segunda-feira, 9 de setembro de 2013

7 DE SETEMBRO: HÁ O QUE COMEMORAR?

          Nesse sete de setembro a nossa agenda está cheia de patriotismo, “dia de glórias, de heroísmo, de bravura...”, é o famoso dia da “Independência”.
Pois bem, esta é a hora de repensarmos a nossa História. O certo é que existe na verdade, duas histórias. Uma delas é aquela que é feita para agradar a príncipes e reis, que transforma heróis em traidores e traidores em heróis.
De início, chamaremos aqui a atenção para o contexto da “Independência do Brasil”, considerando que a mesma já nasceu errada , prostituta. Na verdade, o trecho; “o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante” do hino nacional não é bem a realidade, pode até ter brilhado naquele instante, mas sem muitos méritos, haja vista que, D. João VI voltou a Portugal, levando tudo que havia nos cofres do Banco do Brasil e deixou a terra sob o poder do seu filho, como garantia do seu domínio e já com a intenção de recolonizar todo o Reino Unido.
A partir daí, sem dinheiro, sem nada, com apenas uma independência que saiu de um grito fingido, tivemos que inaugurar aquilo que trás hoje o nome de DÍVIDA EXTERNA, visto que, para Portugal “aceitar” nossa independência, fez-se necessário ser pago um valor 2 milhões de libras esterlinas (uma média de 9 milhões de reais) a título indenização, o que nos custou um empréstimo junto aos banqueiros ingleses, em contrapartida, passamos a súditos econômicos deste metrópole comercial, que era a grande potência da época, fato.
Nossa história é repleta de contradições, quase sempre (ou sempre) ouve interesses elitistas por trás de movimentos nacionais, em consequência disso, sem exageros, temos hoje grande parte deste Brasil dominado e alienado por parte da mídia, que nunca defende interesses plurais, mostrando sempre uma imagem distorcida da realidade, diga-se, os seus próprios interesses.
A grande imprensa gosta de mostrar “O País do futebol”, “O País do carnaval”, exaltando ambos a tal ponto que, é se fossem algo vantajoso para o povão. Lembremo-nos dessas obras faraônicas que estão sendo construídas de forma tão rápida para a Copa do mundo do ano que vem, enquanto isto,  falta-se o mínimo de serviços básicos que garantam cidadania e dignidade ao povo desta pátria mãe gentil.
  Determinados administradores públicos gastam excessivamente em coisas sem sentido, como contratos de milhares de reais em shows de artistas que estão frequentemente na mídia (na maioria das vezes para superfaturar), com excesso de propagandas ilusionistas do que não se faz (mas tentam passar que fazem), enquanto em suas cidades, não existe por parte dos mesmos a preocupação com SEGURANÇA PÚBLICA  EDUCAÇÃO, SAÚDE, EMPREGOS DIGNOS, SANEAMENTO BÁSICO, DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL, enfim, com as mazelas que assombram e assolam a população não detentora de privilégios. Nesse sentido, temos a impressão que voltamos a velha Roma antiga, é a velha e “boa” política do Pão e Circo ressurgindo das profundezas não sei de onde.
 De outra banda, vemos um país que culturalmente não valoriza movimentos históricos de massa, como o movimento de Canudos, liderado pelo messiânico Antônio Conselheiro, movimento esse que acolheu e deu condições de moradia a muitos sertanejos desiludidos com o governo Republicano da época. Movimento como o Quilombo de Palmares, que tinha como um de seus lideres o negro Zumbi, símbolo da resistência negra, morto em 20 de novembro de 1695. Vale lembrar o que foi feito com nossos nativos ao longo da colonização.
Quanto a “Libertação dos Escravos” em 1888? Esta palavra “Libertação” parece mais uma piada de português (ou de inglês), pois é sabido que quando o escravo foi “liberto”, o governo brasileiro não o deu oportunidade, nem condições dignas de vida e de sustento, tendo assim o mesmo continuado a margem da sociedade, como bem já foi observado por escritores ; o escravo saiu da senzala para os viadutos ou periferias.
Se faz necessário “revelar” mais uma vez, que essa “libertação”,foi pressionada pelo governo inglês, pois a Inglaterra vivia um  momento excepcional de sua industrialização e queria mercado consumidor, e escravo sendo “coisa”, não tinha poder de compra (Como já dito,sempre interesse de elite por trás do que aconteceu e acontece ,sejam elites internas ou externas).
 Lembremos-nos do período triste da Ditadura Militar de 1964, classifico como um dos períodos mais cruéis já vistos em nosso solo, tão recente em nossa história, foi de interesse americano. E ainda há pessoas, inclusive homens públicos “berram”; “Na ditadura as coisas tinham moral,o negócio era no cacete”. Se violência fosse solução...
            Resta-nos agora indagar-mos: Que País é esse? Mesma pergunta feita pelo cantor e compositor Renato Russo na década de 80, pergunta essa ainda tão atual. Que País é esse onde sua história é cheia de “absurdos normais”? Onde diversas irregularidades, falcatruas, roubalheiras, descaso com segurança, saúde, educação, prevenção... tudo isso fica impune? Onde deputado condenado a prisão, continua sendo detentor de mandato eletivo?  Onde uma grande parcela da sua população negra ainda continua marginaliza e hostilizada, mesmo depois de tantos anos de “Democracia”? Onde a maior parte da riqueza está nas mãos de uma pequena minoria? Onde a corrupção perece ser uma coisa histórica, cultural e, diga-se, normal? Onde a sempre um “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas? Onde tudo acaba em pizza e o povo não enche  a barriga?
Aqui não se sabe onde a mais sujeira, se nos esgotos ou nos ambientes de reuniões e acordos de nossos políticos. Quanto a Constituição? Ah, ela é linda, é um tesão, lendo seu art. V dá até vontade de chorar de emoção, porém, isso se limita apenas ao papel. Precisamos de cidadania, ela é conscientização do coletivo, ou como diria Hemingway "nenhum homem é uma ilha", portanto acorde e faça sua parte, lute pelo seu país pelos seus filhos e netos.
            Por enquanto, só temos certeza de uma coisa, a terra é adorada, amada, idolatrada por nós e pelos visíveis exploradores. Contudo, na hora do “... Salve! Salve!”, ninguém quer salvar o Brasil. Uma coisa haveremos de aplaudir: O Brasil ainda é o “Gigante pela própria natureza ”. Com as suas riquezas naturais, com a sua extensão territorial e sua grande diversidade étnica e cultural.
Cesar Amorim: Brasileiro/ Graduando em Direito pela UERN/Ex-aluno de Geografia pela UERN/ Estagiário de Direito na Procuradoria Geral do Estado - Subseção Mossoró.


César Amorim

8 comentários:

  1. ESSA PARTE VC MANDOU PRA ZE JULIO? SE NAO MANDE, ELE PRECISA VER ISSO PRA VER SE SE TOCA, PARABÉNS.

    Determinados administradores públicos gastam excessivamente em coisas sem sentido, como contratos de milhares de reais em shows de artistas que estão frequentemente na mídia (na maioria das vezes para superfaturar), com excesso de propagandas ilusionistas do que não se faz (mas tentam passar que fazem), enquanto em suas cidades, não existe por parte dos mesmos a preocupação com SEGURANÇA PÚBLICA EDUCAÇÃO, SAÚDE, EMPREGOS DIGNOS, SANEAMENTO BÁSICO, DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL, enfim, com as mazelas que assombram e assolam a população não detentora de privilégios. Nesse sentido, temos a impressão que voltamos a velha Roma antiga, é a velha e “boa” política do Pão e Circo ressurgindo das profundezas não sei de onde.

    ResponderExcluir
  2. ja que tao dizendo que vc ta bebendo em mossoro com ze julio e gildam porq vc num aproveita pra dizer isso a ele cesar , vc é muito inteligente mas se se misturar com ze julio ai mela tudo ate a historia de seu pai

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,agora beba mais Zejulio, esse menino num tem tempo p isso não, tbm o povim besta creditar nisso ochent homi !!!

    ResponderExcluir
  4. O PREFEITO D ANT MARTINS LASCOU A POPULAÇAO ,E TOME 15 KKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. antonio martis é DEPENDENTE dos agiotas

    ResponderExcluir
  6. E COMO O 7 DE SETEMBRO FAZ FALTA. MAS EM ANTONIO MARTINS, PROFESSOR COMO ESTE MAILTON A EDUCAÇÃO SÓ VAI PARA TRAZ, POIS ESSE RAPAZ SE MANDAR ELE CONTA A TABUADA O MESMO NÃO SABE, E PERGUNTO MAILTON VOCÊS QUANTO 7X8: DIGO MAIS VOCÊ NÃO RESPONDEU, VC NÃO SABE NEM ENSINAR O JARDIM, QUANTO MAIS NA ESCOLA MUNICIPAL QUE TANTO NO PASSADO TINHA RESPEITO E CONSIDERAÇÃO PELOS PAIS DE FAMILIA.

    ResponderExcluir
  7. pra que servem os veredores de oposição de antonio martins? a escola infantil esta funcionando totalmente irregular, sem romadas, sem portas, sem janela sem nada, onde estao vcs que estao deixando isso acontecer sem denunciar?

    ResponderExcluir
  8. voce era pra ser vereador cesar nos precisamos de pessoas com capacidade no futuro quem sabe prefeito

    ResponderExcluir