Estudantes deixam o ensino fundamental com desempenho
pior do que entraram, em média, no Brasil. É o que mostram os resultados das
avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb),
divulgados hoje (30) pelo Ministério da Educação (MEC).
As provas que avaliam os estudantes de escolas
públicas em língua portuguesa e matemática mostram que os estudantes chegam a
um nível maior de aprendizagem nas disciplinas no 5º ano do que no 9ª ano,
quando deixam o ensino fundamental.
Os resultados mostram que, quando fazem a avaliação no
5º ano, os estudantes ficam, em média, no nível 4 de proficiência, tanto em
língua portuguesa quanto em matemática – em uma escala que vai de 0 a 9 em
português e de 0 a 10 em matemática. De acordo com os critérios do MEC, no
nível 4, os estudantes aprenderam o básico em ambas disciplinas.
No 9º ano, o resultado piora. Em média, os estudantes
estão no nível 3, tanto em língua portuguesa quanto em matemática, o que
significa que não alcançaram nem mesmo o nível básico e tiveram uma
proficiência insuficiente. Nessa etapa, a escala vai até 8 em português e 9 em
matemática, mas os critérios do MEC para classificar a aprendizagem como
suficiente permanecem os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário