quarta-feira, 20 de abril de 2016

CONTA DE LUZ TERÁ UM AUMENTO DE 7,73% NO ESTADO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta terça-feira, 19, as novas tarifas de energia elétrica para o Rio Grande do Norte. O índice médio de reajuste para o consumidor foi de 7,73%.

As novas tarifas entrarão em vigor para aproximadamente 1,4 milhão de clientes da concessionária no próximo dia 22 de abril, mas o consumidor só irá perceber essa variação nas faturas recebidas a partir de maio.

Segundo a Cosern, mesmo após o reajuste, a companhia continua figurando entre as distribuidoras brasileiras com menor tarifa de energia. Os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 7,78%.

Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 7,61%, em média.

Além dos valores de tarifas fixados pela ANEEL, são cobrados na conta de energia, ainda, os impostos (ICMS, PIS e COFINS) e as Bandeiras Tarifárias, neste mês de abril na bandeira Verde, ou seja, sem acréscimo.

Conforme definido pela administração municipal, também é cobrada na conta de energia a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), tributo repassado pela Cosern diretamente para as prefeituras municipais, que são as responsáveis pelos serviços de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública.

Do valor cobrado na fatura, apenas 21,9% ficam na Cosern para cobrir os custos com a operação, manutenção, administração do serviço e investimentos.

Os encargos setoriais e impostos continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 39,5% da mesma. Já as despesas com a compra e transmissão de energia respondem por 38,6%.


Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, apenas R$ 21,90 são destinados efetivamente à Cosern para operar e expandir todo o sistema de distribuição de energia elétrica no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário