terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PREVISÕES METEOROLÓGICAS APONTAM PARA CHUVAS AO LONGO DA SEMANA

As precipitações pluviométricas registradas em Mossoró e alguns municípios das regiões Vale do Açu, Seridó e Alto Oeste durante o final de semana são um indicativo de que o período chuvoso deverá ser regular no Rio Grande do Norte. É o que afirma o serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A previsão é de que a partir de amanhã, 12, até o próximo domingo, 16, novas chuvas sejam registradas pelo Estado.

"Tivemos boas chuvas em algumas regiões nesse final de semana, variando de 20 a 40 milímetros, decorrentes da posição da zona de convergência intertropical que está acima do Nordeste. Esse é bom indicativo de que teremos um período chuvoso regular e não tão tardio como o de 2013, quando as chuvas começaram a ocorrer em meados de abril. De quarta-feira a domingo, poderemos ter novamente precipitações em algumas cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Mossoró", destaca o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot.

Conforme o especialista, há possibilidade, inclusive, de chuvas acima da média serem registradas nesse período, o que contraria a previsão inicial anunciada durante o XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado em Fortaleza, no mês de janeiro. As expectativas dos meteorologistas, naquela reunião, apontavam 40% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média.


"Se houver mudanças significativas, poderão, sim, ocorrer chuvas acima da média. Nosso sistema meteorológico mostra que as precipitações vão continuar a cair, regiões como o Centro Oeste do Rio Grande do Norte oferecem condições até mais favoráveis para essa incidência", explica Gilmar Bistrot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário