MINISTRO PADILHA |
O Ministério da Saúde lançou hoje (4) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que tem início neste sábado, dia 8, com o objetivo de vacinar 12,2 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos de idade. De acordo com o secretário de Vigilância da Saúde, Jarbas Barbosa, 115 mil postos de vacinação de todo o país receberão as doses da vacina, disponíveis nas formas oral e injetável.
Apesar de a vacina oral ser oferecida para as crianças inclusas nessa faixa etária, durante a campanha também será feita vacinação injetável para crianças com 2 meses e 4 meses. Essa forma de imunização ao vírus está sendo aplicada desde a campanha do ano passado.
Barbosa afirma que "a vacinação oral é segura, induz boa imunidade intestinal e humoral, além de proteger contra os três sorotipos de poliovírus".
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que o governo tem adotado "a tecnologia para que o Brasil passe a produzir a vacina injetável contra a pólio". Ele lembra também que a família veja a caderneta de vacinação da criança para conferir se está completa e atualizada.
Jarbas Barbosa citou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no qual abordou informações de que 16 países registraram casos de poliomielite entre os anos 2011 e 2012. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, "é fundamental a manutenção da vacinação para evitar a reintrodução da pólio no país". A situação também foi destacada pelo ministro Padilha: "Em alguns países ainda há casos de pólio. É importante vacinar as crianças, para evitar reintrodução do vírus".
A campanha que começa sábado (8) dura até o dia 21 deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário