quarta-feira, 3 de junho de 2015

FIM DO PERÍODO CHUVOSO CONFIRMA 2015 COM MAIS UM ANO DE SECA

Com a chegada do mês de junho, o período chuvoso na região Oeste do Estado chega ao fim. No entanto, frustrando as esperanças de milhares de agricultores, o ano de 2015 mostrou que será mais um ano de seca.

"Em nossa região, o período chuvoso vai de fevereiro a maio, com os meses de março e abril registrando mais chuvas. Confirmando as previsões do começo do ano, o inverno de 2015 ficou com volume de chuvas abaixo da média e o RN hoje está com 120 municípios na categoria de 'muito secos', 14 'secos' e somente dois 'normais' (Portalegre e Angicos)", explica o meteorologista José Espínola.

O meteorologista chama a atenção ainda para o fato de que, no município de Angicos, 300 mm de chuva caíram em apenas dois dias. Com base nas médias registradas em todo o Estado, o meteorologista afirma que o inverno do ano de 2015, foi caracterizado pela irregularidade tanto na distribuição geográfica quanto temporal das precipitações. Ele afirma ainda que a má distribuição das chuvas ocorre até mesmo dentro de um mesmo município, com zonas registrando volumes acumulados maiores que as outras.

O RN que já sofre com o baixo volume de chuvas desde o ano de 2011. O que preocupa são os baixos níveis dos reservatórios, muitos abaixo dos 30% de capacidade", disse.

José Espínola conta que, no Leste do RN, as chuvas têm ocorrido com frequência desde o mês passado e devem se estender até agosto deste ano. Entretanto, na região Oeste, a previsão é que não ocorram chuvas de grande intensidade, pois a zona de convergência intertropical, que traz as chuvas para esta parte do Estado, já está se afastando para a Amazônia.

Mês de maio registra menos de 40% do volume de chuvas esperado

Embora alertadas pelos meteorologistas desde o começo do ano, muitas pessoas ainda tinham esperança de que o ano de 2015 ajudasse a amenizar as perdas nas lavouras e baixas no volume dos reservatórios após três anos de seca. Contudo, com exceção de fevereiro e março, o volume de chuvas acumulado mensalmente na região ficou abaixo da média, culminando com registro de somente 38,5 mm dos 100 mm esperados em maio, o que equivale a 38,5% do ideal.


Como consequência do baixo volume de chuvas registrado pelo quarto ano seguido, até mesmo produtores que usam o sistema de irrigação por poços foram afetados devido à redução no nível da água. Além das más condições climáticas, fatores como o aumento de custos como a energia elétrica para funcionamento das bombas de irrigação e do óleo diesel para transporte dos produtos também preocupa produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário