segunda-feira, 11 de março de 2013

NUMERO DE MOTOS ROUBADAS EM MOSSORÓ CRESCE MAIS DE 45% ESTE ANO


O número de motocicletas furtadas e roubadas não para de crescer na cidade de Mossoró. Somente nos dois primeiros meses deste ano, mais de 100 pessoas foram vítimas desse tipo de crime. Diariamente as salas da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) são abarrotadas de gente esperando fazer um Boletim de Ocorrência (BO), dando conta que uma moto foi roubada.
Cresce bastante o número de motocicletas roubadas em Mossoró
Há aproximadamente um mês e meio, Maria do Carmo Celestino, 28, residente na zona rural de Mossoró, entrou para o ranking de vítimas de roubos e furtos de motos. Foi em um trecho da BR-304, uma das rodovias mais movimentadas que corta a cidade, que a mulher consultora de vendas teve a moto tomada de assalto em plena luz do dia.
A vítima estacionou o veículo em frente a uma loja de peças para caminhões, e quando ia descendo foi surpreendida por dois elementos em outra moto, que anunciaram o assalto, sem que ninguém notasse a ação ousada e rápida.
"Na ocasião, eu fiquei parada no local só chorando e me tremendo. Depois, conversei com uma pessoa que passava perto e fui até a polícia, mas só uma semana depois que a minha ficha caiu. Em uma semana, eu perdi seis quilos, devido a isso. Comecei a andar para procurar porque a polícia faz o serviço, mas a gente que está sofrendo pagando é que tem que correr atrás", comentou.
A mulher sequer havia emplacado a moto, que também não tinha seguro. A consultora de vendas, que já foi assaltada duas vezes, registrou boletim de ocorrência da moto que ela ainda nem terminou de pagar. "Dói a cada dia que passa. É um sofrimento saber que no final do mês você vai ter que pagar uma prestação alta para outra pessoa usar o que você comprou com dificuldade", disse.
Nos primeiros dois meses de 2013 e nos seis primeiros dias de março, já foram roubadas 144 motos no município de Mossoró, segundo estatísticas repassadas pela Defur, especializada responsável em apurar as ocorrências. São 45 a mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), coronel Alvibá Gomes Ferreira, em Mossoró o policiamento é reforçado por causa do comércio da região e o patrulhamento é feito diuturnamente em todas as áreas da cidade. "Nós realizamos fiscalizações diárias nos bairros e ruas da cidade, combatendo a criminalidade e somente este ano já recuperamos muitas motos, que foram roubadas ou furtadas", destacou o comandante.
Queixa
O delegado regional de Polícia Civil em Mossoró, Denys Carvalho da Ponte, explicou que a vítima de assalto ou furto deve procurar a polícia. A partir do momento em que a vítima presta queixa, a polícia pode investigar o caso e, se o bem roubado for recuperado, é mais fácil entrar em contato com ela para que reconheça o objeto a ser devolvido.
Para desbaratar quadrilhas e prender assaltantes, a Polícia Civil não conta apenas com as denúncias de quem é vítima. O delegado aposta também no Serviço de Inteligência das delegacias especializadas, principalmente a Defur, que com o apoio da PM tem recuperado muitos veículos furtados. "Afinal, a investigação é feita sem qualquer alarde, o que leva a polícia a solucionar diversos casos, principalmente os furtos e roubos de veículos", destacou o delegado Denys Carvalho.
"Motocicletas Traxx são as prediletas dos criminosos", diz delegado Denys Carvalho
Uma das estatísticas apontadas pela Defur mostra que das 144 motocicletas roubadas ou furtadas este ano, 102 delas são de marcas populares, com destaque para as motos Traxx, que tiveram 46 levadas pelos bandidos.
Segundo informações repassadas pelo delegado Denys Carvalho, a preferência pelas motocicletas Traxx se dá devido a vários fatores, entre eles a maior quantidade da frota em duas rodas circulando em Mossoró, associada à fácil comercialização das peças, facilidade de locomoção, além da baixa fiscalização sob o veículo.
"Hoje, a moto Traxx, ou similares, não precisa de alguns tipos de decantação exigida em outras motocicletas. Qualquer adulto, habilitado ou não, pode pilotar uma dessas motos, sem muitas exigências dos órgãos fiscalizadores", destacou.
Outro fator apontado pelo delegado é a maior agilidade em uma eventual fuga da polícia, onde por ser pequena e maneira, pode ser escondida rapidamente em espaços menores.
"Para se ter uma ideia, certa vez quando realizamos a prisão de um elemento envolvido com drogas, nos deparamos com uma dessas motonetas, desmontada e escondida debaixo de uma cama".
Além das motos Traxx, a preferência dos criminosos são os veículos da marca Honda, onde já foram roubadas ou furtadas este ano, 31 Fan ou Titan, 25 Biz, 15 Pop e oito Bros.
Procura por seguro para motocicletas cresce quase 300% em menos de um ano
O medo de ter seu sonho de consumo levado pelos bandidos tem feito com que os proprietários de motocicletas procurem as corretoras de seguros, como forma de garantir a proteção de seu veículo em duas rodas.
Nessa procura, as corretoras de seguro contabilizam um aumento de quase 300% em pouco menos de um ano. O benefício é contratado pelas mais diferentes classes sociais, que não querem arcar com o prejuízo em um eventual roubo ou furto.
De acordo com o corretor de seguros, Glauco Couto, os proprietários de motocicletas contratam, na maioria das vezes, o seguro total, temendo que algo possa acontecer e estando assegurado o prejuízo será ressarcido.
"Há ultimamente uma grande quantidade de pessoas procurado colocar sua motocicleta no seguro, independente do modelo ou marca. O proprietário quer saber se seu bem está acobertado e em um eventual roubo ou furto, a garantia de ter o transporte de volta é bem tranquila", explicou.
O funcionário público Aurélio, que teve sua moto tomada de assalto, conseguiu comprar outra motocicleta, quando recebeu o dinheiro do seguro. "Um amigo meu me aconselhou fazer um seguro para a minha moto e na semana em que contratei o

Nenhum comentário:

Postar um comentário