: tranquilidade é essencial para produzir o seu texto dissertativo. Responder as questões primeiro vai fazê-lo perder tempo e talvez se irritar. Faça o rascunho da redação logo que receber a prova. Em seguida responda algumas questões de língua portuguesa. Cerca de meia hora depois volte ao rascunho, dê uma lida cuidadosa e então passe a limpo, finalizando a redação antes de partir de vez para as últimas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário