terça-feira, 15 de julho de 2014

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CASSA MANDATO DA PREFEITA DE AREIA BRANCA

Prefeita cassada, Luana Pedrosa Bruno

Durante sessão realizada ontem, 14, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), em dissonância com a Procuradoria Regional Eleitoral, decidiu cassar os diplomas da atual prefeita do município de Areia Branca, Luana Pedrosa Bruno, e de sua vice, Lidiane Michele Campos Garcia, aplicando-lhe uma multa de R$ 5 mil, individualmente, declarado-as inelegíveis para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes. Luana foi acusada de abuso de poder político e uso da máquina pública.

Decidiu, também, aplicar multa de R$ 10 mil, a Manuel Cunha Neto e José Bruno Filho, respectivamente, deixado-os inelegíveis na forma do artigo 1º, I, alínea j da LC 64/90, por terem praticados condutas vedadas aos agentes públicos, captação ilícita de sufrágio, uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político e econômico.

Após o julgamento dos embargos ou exaurido prazo para sua apresentação, será encaminhado ofício ao Juízo da 32ª Zona Eleitoral, para cumprir a decisão, determinando a posse imediata do presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Góis (PV), na Chefia do Executivo, posto declarados nulos os votos obtidos no pleito de 2012, a teor do artigo 224 do Código Eleitoral, devendo ainda ser realizadas eleições suplementares no município de Areia Branca/RN.


A Corte determinou que sejam remetidas cópia integral dos autos e remessa ao Ministério Público da Comarca de Areia Branca/RN, para que seja apurado o cometimento de atos de improbidade administrativa, tendo em vista terem sido realizadas nomeações de candidatos aprovados em concurso com prazo de validade vencido, bem assim apurar se houve o cometimento de crime previsto no Decreto Lei 201/67. O desembargador João Rebouças se declarou impedido para funcionar no presente feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário