quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PSD E PT AVANÇAM NO DIÁLOGO SOBRE ELEIÇÕES

Representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Social Democrático (PSD) se reunirão amanhã, às 18h, em Natal. Na oportunidade será tratada a possibilidade de uma aliança política envolvendo as duas agremiações para o pleito deste ano no Rio Grande do Norte.

 De acordo com informações repassadas à editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o convite para o encontro partiu das lideranças petistas e deverá contar com a presença do vice-governador Robinson Faria, na condição de presidente estadual do PSD e de lideranças petistas como a deputada federal Fátima Bezerra, além do deputado estadual Fernando Mineiro e outras lideranças que representam o PT norte-rio-grandense.

 A decisão do Partido do Movimento Democrático Brasileiro em abrir vaga para o Senado da República para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), mais precisamente para a vice-prefeita Wilma de Faria, não só afastou os petistas dos peemedebistas, como também aproximou o PT e o PSD.

Hoje, uma chapa envolvendo Robinson Faria para o Governo do Estado e a deputada federal Fátima Bezerra para o Senado da República é vista como um caminho tanto para o PT quanto para o PSD. Fontes ligadas à executiva norte-rio-grandense do PT informaram à GAZETA DO OESTE que a aliança com o PSD é vista com simpatia pela maioria dos petistas.

  "Nós não vamos antecipar algo que será alvo de discussões, mas o fato é que no PT existe uma relação muito boa com Robinson (Faria) e com o PSD. O nosso presidente nacional, Ruy Falcão, esteve recentemente no Rio Grande do Norte e foram feitas as apresentações formais ao vice-governador e esse encontro que ocorrerá na quinta-feira é apenas a continuidade da conversa iniciada quando da presença do nosso dirigente nacional", disse a fonte, afirmando que atualmente todas as correntes internas do PT demonstraram a manifestaram apoio a composição com o PSD.

  Outro fator que tem sido observado pelas lideranças das duas agremiações é a aliança administrativa que envolve as duas siglas em Mossoró. Na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, o PT está participando da gestão provisória do prefeito interino Francisco José Júnior. A fonte com assento na executiva estadual do PT argumenta que a união das duas legendas em Mossoró não representa um fator decisivo para a evolução de entendimento no plano estadual, no entanto, facilita um entendimento.

  "Não se pode dizer que a aliança que celebramos com o PSD de Mossoró seja primordial para que no Rio Grande do Norte as duas agremiações caminhem juntas, mas não podemos deixar de colocar que é um ponto de facilitação, pois estamos falando da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. As coisas estão caminhando bem e, como disse, vamos esperar os resultados das conversas, mas hoje considero bem avançada a possibilidade de aliança eleitoral com o PSD", ressaltou a fonte petista.

  Em Brasília, o chefe interino do Poder Executivo mossoroense visitou ministérios. O que chamou a atenção foi a presença do vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado federal José Guimarães (CE). Guimarães é um dos principais expoentes nacionais do PT, tendo ocupado a liderança da base de sustentação política da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Em Mossoró, a presença do parlamentar cearense acompanhando o prefeito interino foi vista como estreitamento substancial nas relações que envolvem PT e PSD no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário