quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PREFEITO DE ANTÔNIO MARTINS PROMOVEU ENCONTRO ADMINISTRATIVO ONDE DETALHOU SITUAÇÃO DE CRISE DO MUNICÍPIO

No Encontro Administrativo, realizado nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, no Salão Paroquial, o prefeito de Antônio Martins, Dr. Zé Júlio, expôs em detalhes a situação de extrema dificuldade financeira enfrentada pelo município.

Com base em dados e números, o chefe do executivo Antônio-martinense mostrou aos servidores que a crise tem afetado o equilíbrio das contas públicas.

Dr. Zé Júlio lembrou que, a partir de julho de 2015, Antônio Martins começou a registrar sucessivas quedas nos repasses do FPM e, por fim, foi informado que o município terá de devolver 330 mil reais do complemento do Fundeb, repassado ao longo de 10 meses.

“O somatório dessas perdas, juntamente com a queda das matrículas escolares e a redução drástica do FPM, aliados às peculiaridades do município, com vultosos investimentos em Saúde, especialmente com a manutenção do nosso Hospital Maternidade Justino Ferreira, em torno de 180 mil reais mensais, e toda a máquina administrativa, além de dívidas com o INSS e precatórios trabalhistas, da ordem de 185 mil reais todos os meses, sacrificam e impossibilitam de se honrar em dia, sequer, o pagamento dos funcionários efetivos e concursados, além dos comissionados, que juntos consomem recursos da ordem de 419 mil reais por mês, ficando de fora ainda toda a assessoria”, esclareceu.


Além de abordar os diversos aspectos da administração municipal, Dr. Zé Júlio fez uma explanação sobre os desafios dentro da atual conjuntura.

“Diante dessa nova realidade, com o FUNDEB comprometido com a folha de professores, o município precisa conter gastos, evitar terceirizações e contratos, sendo obrigado a trabalhar somente com o quadro de pessoal efetivo, para serviços gerais e apoio pedagógico, com cumprimento das cargas horárias plenas de 40 horas para ASG e 30 horas para professores, para podermos planejar e executar o pagamento da folha da Educação, que corresponderá em média a 300.000,00 reais mensais”, enfatizou o prefeito.

Dr. Zé Júlio finalizou prometendo fazer todo esforço para honrar com a nova política salarial, porém espera contar com a adesão de todos os servidores com o cumprimento dos deveres e da carga horária, pois o município não tem mais condições financeiras para contratar pessoal.

O encontro foi também um momento em que cada servidor pode colaborar de forma incisiva, com sugestões e opiniões, para a melhoraria dos rumos da gestão municipal.


Afora os servidores municipais, o evento contou com a participação do vereador Chico de João Bosco, dos secretários Ciriaco Alves (Obras e Transportes), Rosineide Mesquita, (Trabalho, Habitação e Assistência Social), Clébia Fernandes (Saúde) e Ana Maria Vieira (Educação), da diretora do Hospital Maternidade, Joelma Joilma, dos assessores jurídicos, Lincol Alves e Allembert Nunes, do coordenador de Cultura, Chagas Cristovão, da diretora e vice diretora da Escola Infantil, Matildes Vieira e Socorro Oliveira, respectivamente, diretor e vice diretora da Escola Municipal, Ivanaldo Monteiro e Janine Maia, respectivamente, bem como dos coordenadores pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário