quarta-feira, 6 de março de 2013

PROJETO CISTERNAS DE PLACAS NO SÍTIO BOÁGUA EM ANTÔNIO MARTINS RECEBE VISITA DE JORNALISTAS DA INTERTV CABUGI

           
         Uma equipe da INTERTV CABUGI, afiliada da Rede Globo, esteve ontem (05/13) na comunidade de Boágua para fazer uma matéria sobre Cisternas de Placas. A comunidade recebeu a repórter Sara e o cinegrafista Zenóbio Oliveira com muito carinho. De início foram feitas várias filmagens das cisternas em execução e também das que já estavam prontas, e em seguida foram entrevistados alguns beneficiários, representante de associação e os responsáveis pela execução do projeto, que é a CEAPAC. A comunidade de Boágua foi beneficiada com 18 cisternas, totalizando assim 70 cisternas em toda comunidade, alcançando 100% da demanda. O município de Antônio Martins foi beneficiado, ao todo, com 168 cisternas para ser executada em toda zona rural, fechando  toda  a demanda do  município. A comunidade agradece demais a esse programa, pois chegou numa boa hora, já que estamos passando por dificuldade hídrica em nossa região.
                   O programa de Cisternas de Placas é só um dos meios de convivência com o semiárido nordestino, salientando que outros programas podem ser executados e possa amenizar o problema da seca, dentre estes podemos destacar a construção de pequeno, médio e grandes açudes, barragens, barragens subterrâneas, tanque de pedra, poços amazonas, poços artesianos.
                   No Rio Grande do Norte estão sendo construídas 3100 Cisternas de Placas através de convênios com o Governo Federal. Lembrando que todas as regiões do Rio grande do Norte estão sendo atendidas com esse programa e a tendência é que mais cisternas virão por ai, para que o homem do campo possa ter mais um meio para enfrentamento da seca que assola esse tão sofrido nordeste. Vale lembrar que as soluções existem, falta somente vergonha de nossos governantes para resolver esse problema que já vem de muito tempo.
                   Em Antônio Martins existe uma Comissão de acompanhamento na execução desse programa. São voluntários que estão desde o lançamento desse programa em abril de 2012, em Caicó, até os dias atuais. Pessoas estas que querem melhoria para toda nossa população.
                   A comissão é formada por:
   Altemar Bezerra – Presidente da Associação da Boágua/ Engenheiro e Professor
  Maria José – Representante da Igreja Católica e Professora
  Margarida Paulo - Presidente da Associação do Tamanduá
  Benedito Alves - Presidente da Associação do Tamanduá e Professor
   Gualberto César – Presidente do FUMAC do Município
  Marinaldo Monteiro – Agente de Saúde e Representante da Cachoeirinha
  Francineide Bezerra - Agente de Saúde e Representante da Colônia, Trincheira, Latão
  José Fernandes – Lider Comunitário e Professor
  Rita de Cássia – Representante da Associação pico Branco e Agricultora
  Maria da Conceição Lopes – Presidente da Associação da Pintada e Técnica de Enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário