segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MENOR PRESO A POSTE É FLAGRADO EM NOVO ROUBO...É MELHOR PREVENIR

Sou totalmente contra a prática da “justiça com as próprias mãos”, ou do “olho por olho”, como queiram entender, no entanto, esse novo fato nos leva  a uma reflexão muito importante. O penúltimo caso que envolveu esse jovem tomou proporções nacionais, fomentou o debate e nos fez refletir sobre a observância dos princípios que regem o estado de direito, sobretudo a observância dos direitos humanos, frente ao incentivo da prática da autotutela por membros de nossa sociedade.

Agora, o mesmo jovem espancado e amarrado ao poste é flagrado cometendo outro ato infracional ( segundo informações captadas através da mídia, ele possui passagens em delegacias tanto por furtos como por roubos).

Me preocupa, pois existe um risco grande e isso é um fato, de que, caso o Estado (que muitas e muitas vezes é omisso) não passe a tomar a devida providências com aqueles que cometem atos infracionais e crimes, não os permitindo que logo voltem a liberdade nas ruas, sem a punição necessária, esnobando da “cara” da sociedade e do próprio Estado, a coisa tende a piorar, e muito.

Piorar, tanto no que diz respeito ao aumento do número de “justiceiros”, como de infratores como o adolescente em exame. Nosso sistema de punição é fragilizado e flexível, o que permite que o infrator não “tenha medo da lei”, na mesma banda, existe uma grande omissão estatal.
Ainda existe a questão utópica da ressocialização, que não é nossa intenção tratar aqui (nas condições de nosso sistema penitenciário, na prática, ressocialização não existe).

Por fim, esse novo fato envolvendo esse jovem, leva-nos a perceber de forma muito clara que, caso o Estado continue permitindo que autores de atos infracionais, crimes e contravenções continuem sem medo das leis e livres (graças à omissão estatal), a tendência é que a tal prática da autotutela ou, “justiça com as próprias mãos” (como queiram) se torne mais popular e, mais aceita em sociedade do que já está.
É melhor prevenir...


Cesar Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário