sexta-feira, 5 de outubro de 2018

PROGRAMA VIDA SAUDÁVEL TEM MELHORADO A VIDA DE DEZENAS DE JOVENS E ADULTOS DE ANTÔNIO MARTINS ATRAVÉS DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS



Referência para toda região, a rede municipal de Saúde de Antônio Martins também tem dado especial atenção à chamada medicina preventiva por meio do Programa “Vida Saudável”, uma iniciativa do prefeito Jorge Fernandes que vem melhorando a qualidade de vida de dezenas de jovens e adultos do município, através da prática de exercícios físicos, com aulas de aeróbica, alongamentos, relaxamento muscular, caminhada orientada e trabalhos específicos, auxiliados pelos aparelhos da Academia da Terceira Idade, localizada na Praça do Cruzeiro, local das atividades, que são ofertadas gratuitamente três vezes na semana – segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 16h00, com o educador físico do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Dr. Fernando Florêncio da Costa.

A faixa etária dos alunos é variada, mas em sua maioria são mulheres, com forte presença de adultos, de todas as idades, e jovens acima do peso levados pelos familiares.

Executado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a de Esportes, o programa, que mistura exercícios e caminhadas, hoje conta com 45 praticantes regulares.

"O conjunto de atividades proporciona bem-estar e estimula as pessoas a viverem uma vida mais ativa e sentirem-se melhor”, disse o secretário municipal de Esportes, Ailson Oliveira.

Os benefícios, contudo, vão muito além do bem-estar proporcionado pela atividade física, conforme ressalta a secretária municipal de Saúde, Dra. Joelma.

Segundo ela, os exercícios têm ajudado adultos, e até crianças obesas, a controlarem a hipertensão e a pré-diabetes, reduzir as medidas e a acabar com o uso de medicamentos prescritos.

“Muitos começam a exercitar-se por recomendação médica, após realizarem exames de rotina e descobrirem colesterol alto ou outras coisas e acabam se habituando”, destacou.

Para o professor Fernando Florêncio é possível envelhecer com qualidade de vida, além do mais, os exercícios ajudam a aliviar as tensões do cotidiano.

Pitica Lima é uma das beneficiadas pelo Programa “Vida Saudável”. Tomou gosto pelos exercícios e nunca mais parou. Aproveita a ocasião para colocar o papo em dia.

Um passo aqui, outro ali, e ela vai se atualizando dos assuntos corriqueiros da cidade. “Isso pra mim é uma terapia, pois me exercito e ainda revejo as amigas”, contou.

Para frequentar o programa basta ir ao local das atividades, no caso, a Praça do Cruzeiro, e solicitar a inclusão do nome no cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário