quarta-feira, 31 de julho de 2013

CÂMARA DE VEREADORES DE ANTÔNIO MARTINS NÃO É ATUANTE

    
    Em pesquisa realizada pelo blog entre seus leitores, afirma que à câmara de vereadores da cidade de Antônio Martins não é atuante.
      É certo que tem vereadores que trabalham, enquanto que a maioria, ainda não disse prá que foram eleitos, não fazendo nada pelo município.
         Numa soma de 80% dos votos, afirmam que a câmara não é atuante, enquanto que 12% afirmam que sim, que a câmara faz um trabalho atuante.
        Embora achamos que o grande desgaste dos vereadores com a população, foi à aprovação da lei de redução dos salários dos professores, onde dos nove vereadores, cinco votaram desfavorável aos professores,  entre eles: Chico de João Bosco, Anaílson, Jairo, Novo de Ciriaco e Valdecí.
       Os vereadores  Uá do Pico, Almeida, Cabeludo e Biô, votaram a favor dos professores.
  

terça-feira, 30 de julho de 2013

PROFESSORA DIZ QUE A EDUCAÇÃO DE ANTÔNIO MARTINS VAI DE MAU A PIOR

De mau a pior.

Diante o CAOS que se encontra nosso município, sobretudo no âmbito educacional é impossível se calar e deixar de analisar todo um contexto político iniciado desde o ano passado, quando nos elegemos esse prefeito e alguns desses vereadores que ai estão; homens que por sua vez, entrariam no pleito com a expectativa de melhorar e trazer o progresso para Antônio Martins, essas eram as promessas. De lá pra cá, nada melhorou, pelo contrário, só piorou, não podemos viver de promessas e de festas, todos nós sabemos para onde o dinheiro esta indo. Ora, lembro muito bem, quando o Prefeito e a Senhora Primeira Dama afirmavam que não era difícil administrar um município como Antônio Martins, dizia ele que faltava gestão e amor. No período eleitoral o senhor prefeito com suas conversas fiadas,  dizia ser conhecedor da realidade educacional e do funcional da saúde municipal, tão como das necessidades de todos.
É colegas professores, infelizmente, temos assistido uma novela diária em que a atual administração toma o cálice de seu próprio veneno. Aquilo que era fácil de ser resolvido, tem se mostrado cada vez mais improvável; portanto, o que vemos é uma total ineficiência das equipes que acompanham a gestão. Um exemplo legítimo de tudo isso reflete em nós EDUCADORES que temos vivenciado uma situação no mínimo humilhante, vergonhosa e que foge a dignidade a qual todo o profissional, (independente da classe trabalhista) jamais deveria está submetido.
 Acho engraçado, a secretaria de educação cobrar dos professores o cumprimento rígido de uma carga horária, mesmo quando nós professores estamos com perca de todos os nossos direitos, com um total desrespeito aos docentes, ontratação sem necessidade de várias pessoas despreparadas para a sala de aula, somente por seram parentes de políticos e de secretários.

Mais incrível ainda é o desestimulo dos alunos e dos pais , quando em outros tempos, nossa educação municipal já foi uma das melhores da região. Meu povo, a educação deste município vai de mal a pior, a valorização do profissional é zero - e só pra lembrar: Nossos salários eram leis! SE VOCÊ PREFEITO NÃO É CAPAZ DE COMPREENDER ISSO, SE A "CARGA" ESTÁ PESADA DEMAIS, BUSQUE RECURSOS, PROCURE MELHORIAS, REDUZA A EXORBITANTE FOLHA DE CONTRATOS QUE EXISTE, RETIRE AS GRATIFICAÇÕES QUE DESNECESSARIAMENTE TEM SIDO UMA MARCA FORTE EM SEU ADMINISTRAÇÃO, SÓ QUE PARA SEUS PARENTES E SECRETÁRIOS.
 Infelizmente, suas ações não me surpreendem DOTORZINHO!!! A NÓS PROFESSORES, SE OS DIREITOS NÃO FOREM RECONHECIDOS, PARAREMOS! FAREMOS GREVE FORTE, POIS ESTE É UM DIREITO NOSSO... NÃO EXISTEM DOUTORES, ADVOGADOS, ENGENHEIROS OU QUALQUER OUTRO PROFISSIONAL, SE NÃO FOR POR MEIO DO HONROSO OFÍCIO DO LECIONAR!
Antônio Martins está morta, pois quem é pra ser valorizado é humilhado, e não adianta maquiar e fazer festa, porque é sempre pior, o povo já entendeu, sabe porque tantas festas, no seu aniversário ao invés de festa, ouve roubo de motos no Mirante e para sua vergonha, só compareceram a classe beneficiado, que possivelmente serão seus únicos eleitores daqui a 4 anos.

Sou professora e sei que vai chegar a sua hora.
Antônio Martins, 29 de julho de 2013.


JOÃO DIAS TEM O PIOR IDH DE TODAS AS CIDADES DO RN

Estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgado nesta segunda-feira, mostra que apenas quatro dos 167 municípios do Rio Grande do Norte possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 'alto': Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó, pela ordem. Por outro lado, João Dias (Alto Oeste) tem o pior IDH.

E o Rio Grande do Norte ficou em 15º no ranking dos Estados com o melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municipal) segundo dados do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com 0,684. Os critérios da ONU para elaborar o índice são a longevidade, educação e renda da população, e os dados são referentes ao Censo do IBGE de 2010, mas foram compilados em 2013.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL EM ANTÔNIO MARTINS

Hoje por volta das 15:00 horas,  aconteceu um acidente com vítima fatal na curva que fica próximo ao alto do balanço, nas proximidades do bairro Alto da Ema .
O acidente foi entre uma moto Titan de placa MXM 7660 de Antônio Martins Rn e uma pampa de placas  MXS 9340 de Mossoró. O condutor da moto morreu no local , a polícia da cidade que tem o comando do sargento Lima, foi acionada e deslocou-se para o local do sinistro e fez o trabalho de isolamento da área como também fez o trabalho de investigação para saber o que causou o acidente. Segundo informações,  o condutor da moto era conhecido por Cidinho, morava no sítio tamanduá, zona rural do município.


Fotos: irmão zizi


PREFEITO E PRESIDENTE DA CÂMARA DE ANTÔNIO MARTINS SÃO INTIMADOS PELO TJ SOBRE REDUÇÃO DE SALÁRIOS DOS PRROFESSORES

Prefeito e Presidente da Câmara de Antônio Martins são intimados pelo Tribunal de Justiça do estado sobre a lei que reduziu o salário dos professores. Intimação é referente a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Fetan , na qual se questiona a constitucionalidade da Lei nº 457/2013 do Município de Antônio Martins/RN, por afronta aos artigos 3º e 9º da Constituição Estadual. Quando aprovada a lei, os professores tiveram percas imensas, alguns chegaram a perder até 500 reais em seus vencimentos.


PREFEITO DE ANTÔNIO MARTINS SOLICITA REGULARIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO CONJUNTO NOVA VIDA

O Prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio, solicitou à Caern que regularize o abastecimento de água do Conjunto Nova Vida, situado ao lado do Cemitério Público.
No ofício ao gerente geral da estatal, em Pau dos Ferros, Djalma Viana Neris, o chefe do executivo Antoniomartinense pede que seja feito um levantamento no local para a implantação do sistema, nas três etapas do residencial.
Na ocasião, Dr. Zé Júlio manifestou sua insatisfação com a qualidade dos serviços prestados pela Caern. “Não podemos admitir que os moradores do Conjunto Nova Vida sejam privados de terem acesso a um bem essencial como é a água”, declarou.
Com o advento das chuvas, o problema se agravou após o Governo do Estado retirar o único carro-pipa da Caern que abastecia o local, deixando seus moradores, que não contam com água encanada, em situação aflitiva.
O Prefeito lembrou que o residencial foi entregue pelo seu antecessor sem a menor infraestrutura. As ruas sem calçamento e as casas sem ligação de água ou de energia elétrica.
O Conjunto Nova Vida foi projetado para abrigar 115 unidades habitacionais, em três etapas: a primeira com 45 casas, a segunda com 40 e a terceira, que está em fase de aprovação, com mais 30.
Conforme o ofício, o município dispõe de retroescavadeira, que poderá fazer a escavação das valas, sendo que a Caern providenciará a tubulação e seu assentamento.


Sensibilizado com a situação, o Prefeito ordenou a retomada do abastecimento de água através de carro-pipa, enquanto o problema não é solucionado.


fonte: prefeitura de Antônio Martins

CRIANÇA DE 8 ANOS DE IDADE É VÍTIMA DE ABUSO SEXUAL EM FRUTUOSO GOMES

Um caso de abuso sexual Infantil foi registrado na cidade de Frutuoso Gomes, na tarde da ultima quinta feira, 25 de julho de 2013. O caso foi registrado no Boletim de Ocorrência da Delegacia da Polícia Militar daquela cidade.
 De acordo com o sargento PM Arrilton, Delegado local, um homem conhecido como Chandão de 35 anos de idade, abusou sexualmente de uma garotinha de 8 anos de idade, que por sinal é prima dele.
 A criança foi conduzida para o ITEP em Mossoró, onde se submeteu a exames de conjunção carnal. Segundo o Sargento Arrilton, a criança apresentava hematomas pelo pescoço e nas partes íntimas.
 O Acusado foi preso em flagrante delito e será recambiado para o presídio de Patu. O Delegado informou que Chandão tem envolvimentos com drogas.




Informações Site O Câmera 2

sexta-feira, 26 de julho de 2013

BALANÇO:MAIS MÉDICOS TEM 18.450 INSCRITOS E CERCA DE 10% SÃO ESTRANGEIROS

O Programa Mais Médicos registrou 18.450 profissionais inscritos. Do total, 1.920 se declararam estrangeiros de 61 nacionalidades, cerca de 10% do número de inscritos. A maioria dos estrangeiros é espanhol, argentino e português. Os municípios que aderiram ao programa somam 3.511. Juntas, essas cidades apresentam demanda por 15.460 médicos para trabalhar na atenção básica.
Dos inscritos, 3.123 médicos entregaram os documentos necessários. Os 15.327 restantes ainda estão com pendências na inscrição. Os médicos brasileiros tem até a meia-noite de domingo (28) para finalizar o cadastro, corrigir inconsistências e concluir a entrega dos documentos. Os estrangeiros terão até 8 de agosto para entregar os documentos.
Dos inscritos, há 1.270 que são médicos residentes que terão de formalizar o desligamento de programas de especialização para homologar a participação no Mais Médicos.
No dia 1° de agosto, será divulgada a relação de médicos com registro válido no Brasil e a indicação do município designado para cada profissional. Eles terão que homologar a participação e assinar um termo de compromisso até 3 de agosto.
Todos os profissionais serão avaliados e supervisionados por universidades federais. Na primeira etapa, 41 instituições, de todas as regiões do país, se inscreveram no programa.
O ministro informou que o segundo mês de adesão ao Mais Médicos terá início no dia 15 de agosto. As inscrições para médicos serão contínuas, ao contrário das inscrições para os municípios, que terminam no próximo mês. Lançado em julho, por medida provisória, o Programa Mais Médicos tem como meta levar profissionais para atuar durante três anos na atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil, como na periferia das grandes cidades e em municípios do interior. Para isso, o Ministério da Saúde pagará bolsa de R$ 10 mil.

O programa também prevê a possibilidade de contratar profissionais estrangeiros para trabalhar nesses locais, caso as vagas não sejam totalmente preenchidas por brasileiros. A medida tem sido criticada por entidades de classe, sobretudo, pelo fato de o programa não exigir a revalidação do diploma de médicos de outros países.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

TRABALHADORES LIBERAM BR 405 MAS AMEAÇAM VOLTAR

Os agricultores da Chapada do Apodi liberaram o tráfego de veículos na BR 405, depois de uma hora e meia interdição da rodovia. Eles avisaram a Polícia Rodoviária Federal que voltam a fechar a rodovia na próxima semana se não forem atendidos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.
A mobilização dos trabalhadores é contra a instalação do Perímetro Irrigado na Chapada do Apodi da maneira que está sendo imposta pelo DNOCS.
O secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Agnaldo Fernandes, disse que “a importância do ato é de reforçar a resistência da luta contra esse modelo de projeto que será prejudicial para o desenvolvimento da agricultura familiar da região”, destaca.
Segundo ele, o projeto de Perímetro irrigado do DNOCS consiste na desapropriação de 13.855 ha hectares para a implementação de um programa de fruticultura irrigada sob o comando de quatro grandes empresas, deslocando de maneira forçada cerca de 6.000,00 que vivem em 30 comunidades na região.
Ainda conforme Agnaldo Fernandes, o projeto de irrigação imposto pelo DNOCS, a um custo de quase R$ 300 milhões, configura-se em uma “reforma agrária ao contrário”, uma vez que a região da Chapada do Apodi/RN vêm se consolidando  como uma das experiências mais exitosas de produção de alimentos de forma agroecológica e familiar do nordeste, destacando o arroz, frutas, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, além do mel de abelha, maior produtora de maneira orgânica do país.
Atualmente, as comunidades estão sendo desocupadas, mas “muitos ainda resistem porque acreditam na defesa das terras da Chapada para uma agricultura familiar”, completa. O maior medo dos trabalhadores é transformar a região de Apodi numa região de metro e mortes como aconteceu na região de Limoeiro do Norte, considerando que o modelo do perímetro é o mesmo.
Os trabalhadores não são contra a transposição das águas da Barragem de Santa Cruz para Chapada do Apodi, apesar de entenderem que a água vai chegar ao destino por um valor muito acima do que eles podem pagar. Eles querem a transposição, mas não para beneficiar apenas 4 grandes grupos do agronegócio e sim para ampliar a produção da agricultura familiar na região.


 Fonte: Cézar Alves/de fato

FORUM DE SECRETÁRIOS E GESTORES MUNICIPAIS LANÇA PROGRAMA "ATLETA NA ESCOLA"

O programa "Atleta na Escola" será implantado este ano no Rio Grande do Norte com a modalidade de atletismo nas provas de salto a distância, corrida de mil metros rasos e corrida de 75 metros rasos. Podem participar alunos de 12 a 14 anos e de 15 aos 17 anos, nos naipes masculino e feminino. Programa contempla crianças e jovens estudantes das redes pública e privada e financia as competições em todas as etapas seletivas para a fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros.
Renausto Amanajás, responsável pelo programa do Governo Federal, e André Arantes, diretor de Esporte de Rendimento Escolar do Ministério da Educação, tiraram dúvidas de gestores e secretários municipais presentes ao Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte do RN, que aconteceu na sexta-feira (19), em São Gonçalo do Amarante. O professor Renausto Amanajás destacou o caráter exitoso e inédito do fórum. "É uma iniciativa exitosa e inédita no Brasil. Eu fui do Ministério do Esporte e nunca vi algo tão participativo como esse fórum", disse.
"O fórum é um dos grandes responsáveis pelo sucesso que está sendo alcançado na consolidação da democracia esportiva através da interiorização das ações e das oportunidades efetivas de participação nos eventos", afirma o secretário de Esporte do RN, Joacy Bastos. São Gonçalo do Amarante foi o lugar em que aconteceu a quarta edição do Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte. As edições anteriores do fórum foram sediadas em Natal, Baía Formosa e Apodi.

A pauta do fórum, que reúne secretários e gestores municipais do Esporte de todas as regiões do Estado, também tratou do grande evento pela paz que acontecerá no dia 9 de agosto em todas as cidades do Estado: "Caminhada da Paz pela Vida. Não às Drogas". Foram ainda lançadas a 1ª Copa da Mulher de Futebol de Campo, da 1ª edição dos Jogos Abertos do Interior (com 6 modalidades em disputa), da 2ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do RN, e da 1ª edição dos Jogos Paraolímpicos do RN. As informações são da assessoria da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer.

URGENTE: TRABALHADORES FECHAM A BR 405 PERTO DA ENTRADA DE FELIPE GUERRA

O um grupo de trabalhadores rurais acaba de fechar a BR-405, perto da entrada para o município de Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
A informação foi confirmada pelo capitão PM Inácio Brilhante, comandante do destacamento da Policia Militar da cidade de Apodi.
A Polícia Rodoviária Federal foi informada e está se deslocando para o local.

Mais informações em instantes!!!




CASA LOTÉRICA DE ANTONIO MARTINS É ARROMBADA

A lotérica “Casa da Sorte” localizada a Rua Senador Joaquim Inácio, centro da cidade de Antônio Martins/RN, foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (22), por pessoas até o momento não identificadas.
De acordo com informações o(s) malévolo(s) adentrou pelos fundos do imóvel após quebrar o cobogó do banheiro, levando uma certa quantia em dinheiro não revelada pela Polícia.
A proprietária só percebeu ação quando chegou para iniciar mais um dia de trabalho, o qual ao perceber o furto compareceu a Delegacia de Policia para comunicar o fato delituoso e registrar o Boletim de Ocorrência(BO).
O caso será investigado pela 8ª DRPC em Alexandria/RN.

Nosso Paraná

quarta-feira, 24 de julho de 2013

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UERN ADIIA VOTAÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE CAMPUS EM APODI

Classe estudantil de Apodi cobra a instalação de um campus

Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniu ontem, 23, para votar a instalação de um campus na cidade de Apodi. Após quase cinco horas de reunião, os conselheiros decidiram adiar a votação e retomar as discussões no prazo de 30 dias.

De acordo com o reitor eleito da Uern, Pedro Fernandes, o Conselho entendeu que a discussão precisa ser ampliada e formou uma comissão, de seis pessoas, para estudar o projeto e discuti-lo posteriormente. A comissão irá estudar questões orçamentárias, administrativas e pedagógicas.
Pedro Fernandes destacou que é importante a discussão da criação de um Campus da Uern em Apodi e elogiou o empenho dos moradores do município e da classe política da região. No entanto, ele frisou que a criação de uma nova unidade acadêmica requer recursos para manter a estrutura e atender os anseios dos estudantes.
"É preciso expandir a Universidade, mas isso deve ser feito de forma responsável. Antes de aprovar a criação de um novo campus, é de suma importância avaliar os custos para mantê-lo em pleno funcionamento, como a contratação de professores, a manutenção da estrutura. Então, o Conselho decidiu primeiramente fazer um trabalho de avaliação para depois tomar uma posição sobre a questão", revela o reitor eleito.
Durante toda a votação, grupo de aproximadamente 200 pessoas de Apodi acamparam na Reitoria da Uern para pressionar os membros do Consuni a votarem favoráveis à criação do novo Campus. A decisão de adiar a votação causou insatisfação nos moradores apodienses, que aguardavam que o Consuni votasse favoravelmente ainda hoje.
Para o professor Ruberlânio Queiroz, a implantação de um campus em Apodi trará inúmeros benefícios não só para a cidade, mas para toda a região.
"Hoje Apodi possui apenas um núcleo avançado da Uern, com somente dois cursos, Letras, com habilitação em Língua Espanhola, e Matemática. Queremos e merecemos mais. Nós sabemos das dificuldades enfrentadas pela Universidade, mas se todos estivermos unidos, teremos condições de melhorar a estrutura já existente e construir uma nova em Apodi, beneficiando assim municípios como Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú, Umarizal, Rodolfo Fernandes, toda aquela região", destaca o docente.
Para a estudante Kelly Regina, que mora em Apodi, mas precisa vir a Mossoró todos os dias, já que é graduanda do curso de Direito,a construção do campus é uma medida urgente. "Hoje Apodi envia diariamente sete ônibus com estudantes para outras cidades, sendo seis para Mossoró e um para Caraúbas. São aproximadamente 600 estudantes que precisam vir a Mossoró todos os dias, sem falar aqueles que cursam suas graduações em outras instituições. Nós não conseguimos entender por que até agora não havíamos sido contemplados com um campus da Uern", diz.
Já o professor Cauby Torres acredita que a construção do campus é uma forma de dizer que "Apodi faz parte do Rio Grande do Norte. "Sabemos das dificuldades que a Uern enfrenta, mas nossa luta em favor de toda a instituição, não só para o campus de Apodi. Queremos a valorização de toda a Uern", relata.

Classe política acompanha votação do Consuni

Participaram da reunião do Consuni membros da classe política apodiense, como o prefeito Flaviano Monteiro e todos os 13 vereadores do município. A Assembleia Legislativa do RN também esteve representada, através dos deputados Gilson Moura, Larissa Rosado, Getúlio Rêgo e Kelps Lima, assim como a Câmara Federal, através da presença da deputada Sandra Rosado e do deputado Fábio Faria, autor de emenda individual que prevê a destinação de R$ 4,2 milhões para a construção do campus da Uern em Apodi, sendo que desse total, R$ 1 milhão já está empenhado. Fábio também propôs emenda, acatada pela bancada federal, no valor de R$ 21 milhões para o mesmo fim.
O reitor eleito, Pedro Fernandes, parabeniza o empenho da classe política em destinar recursos para a criação do campus em Apodi, todavia ele pondera que neste momento é importante olhar a Universidade como um todo, especialmente no que diz respeito à questão orçamentária.
"Hoje enfrentamos um problema enorme que é a questão do orçamento para manter a Universidade e estruturar os campi já existentes. A criação de um novo campus é uma boa discussão e evidencia a importância da Uern no Estado. Mas é preciso prudência para expandir. Vamos trabalhar uma política de expansão de Campus Avançado, e dentro desta política Apodi será a primeira cidade a ser contemplada. No entanto, é preciso expandir com responsabilidade, para não comprometer a estrutura já existente e de forma sustentável, de modo que o campus possa se manter e cumprir o objetivo para o qual foi criado", avalia o reitor eleito.


CIDADE DE ANTÔNIO MARTIINS GANHA UMA MARCA PRÓPRIIA DE VESTUÁRIO A "MPN JEANS"

Está para se lançada oficialmente na cidade de Antônio Martins uma marca própria de vestuário jeans, a marca já foi legalizada e inclusive algumas peças já circulam no grande mercado da cidade de São Paulo.
O que não se esperava, era que o produto fosse percebido tão rápido por uma famosa modelo brasileira, a Top Model alagoana Bruna Tenório, que hoje mora no exterior, mas que tem residência em São Paulo.
A top Brasileira, que tem carreira consolida internacionalmente,  fez questão de adquirir shorts e Calças para seu uso pessoal, a qualidade e o design da marca Antônio Martinense chamaram tanto atenção da modelo que, inclusive fez fotos e postou nas redes sociais.
A marca estará nos próximos dias lançando o site oficial e já conta com uma Fan Page no face book(https://www.facebook.com/MpnJeans?fref=ts).
Bruna Tenório foi modelo revelação no ano de 2007, teve como primeiro desfile as passarelas do São Paulo Fashion Week — Verão 2007, de lá para cá, ganhou as passarelas do mundo inteiro.
Perfil da top no site Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruna_Tenório.
Isso mostra o alto nível e a modernidade deste produto.
É importante frisar que a top brasileira não trabalha para a marca mpn jeans, comprou as roupas para o uso pessoal e postou em sua rede social, não representa contrato de propaganda e marketing.
Toda a parte de marketing expositivo (mídias virtuais e impressas) e de vendas já está em processo de inicialização, como modelos próprios que estarão a serviço da Mpn Jeans, segundo nos passou a assessoria de comunicação.

Contatos : (84) 9631-8758 / 8783-2686 / 9636-2868

terça-feira, 23 de julho de 2013

MINISTÉRIO DO TRABALHO CONFIRMA REAJUSTE DE 5% NO SEGURO DESEMPREGO

O Ministério do Trabalho e Emprego confirmou hoje (22) que está acertada a nova correção do seguro-desemprego para os trabalhadores que têm direito ao benefício no valor acima de um salário mínimo (R$ 678). De acordo com o índice usado atualmente para essa faixa, o reajuste é 6,2%. Quando a medida for aprovada, o percentual passará para 9%, antiga base de cálculo do seguro e usada para o reajuste do salário mínimo.
A medida tem de ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) no próximo dia 31, o que deverá ocorrer, segundo o presidente do conselho e secretário de Políticas Públicas do ministério, Sérgio Vidigal.
O Ministério do Trabalho estima que sejam gastos cerca de R$ 30 bilhões com o pagamento de seguro-desemprego neste ano. O reajuste dos valores deverá gerar despesa de R$ 250 milhões, caso seja aprovado para o início de agosto. Cerca de 50% dos que têm direito ao seguro-desemprego serão beneficiados pela medida. De acordo com o ministério, o impacto da mudança já está incluído no aporte de R$ 7 bilhões previstos pelo Tesouro para a desoneração de recolhimento do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) nas folhas de pagamento.

Segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias, a medida teve o aval da Casa Civil e do Ministério da Fazenda, apesar da preocupação com os gastos adicionais no contexto dos atuais cortes de despesas. Por isso, o Ministério do Trabalho deverá renegociar as aplicações do Codefat para o próximo ano.

domingo, 21 de julho de 2013

MUNICÍPIOS QUE PLANTAREM ÁRVORES TERÃO BENEFÍCIOS

Plantar árvores será algo lucrativo para as prefeituras. Os municípios que tiverem uma árvore para cada habitante receberão o selo Árvore do Bem, e com ele terão privilégios na captação de recursos para os setores de Saneamento, Infraestrutura, Habitação, Saúde, Educação e Transporte.
Esses privilégios estão previstos no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 52/2013, que chegou ao Senado Federal essa semana, dia 15 de julho. Agora cabe aos senadores analisarem e votarem a proposta que almeja reconhecer a ação de governos municipais em prol do meio ambiente.
De acordo com o PLC, o selo seria concedido pelo governo federal. A quantidade de árvores será contada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e deverá ser igual ao número de habitantes contabilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As árvores, preferencialmente nativas, devem estar nas áreas urbanas, como vias, praças e demais logradouros públicos. As plantadas em áreas privadas, nos parques e em unidades de conservação não serão consideradas.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

PREFEITO DE ANTÔNIO MARTINS SOLICITA REGULARIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO CONJUNTO NOVA VIDA

O Prefeito de Antonio Martins, Dr. Zé Júlio, solicitou à Caern que destine um carro-pipa ou instale o sistema de abastecimento de água para os moradores do Conjunto Nova Vida, situado ao lado do Cemitério Público.
O requerimento foi apresentado durante reunião com a direção da estatal de águas e esgotos, com pedido de imediata execução do serviço.
Na ocasião, o chefe do executivo Antoniomartinense manifestou sua insatisfação com a qualidade dos serviços prestados pela Caern.
“Não podemos admitir que os moradores do Conjunto Nova Vida sejam privados de terem acesso a um bem essencial como é a água”, destacou Dr. Zé Júlio.
O problema se agravou após o Governo do Estado retirar o único carro-pipa da Caern que abastecia a localidade, deixando seus moradores sem água.
O Prefeito lembrou que o Conjunto Nova Vida foi entregue sem a menor infraestrutura. As ruas sem calçamento e as casas sem ligação de água ou de energia elétrica.
O local foi projetado para abrigar 115 famílias. Seus moradores ameaçam denunciar todo esse descaso ao Ministério Público do RN, para que alguma providência seja tomada.
Outra notícia boa é que o prefeito reivindicou junto a direção da caern em Natal, reparos na rede de esgotamento sanitário do Muquém.
O chefe do executivo Antoniomartinense solicitou o conserto imediato do trecho à altura da Avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Muquém.
“O problema precisa ser sanado com urgência, pois tem não só incomodado como também tirado a qualidade de vida dos moradores do bairro”, declarou Dr. Zé Júlio.


Fonte: Prefeitura de Antônio Martins

quinta-feira, 18 de julho de 2013

VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO PIS


Calendário para pagamentos do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS - Exercício 2013 / 2014
Nascidos em
Recebem a partir de
Recebem até
Julho
13 / 08 / 2013
30/06/2014
Agosto
15 / 08 / 2013
Setembro
20 / 08 / 2013
Outubro
22 / 08 / 2013
Novembro
12 / 09 / 2013
Dezembro
17 / 09 / 2013
Janeiro
19 / 09 / 2013
Fevereiro
24 / 09 / 2013
Março
10 / 10 / 2013
Abril
15 / 10 / 2013
Maio
17 / 10 / 2013
Junho
22 / 10 / 2013


quarta-feira, 17 de julho de 2013

PRODUTORES RURAIS DO NORDESTE TERÃO JUROS MAIS BAIXOS

Os produtores rurais do Nordeste e do norte de Minas Gerais pagarão menos juros nas linhas oficiais de crédito. Em reunião extraordinária, o Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu as taxas dos financiamentos agrícolas para as duas regiões. A medida beneficiará os produtores que vivem na área do Semiárido abrangida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O CMN também ampliou as condições de renegociação da dívida dos produtores que deixaram de pagar os financiamentos por causa da seca na região.
Anteriormente, o CMN tinha autorizado que somente os produtores que estavam com o pagamento em dia até 31 de dezembro de 2011 renegociassem as parcelas com vencimento em 2012, 2013 e 2014. Agora, as operações que estavam em atraso até o fim de 2011 também poderão ser reparceladas em até dez anos, com a primeira parcela sendo paga somente em 2016. O benefício, no entanto, só valerá para os municípios que estavam em situação de emergência ou em estado de calamidade pública a partir de 1º de dezembro de 2011.

Taxas

Para os agricultores familiares, os financiamentos de custeio concedidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tiveram as taxas reduzidas de 1,5% para 1% ao ano para operações de até R$ 10 mil. Os juros passaram de 3% para 2% ao ano, no caso dos financiamentos de R$ 10 mil a R$ 30 mil, e de 3,5% para 3% ao ano para as operações acima de R$ 30 mil. A taxa dos empréstimos do Pronaf para investimento passou de 2% para 1% ao ano, para operações de até R$ 30 mil, e de 2% para 1,5% ao ano para as linhas entre R$ 30 mil e R$ 60 mil.
Para as operações do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), destinado aos médios produtores, os juros foram reduzidos de 4,5% para 4% ao ano nas operações de custeio e de 3,5% para 2% ao ano nas linhas de investimento. Para os demais produtores rurais, a taxa passou de 5,5% para 5% ao ano tanto nos financiamentos para o custeio da safra como para investimento.

A redução dos juros para operações de investimento só vale para os financiamentos de projetos que estimulem a garantia de água e alimento no Semiárido. Entre os projetos que poderão ser financiados com taxas mais baixas estão a construção de reserva de alimentos para animais, a recuperação e o fortalecimento de cultivos alimentares regionais e de pequenas criações, agricultura irrigada e criação de agroindústrias para diversificação da produção. De acordo com o Ministério da Fazenda, as medidas já tinham sido anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff no lançamento do Plano Safra 2013/2014, mas ainda não tinham sido regulamentadas pelo CMN.

PREFEITOS DO RN ENFRENTAM PIOR INÍCIO DE MANDATO DOS ÚLTIMOS TEMPOS

Os prefeitos eleitos e reeleitos no ano passado no Rio Grande do Norte estão enfrentando o pior início de governo dos últimos tempos. As dificuldades passam por várias vertentes. Vão dos repasses do Fundo de Participação e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) a problemas provocados pela alta de preços e reajustes do vencimento do funcionalismo. O aumento do salário mínimo acima da inflação e a correção do piso nacional dos professores também criaram problemas para as prefeituras. A combinação desses dois fatores – queda de arrecadação e aumento de salários – colocou as administrações a um passo do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em Natal e Parnamirim, os prefeitos Carlos Eduardo e Maurício Marques adiaram para o próximo ano os reajustes dos cargos comissionados. Em Parnamirim os valores estão congelados desde 2009; em Natal, o prefeito admite fazer uma revisão a partir de outubro para corrigir distorções, mas os cargos de primeiro escalão terão de esperar até 2014.
Apesar das dificuldades que obrigam alguns gestores a adiar projetos de mobilidade urbana,  de andarem “no fio da navalha”, os prefeitos fazem uma avaliação positiva dos primeiros seis meses de mandato. “Fizemos um planejamento para sobreviver diante da queda de arrecadação”, diz o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos. “Estamos colocando a cidade em ordem”, complementa o prefeito Carlos Eduardo, lembrando que pegou “uma herança maldita” e que teve de concentrar os esforços  na limpeza da cidade, na recuperação das vias públicas e no pagamento de atrasados. “Estamos conseguindo manter o equilíbrio”, disse o prefeito Roberto Germano, de Caicó, que admite ter realizado um governo aquém de suas expectativas.
Terceira maior cidade do Rio Grande do Norte, Parnamirim recebeu nos seis primeiros meses deste ano, bruto, sem os descontos da Educação e Saúde, R$ 36,9 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aumento nominal de 8,9% - e real de apenas 2,4% - em relação aos primeiros seis meses do ano passado. O reajuste do salário mínimo foi de 9%.
Para manter-se abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito Maurício Marques retardou a nomeação de cargos do segundo escalão, que ainda não estão completos em sua totalidade. Hoje, a prefeitura enfrenta duas greve. Uma na Educação, que atinge menos de 20% dos professores, e outra na Maternidade Divino Amor, que prejudica o atendimento. Os servidores da saúde cobram a implantação do plano de cargos e um reajuste de 100% nas gratificações.

Maurício disse que apensar das dificuldades, foi possível concluir o saneamento no Centro, Passagem de Areia, Rosa dos Ventos e Santa Tereza. As obras no bairro Boa Esperança estão quase concluídas e a pavimentação de 42 ruas em Cajupiranga também foram citadas pelo prefeito da Cidade. De acordo com Maurício Marques, o planejamento financeiro em Parnamirim oportunizou também a conclusão de uma escola e duas unidades de ensino infantil.


Na área da saúde, destacou o prefeito, existem atualmente 22 unidades básicas no município funcionando, além das maternidades, 42 PSFs, 32 clínicas terceirizadas e laboratórios que produzem mensalmente 26 mil exames. “A UPA de Rosa dos Ventos funciona com recursos próprios”, observou.

terça-feira, 16 de julho de 2013

ACIDENTE MATA O EMPRESÁRIO AMORIM PRODUÇÕES

Um grave acidente foi registrado nesta terça-feira na zona rural do município de Caraúbas/RN, na RN-117, altura da Fazenda Timbaúba, próximo a cidade de Olho D'água do Borges/RN.
 Uma colisão entre os veículos pilotados pelo empresário Josenildo Amorim (Amorim Produções) e a Enfermeira Elisabete Fernandes, deixou ambos feridos. Ela sofreu uma "pancada" na cabeça e teve fraturas em uma das pernas. Felizmente, passa bem. Uma adolescente que também vinha no carro não se feriu gravemente.
 Com ferimentos graves, Amorim foi socorrido e imediatamente transferido para Mossoró/RN. No entanto, não resistiu e veio a óbito.                               



Fonte: Caraúbas HotNews

VEM CRESCENDO O ROUBO DE MOTOS EM ANTÔNIO MARTINS

         Estamos preparando um material sobre o roubo de motos que vem acontecendo com freqüência na cidade de Antônio Martins.
        São roubos que até agora continuam sem ser desvendados e os proprietários destes veículos ficaram no prejuízo.
         Prá se ter uma idéia, segundo informações, só no dia 12 de julho, por motivo de um evento social que acontecia na cidade, foram roubadas três motos e até agora nem uma informação sobre o paradeiro das mesma.

         O blog está entrando em contato com a delegacia de Antônio Martins, e logo, estará trazendo mais informações a respeito deste assunto que vem deixando a população apreensiva.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

APROVADO TEXTO DA MP QUE BENEFICIA AGRICULTORES ATINGIDOS PELA SECA NO NE

Contratos feitos até 2006, que não ultrapassem R$ 100 mil, terão descontos.
Movimento de Agricultores Endividados do Nordeste aprovaram mudanças.
A comissão mista do Congresso Nacional aprovou novo texto da Medida Provisória 610, que beneficia agricultores do Nordeste atingidos pela seca e fez mudanças ao texto que agradaram representantes aos agricultores que acompanharam a sessão. Pelo novo texto, os contratos feitos até 2006, que não ultrapassem  R$ 100 mil, terão descontos que variam entre 50% e 85%. O texto original prevê esses descontos só para os agricultores do Pronaf e com dívidas de até R$ 35 mil.
Além disso, a comissão incluiu no relatório os financiamentos feitos entre 2007 e 2011, que poderão ser renegociados com juros de 3,5% ao ano.  Outra mudança permite que as  negociações sejam feitas por contratos e não por CPF.
“Porque por CPF o produtor teria um somatório e aí a sua faixa de desconto cairia”, diz o agricultor Everaldo Dourado.
Além de renegociar as dívidas antigas, os agricultores poderão fazer novos financiamentos e o garantia-safra, que é o seguro pago aos agricultores dos municípios que tiveram mais de 50% de perda nas lavouras de milho, feijão e arroz, será ampliado para as plantações de forrageiras. A comissão considera que essa é uma importante fonte de alimento para o gado durante a estiagem.
Já o valor do garantia-safra está mantido em R$ 2.320 mil por família para a safra 2011/2012. O bolsa-estiagem também continua pagando R$ 800 por família.
Integrantes do Movimento dos Agricultores Endividados de nove estados do Nordeste acompanharam a votação e ficaram satisfeitos com o novo texto e esperam que a MP seja aprovada antes do dia 15 de agosto, quando perde a validade. “Esperamos que nada seja mudado e que daqui para o dia 15 seja aprovada e sancionada pela presidente Dilma par que o nordestino tenha dias melhores”, diz o líder do Movimento de Agricultores Endividados, Francisco de Souza.
MP que aumenta benefícios a atingidos pela seca será votada na Câmara
O relatório do senador Eunício Oliveira sobre a Medida Provisória (MP) 610 foi aprovado hoje (9) na comissão especial mista criada para analisar o texto enviado pelo governo. Com isso, a matéria está pronta para seguir para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A MP trata de autorização para o pagamento de um adicional de até R$ 560 no benefício a ser recebido pelos agricultores que aderiram ao Fundo Garantia-Safra referente à safra de 2011/2012 e que foram atingido pela estiagem do último ano. O pagamento será feito em até quatro parcelas mensais de R$ 140 subsequentes ao pagamento das parcelas adicionais autorizadas na Medida Provisória 587. Entretanto, o pagamento fica suspenso se coincidir com o pagamento do Garantia-Safra referente ao período 2012/2013.
A Medida Provisória 610 também autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento a comprar até 550 mil toneladas de milho em grão para venda direta aos pequenos agricultores de aves, suínos, caprinos, bovinos e ovinos que estejam na região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Também para os agricultores da área da Sudene foram concedidas condições especiais para a quitação de dívidas de até R$ 100 mil contratadas pelos produtores rurais até 2006, inclusive eliminando dos saldos devedores as multas ou sanções por inadimplemento e concedendo descontos que vão de 40% a 85% a depender do valor da dívida.
Foram inseridas na MP 610 as medidas de desonerações tributárias previstas anteriormente na Medida Provisória 601, que perdeu a validade por decurso de prazo sem ser votada no Senado, e alguns incentivos previstos na Medida Provisória 612.  Com isso, foi incluída no projeto a política de desoneração tributária da folha de pagamentos, de setores econômicos, como o de construção civil, de jornalismo e radiodifusão, de transportes ferroviário, metroviário e rodoviário, de gesso, de caju, e de comércio varejista, objetivando-se fomentar investimentos produtivos e dinamizar o nível de atividade da economia doméstica.

O relator fez algumas alterações e acatou emendas propostas por parlamentares. Por isso, a matéria passa a tramitar como projeto de lei de conversão. Se for aprovada na Câmara e no Senado, irá para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

domingo, 14 de julho de 2013

ANTÔNIO MARTINS IRÁ RECEBER MÉDICOS DO PROGRAMA: MAIS MÉDICOS

Mesmo formando cerca de 250 médicos todos os anos, o Rio Grande do Norte tem um déficit de 422 médicos na saúde básica. Diante disso, o Estado será beneficiado com o programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal na semana passada, com a proposta de ampliar a presença desses profissionais nas regiões carentes do País. O programa Mais Médicos prevê R$ 15 bilhões em investimentos no setor a partir de 2014.
Ao todo, 58 municípios de todas as regiões do RN serão beneficiados com o programa, entre eles, está a cidade de Antônio Martins. Outros 45 municípios do Estado aderiram ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).
A situação dos municípios de pequeno porte e mais distantes dos grandes centros é preocupante, já que das 1.333 vagas disponibilizadas pelo Governo Federal para municípios potiguares na formação de equipes do Programa Saúde na Família (PSF), com recursos disponíveis de forma imediata, apenas 911 estão preenchidas hoje. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), a falta de profissionais está ligada à falta de estrutura das Prefeituras em receber mão de obra e, até mesmo, dos próprios médicos, que não têm interesse em se deslocar para regiões rurais com baixa qualidade de vida.
Para a coordenadora estadual do Provab, Uiacy Alencar, a falta de 422 profissionais decorre de um cálculo feito pelo Ministério da Saúde. Faz referência à proporção de um médico para cada grupo de 1.000 habitantes. Desse modo, analisando a população potiguar, chegou-se à necessidade de 1.333 equipes do PSF. “Cada equipe é comandada por um médico. Dessa forma, basta fazer um cálculo simples”, explicou.
Uiacy Alencar não soube precisar quantos municípios estão sem médico atualmente. “Nós sabemos que os municípios de menor porte, com até cinco mil habitantes, já contam um médico, pelo menos”, afirmou.
A média salarial desses profissionais é de R$ 12 mil. Entretanto, muitas Prefeituras realizam contratos temporários, o que não atrai a mão de obra especializada. “O clínico deseja um plano de carreira, mas não é isso o que acontece”, disse a coordenadora.

VEJA LISTA DAS CIDADES QUE SERÃO BENEFICIADAS COM O PROGRAMA MAIS MÉDICOS.

Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Arês, Augusto Severo, Bodó, Bom Jesus, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Canguaretama, Caraúbas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Doutor Severiano, Espírito Santo, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Galinhos, Ielmo Marinho, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Dias, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lajes Pintada, Macaíba, Marcelino Vieira, Martins, Monte Alegre, Natal, Nova Cruz, Olho d’Água dos Borges, Parazinho, Passa e Fica, Patu, Pedro Avelino, Pedro Velho, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rio do Fogo, Santo Antônio, São José do Campestre, São Miguel, São Tomé, Serra de São Bento, Serrinha, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Touros e Upanema.




sexta-feira, 12 de julho de 2013

REABERTURA DO MIRANTE SÃO JOSÉ EM ANTÔNIO MARTINS SERÁ HOJE

    
A reabertura do ponto turístico MIRANTE DE SÃO JOSÉ, será hoje às 21 horas. Várias atrações já estão confirmadas, como: Raniere e Banda Show, Alexandro Bandeira e a grande revelação do forró – FORRÓ DI NÓS, que é da própria cidade.
    Realmente será uma grande festa para marcar essa data tão especial que será a reabertura desse grande monumento que a cidade de Antônio Martins tem.
    A festa também será em comemoração ao aniversário do prefeito Zé Júlio, que aniversaria também neste dia 12 de julho.

    Todos estão convidados.

BLOG ANTÔNIO MARTINS NEWS VOLTA A RECEBER COMENTÁRIOS

      Devido a imensa quantidade de e-mail recebido pelo blog, em protesto pelo mesmo ter tirado o direito dos leitores comentarem e darem suas opiniões. O blog, resolveu a voltar a receber comentários.
     No entanto, pede aos leitores um pouco de cautela nos comentários, sem precisar atacar pessoas, dêem suas opiniões de forma responsável.
      Em tempo, o blog agradece pela leitura diária de todos e fica muito feliz pela quantidade de e-mail que recebeu parabenizando e pedindo a volta dos comentários.

Obrigado à todos.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

QUADRILHA TENTA ASSALTAR O BANCO DO BRASIL DE APODI

Na madrugada de hoje 11, por volta das 02:00, cerca de 10 bandidos encapuzados armados de fuzil e em dois carros, uma Pajero prata, e um carro não identificado de cor preta, tentaram estourar o banco do Brasil.
A ação teve início quando os policiais observaram pelas câmeras de monitoramento da companhia de Policia Militar uma movimentação estranha do lado de fora, e foram averiguar, ao abrirem o portão, os policiais foram logo recebidos a bala, que de imediato revidaram, havendo uma intensa troca de tiros, frustrando a ação dos bandidos que empreenderam fuga deixando pra traz um coquetel molotov. Em seguida os policiais receberam a informação de que o banco do Brasil estava sendo alvo dos meliantes, e logo o GTO e Rádio Patrulha saíram em diligência, e ao chegar no banco perceberam que as portas estavam quebradas, e no interior da agência foi encontrado uma marreta e uma alavanca (ferramenta usada para arrombar porta), mas não foi levado nada de valor da agência.
Segundo informações repassadas para a Policia Militar dizia que os elementos fugiram em direção ao estado do Ceará, pela estrada que da acesso ao Sítio Córrego.

Ao final do ocorrido deu a entender que no momento em que um grupo de elementos estavam no banco tentando arrombar, o outro grupo estava em frente a companhia de policia para impedir a saída dos policiais, o que não aconteceu frustrando a ação dos assaltantes.  

Fonte: sentinelas do apodi

quarta-feira, 10 de julho de 2013

SERVIÇO DE REGISTRO DE VEÍCULOS É TRANSFERIDO PARA OUTRA UNIDADE DO DETRAN

A unidade do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) no Show Auto Mall, que fica na avenida João Marcelino, entrou em funcionamento ontem. A unidade funcionará de segunda-feira a sábado, no horário das 8h às 14h. O primeiro dia de funcionamento teve um registro em torno de mil atendimentos.
"A previsão de atendimento é entre 800 a mil por dia. Hoje (ontem), a unidade atendeu pelo menos mil pessoas. O Show Auto Mall ficou lotado por um período do dia, enquanto a unidade do Detran/RN ficou aberta. Até porque os serviços são variados", explica Erasmo Júnior, administrador do Show Auto Mall.
O posto de serviço do Detran/RN no local disponibiliza todos os serviços de registro de veículos como licenciamento, vistoria, transferência de propriedade, mudança de características, entre outras. Já na Central do Cidadão, continua funcionando o setor de habilitação.
"O espaço da Central do Cidadão já não suportava todos os serviços do Detran/RN. Por esse motivo, o órgão está funcionando em três lugares em Mossoró. Na Central do Cidadão ficou a parte de habilitação, médica e psicológica. No Show Auto Mall, fica a parte de registro de veículos. Já a parte dos testes práticos estão no Terminal Rodoviário", explica Manuel Ferreira, chefe de gabinete do Detran/RN.
Segundo Manuel Ferreira, todos os serviços serão transferidos para a Rodoviária Diran Ramos do Amaral, quando as obras de revitalização forem concluídas. "Com a reforma, todos os serviços do Detran/RN ficarão em um só local. Por enquanto, funcionam separadamente", destaca.