sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS AMEAÇAM PARAR O RIO GRANDE DO NORTE

Em reunião ontem à tarde, na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), em Natal, servidores públicos discutiram possibilidade de greve geral de todos os trabalhadores atingidos pelo corte na gratificação de insalubridade e adicional noturno, aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O encontro, do qual participaram sindicatos de várias categorias do funcionalismo público estadual, avaliou que a medida pode desencadear novas paralisações.

Segundo o representante do Sindicato dos Odontologistas do Estado do RN (Soern), Ivan Tavares Júnior, cada sindicato realizará uma assembleia com sua categoria para votar a paralisação, mas atos conjuntos já estão sendo pensados para externalizar o descontentamento dos servidores com a postura do Governo do Estado.

“Nossa categoria é uma das que vão entrar em greve, e a partir da terça-feira (18) já teremos essa decisão oficializada através de assembleia geral. Será uma grande paralisação, visto que só em Natal, 86% dos dentistas do município são funcionários estaduais cedidos”, disse Ivan.

O Sinmed-RN também já definiu a data de paralisação das atividades da categoria. Os médicos cruzarão os braços a partir da próxima segunda-feira, (17). Com a decisão, eles aumentam o número de servidores públicos estaduais em greve, se unindo às outras categorias da saúde e aos docentes e técnicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

De acordo com o Sinmed, o início de sua mobilização será marcada por um ato público na segunda (18), às 9h, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, que contará com a participação de vários outros sindicatos que também avaliam que os servidores estaduais estão sendo lesados no direito de incorporar a insalubridade, uma vez que tiveram descontos para a Previdência durante toda a sua vida funcional.

Segundo o sindicato, a decisão do TCE/RN acaba por cortar da aposentadoria dos servidores estaduais as gratificações tidas como temporárias, como insalubridade, adicional noturno e de deslocamento. A decisão é aplicada aos servidores aposentados a partir de julho de 2014.

O sindicato acredita que como a Previdência sempre descontou sobre estes valores, o correto seria devolver para o trabalhador todo o dinheiro retirado de sua conta durante seus mais de 30 anos de contribuição. A categoria afirma que o TCE garante apenas a devolução dos últimos cinco anos.

Saúde acionará MP por problemas no Hospital Regional Tarcísio Maia

O Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde/RN) irá acionar o Ministério Público (MP) para denunciar a situação estrutural do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Na última semana, os representantes do sindicato divulgaram fotos e vídeos com pacientes pelos corredores da instituição e inclusive recebendo sangue no chão do hospital.

De acordo com o diretor regional do Sindsaúde, João Morais, o documento já foi redigido e deve ser protocolado no MP amanhã. Ele comenta que outro documento com teor parecido já foi enviado à promotoria estadual no mês de abril, mas que até o momento não obteve nenhuma resposta prática.

Na manhã de hoje, os servidores do HRTM farão ato público em frente ao HRTM. Segundo João Morais, a atividade tem objetivo de denunciar as péssimas condições de trabalho e de atendimento, além da imediata realização de concurso público para o segmento e conclusão das obras no hospital.


João Morais também comentou a decisão dos médicos de paralisar suas atividades. Para ele, isso só reitera o momento crítico da saúde no Estado. “A greve dos médicos é só mais uma prova de que a saúde do RN está à beira do caos, e isso afeta todas as categorias que trabalham sob constante pressão”, confirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário