terça-feira, 16 de junho de 2015

AGRICULTORES DE ANTÔNIO MARTINS VISITAM PROJETO EM MESSIAS TARGINO


Neste sábado dia 13, a presidente de honra da Fundação Francisca Cavalcante de Sá, Alexandra Moreira, teve a oportunidade e o prazer de acompanhar um grupo de dez Agricultores Familiares das comunidades rurais do município de Antônio Martins que estiveram em nosso município  visitando a comunidade rural Junco de Cima, onde conheceram a experiência agroecológica familiar, da agricultora Maria José que trabalha com produção e comercialização de hortaliças.

A visita foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), do município Antonio Martins e a Fundação Francisca Cavalcante de Sá, que há mais de 10 anos tem atuação no município de Antônio Martins.



O presidente do Instituto Pacto de Desenvolvimento Social , Gualberto Cesar, Ciliro Paulo da Silva, presidente do SINTRAF , a Presidente de honra da Fundação Francisca Cavalcante de Sá, Alexandra Moreira e Teté Moreira presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico de Antonio Martins acompanharam o grupo de agricultores durante a visita .

Um grupo formado por cerca de dez Agricultores Familiares das comunidades rurais, Pintada, Timbaúba  e outras comunidades do município de Antônio Martins, estiveram no município de Messias Targino, visitando a comunidade rural Junco de Cima, onde  conheceram  a experiência  agroecológica familiar da agricultora  Maria José, que há mais de 13 anos trabalha com produção e comercialização de hortaliças orgânicas e criação de guiné e galinha caipira.



“Foi muito importante conhecermos esse espaço de produção, que mesmo diante de varias diversidades, como os períodos de seca estão produzindo e comercializando”, observou o presidente do SINTRAF,  Ciliro Paulo da Silva.

A presidente de honra da Fundação Francisca Cavalcante de Sá, Alexandra Moreira, disse que ficou encantada com o sistema de produção do grupo familiar, pela diversidade  de hortaliças plantadas e  a grande quantidade  de criação de galinhas caipiras, perus, guinés e outras aves.

Alexandra,  defendeu  que  a partir de um trabalho  conjunto envolvendo todos os segmentos organizados de Antônio Martins, principalmente através da iniciativa do Sintraf, será  possível  ser iniciada  uma experiência  de produção de hortaliças para o consumo das famílias e também para serem comercializadas. “Vamos iniciar essa discussão com os agricultores familiares que participaram  do intercambio e tentar fazer com uma experiência nos mesmo moldes possa servir de projeto piloto em Antonio Martins ” defendeu  ela.



A presidente de honra da Fundação Francisca Cavalcante de Sá, Alexandra Moreira, disse ainda que a fundação tem todas as condições de fortalecer essa parceria  com o Sintraf, visando o fortalecimento da Agricultura familiar local.

Participantes da visita recebem orientação

 O presidente do Instituto Pacto de Desenvolvimento Social, que tem um trabalho pioneiro na área de habitação rural em Antônio Martins,  Gualberto Cesar,  também participou do intercambio e Teté Moreira presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico de Antônio Martins acompanharam o grupo de agricultores.



O presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Fetraf/RN, Pôla Pinto também  participou  da visita.

Por cerca de duas horas, Maria José e José Militão, seus esposo explicaram aos participantes o funcionamento do projeto que vem garantido a famílias melhores condições de vida. O casal já conseguiu ampliar a produção, mesmo enfrentando o quarto ano de seca. De acordo com José Militão, a água de um cacimbão usada de forma racional vem garantindo a produção. “Aqui tudo é feito com racionalidade. O desperdício aqui é zero, só utilizamos a água necessária para garantir o bom funcionamento das nossas hortas como também dos animais”, acrescentou.



Maria José explicou aos visitantes que toda a produção é comercializada diretamente por ela sem a presença do atravessador, o que garante maior rentabilidade da produção. “Além da feira agroecológica, nos também comercializamos com comerciantes locais e também através de programas do governo”, disse.


10 comentários:

  1. Essa mulher alem de ser linda, da uma otima prefeita, pois a mesma entende de tudo, sempre procurando o melhor para todos os antoniomartinenses. Beijos da sua amiga, minha futura prefeita. ( se ze julho quizer se da bem em 2016 ele tem que ser o seu vice)...

    ResponderExcluir
  2. Alexandra nuca tive a oportunidade de conversar com vc ,mais tenho amigos (a) que é próxima de vc eles sempre fala da visão que vc tem, para nossa cidade ,confesso q ñ acreditava ,mais ao olhar esse blogue mim deparei com essa matéria ,parabéns por essa iniciativa de incetiva famílias que procuram resgatar seus laços com a
    natureza, fazendo de suas roças uma alternativa de geração de renda e de produção de alimentos. Seja em propriedades
    familiares e terrenos em torno das cidades, em quintais ou até mesmo em lajes, a roça persiste, conservando
    práticas e valores de homens, mulheres e jovens agricultores

    ResponderExcluir
  3. Alexandra muito bom vc abrir a descunsão para a citricultura família de Antonio Martins _RN,, mostram que mesmo nas
    cidades é possível viver dignamente da relação íntima com a natureza – fazendo agricultura. Tais iniciativas mostram
    que é preciso ter locais de produção de alimentos próximos às áreas urbanas para que as pessoas ao redor possam
    se alimentar melhor e mais barato. Mostram que se pode gerar renda e aumentar a qualidade de vida das famílias
    envolvidas. Mostram também como a agricultura é uma forma rica de fortalecimento de laços de vizinhança e de vida
    comunitária. E, principalmente, mostram que com criatividade as dificuldades impostas pela cidade são superadas.

    ResponderExcluir
  4. " Para os agricultores e agricultoras, a terra não é vista como simples
    mercadoria, mas sim como recurso de trabalho, de sustento e chão onde criamos nosso filhos e cultivamos a amizades. "
    Parabéns Alexandra as famílias da terra da Boa Esperança merece viver com qualidade de vida, sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Fortalecendo a economia solidária e a agricultura familiar de nossa cidade,parabéns que atitude linda ,admiro muito seu trabalho..parabéns

    ResponderExcluir
  6. Alexandra Parabéns por vc ser essa pessoa corajosa e guerreira,que ñ desiste nuca de seus ideais e prova que é com trabalho e atitude que vence as dificuldades que a vida nós apresenta sinceramente ñ votei em vc, mas reconheço que seu trabalho por nossa cidade é uma verdadeira prova de amor por tds nós, ñ mim lembro de neuma pessoa que tenha trabalhado tanto pela terra da boa esperança sem nuca ter ocupado um cargo publico como vc faz por essa terra sou admiradora so seu trabalho...Deus te proteja minha querida....

    ResponderExcluir
  7. Essa frase combina com vc minha prefeita",A grande lição na vida é nuca ter medo de niguém ,nem de nada."
    Frank Sinatra

    Parabéns ,tenho orgulho de ter votado em vc ,tamos juntas mulher do povo...

    ResponderExcluir
  8. Eu mim emociono quando vejo matérias publicada sobre seu trabalho, e fico mim perguntando de onde essa mulher tira tanta força para fazer o bem a nossa terra, peço tanto a Jesus que guarde vc , conheço esse coração cheio de coisas boas para nossa terra , sua casa ñ tem portas por que tds que chega procurando vc é com braços aberto que nós recebe ,Minha amiga quero que saiba que onde vc estive conte comigo e minha família,e obg por td que faz por nós, lindo esse projeto...

    ResponderExcluir
  9. Alexandra Moreira sou professora é admiradora de suas lutas pelas causas sócias de nossa cidade, acima de tudo, uma filha dedicada, mãe que morre pelos seus filhos, filha de pais orgulhosos do caminho do bem que você seguiu valorizando seus ideais, lutando humildemente pelos seus sonhos. Solidariedade é seu nome, por isso hoje superou todas as expectativas e limites e nunca deixou que as criticas negativas abalassem sua caminhada.Parabéns mulher forte conte comigo .

    ResponderExcluir
  10. Vc é especial nuca se cansa de fazer o melhor por nossa terra, é aquela mulher que formou uma família através da força do amor,
    mulher que gerou filhos lindo através do milagre da vida.
    vc é principalmente aquela valente mulher que vive o plano mais lindo que Deus tem para cada ser humano,que Deus realize tds os planos que ele tem em sua vida.
    Parabéns aos agricultores por ter uma parceira como Alexandra ,sucesso....

    ResponderExcluir