sábado, 24 de novembro de 2012

UM SALVE PARA JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES

Espalhadas na internet, as imagens de Joaquim Benedito Barbosa Gomes, ora de Batman, ora de Super-Homem, dão o tom da popularidade do relator da Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. A cada voto pela condenação, o ministro se tornava referência ética no país. De herói no imaginário popular, Barbosa alcança o posto máximo de um dos três poderes da republica, o chefe do poder judiciário brasileiro, o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Barbosa foi um cidadão comum, pobre, nascido em berço pobre, Joaquim Benedito Barbosa Gomes, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, desde pequeno já mostrava sua aptidão para os livros. O mais velho de oito irmãos  sonhou com um futuro melhor para a família. O primeiro passo concreto aconteceu quando  a família Barbosa embarcou em um ônibus rumo a Brasília.
Morando no Gama, cidade do Distrito Federal, Joaquim cursou o ensino médio no Colégio Elefante Branco, enquanto trabalhava para se sustentar. Poucos diriam que o jovem que limpava os banheiros do Tribunal Regional Eleitoral da capital chegaria tão longe.
Com dedicação reconhecida, concluiu o curso de direito na Universidade de Brasília. Logo ingressou no serviço público como oficial de chancelaria. Chegou a morar na Finlândia representando o Brasil pelo Ministério das Relações Exteriores. Depois de passar por alguns cargos da área jurídica no Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e no Ministério da Saúde, Barbosa entrou para o Ministério Público Federal.
A concepção de justiça moldada pelas dificuldades sentidas na própria pele ao longo da vida foi ainda mais lapidada pela natureza do cargo de procurador. A verve acusatória se solidificou no órgão que Joaquim só deixou quando foi indicado pelo presidente Lula, em 2003, para ser ministro do STF.
O então presidente Lula queria um ministro negro. Dos vários currículos que chegaram até ele por meio de assessores, o de Barbosa era de longe o melhor.
No fim da década de 1980, o então procurador obteve licença do MPF para ficar quatro anos estudando em Paris, de onde voltou com o título de mestre e doutor em direito público. Também foi professor visitante em universidades de Nova York e Los Angeles. Fala quatro idiomas (alemão, inglês, francês e espanhol).
Esse momento histórico não tem tanta significância pelo fato do novo presidente do STF ser um negro, mas, sobretudo por ter sido um menino pobre, que estudou em escola pública e saiu dela com condições de entrar na universidade pública,Joaquim Benedito Barbosa Gomes, acreditou na educação e venceu.


Cesar Amorim.
http://blogdocesaramorim.blogspot.com.br/
Texto com informações técnicas captadas do em.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário