domingo, 14 de julho de 2013

ANTÔNIO MARTINS IRÁ RECEBER MÉDICOS DO PROGRAMA: MAIS MÉDICOS

Mesmo formando cerca de 250 médicos todos os anos, o Rio Grande do Norte tem um déficit de 422 médicos na saúde básica. Diante disso, o Estado será beneficiado com o programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal na semana passada, com a proposta de ampliar a presença desses profissionais nas regiões carentes do País. O programa Mais Médicos prevê R$ 15 bilhões em investimentos no setor a partir de 2014.
Ao todo, 58 municípios de todas as regiões do RN serão beneficiados com o programa, entre eles, está a cidade de Antônio Martins. Outros 45 municípios do Estado aderiram ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).
A situação dos municípios de pequeno porte e mais distantes dos grandes centros é preocupante, já que das 1.333 vagas disponibilizadas pelo Governo Federal para municípios potiguares na formação de equipes do Programa Saúde na Família (PSF), com recursos disponíveis de forma imediata, apenas 911 estão preenchidas hoje. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), a falta de profissionais está ligada à falta de estrutura das Prefeituras em receber mão de obra e, até mesmo, dos próprios médicos, que não têm interesse em se deslocar para regiões rurais com baixa qualidade de vida.
Para a coordenadora estadual do Provab, Uiacy Alencar, a falta de 422 profissionais decorre de um cálculo feito pelo Ministério da Saúde. Faz referência à proporção de um médico para cada grupo de 1.000 habitantes. Desse modo, analisando a população potiguar, chegou-se à necessidade de 1.333 equipes do PSF. “Cada equipe é comandada por um médico. Dessa forma, basta fazer um cálculo simples”, explicou.
Uiacy Alencar não soube precisar quantos municípios estão sem médico atualmente. “Nós sabemos que os municípios de menor porte, com até cinco mil habitantes, já contam um médico, pelo menos”, afirmou.
A média salarial desses profissionais é de R$ 12 mil. Entretanto, muitas Prefeituras realizam contratos temporários, o que não atrai a mão de obra especializada. “O clínico deseja um plano de carreira, mas não é isso o que acontece”, disse a coordenadora.

VEJA LISTA DAS CIDADES QUE SERÃO BENEFICIADAS COM O PROGRAMA MAIS MÉDICOS.

Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Arês, Augusto Severo, Bodó, Bom Jesus, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Canguaretama, Caraúbas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Doutor Severiano, Espírito Santo, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Galinhos, Ielmo Marinho, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Dias, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lajes Pintada, Macaíba, Marcelino Vieira, Martins, Monte Alegre, Natal, Nova Cruz, Olho d’Água dos Borges, Parazinho, Passa e Fica, Patu, Pedro Avelino, Pedro Velho, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rio do Fogo, Santo Antônio, São José do Campestre, São Miguel, São Tomé, Serra de São Bento, Serrinha, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Touros e Upanema.




2 comentários:

  1. Tomara que chego logo, pois em Antônio Martins já passaram uns vinte médicos e foram embora, não sei o motivo. Um detalhe a maiora das vezes o médico só chega de 10 horas pra lá.

    ResponderExcluir
  2. Por isso tenho orgulho da minha terrinha q tem médicos e um ótimo prefeito q é uma pessoa do povo simples d+ e o ex tbm era, morei aí e nunca vi o prefeito dessa cidade,de outra cidade vizinha tbm.

    ResponderExcluir