Iniciativa, que oferecia óculos por R$ 60 reais
somente aos beneficiários do Bolsa Família, passa a atender a assalariados que
ganham até R$ 1.200
"Depois de quatro meses funcionando de forma
piloto, obervamos grande demanda de interessados sem poder de compra e que não
são beneficiários de programas como o Bolsa Família. Assim, optamos por
aumentar a abrangência do programa Ótica Cidadã, para que o benefício chegue a
mais camadas da população carente", afirma Sandra Abreu, diretora do
Instituto Ver&Viver, instituição responsável pela iniciativa.
Com 255 lojas credenciadas em todo o Brasil
disponibilizando óculos a R$ 60, o Ótica Cidadã tem como objetivo ajudar mais
de 25 mil pessoas a enxergar melhor, em um ano.
Ao todo, cinco redes fazem parte do programa no país
inteiro: Óticas Diniz, Chilli Beans, Mercadão dos Óculos, Óticas Carol e Óticas
Visão. O programa é fruto de uma rede de cooperação privada entre os principais
agentes do segmento óptico – o Grupo Essilor com seus laboratórios e redes
ópticos - para atuarem frente a uma importante questão sócioeconômica do país:
no Brasil, estima-se que 30 milhões de indivíduos possuem problemas de visão e
não têm acesso aos óculos de grau.
"Dados estatísiticos mostram que 80% dos
problemas com a visão podem ser facilmente resolvidos com o uso de
óculos", complementa Sandra.
O
benefício
Os óculos oferecidos são voltados para a correção de
miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Assalariados, desempregados, aposentados
e pensioniatas, portanto o último comprovante de renda (no caso do
desempregado, também o documento de rescisão), podem comprar seus óculos (lente
e armação) por R$ 60. O benefício é extensível a cônjuges e filhos menores de
idade. No caso específico do Bolsa Família, os pais dos beneficiários também
são contemplados.
Para adquirir os óculos, é necessário apresentar a
prescrição feita por um médico oftalmologista. O participante deve acessar o
site www.oticacidada.org.br, localizar as óticas que fazem parte do programa e
levar a receita médica com validade de até seis meses – o oftalmologista é o
único profissional que pode realizar o exame de vista – assim como os
comprovantes do Bolsa Família ou de remuneração. No site, a população também
poderá indicar outros programas sociais para avaliação do programa.
Sobre
o Instituto Ver & Viver
O Instituto Ver & Viver (IVV) é uma associação
sem fins lucrativos, que tem como patrocinadores as empresas do Grupo Essilor,
presentes em mais de 120 países, cuja missão é proporcionar às pessoas uma
melhor qualidade de vida através da visão. No Brasil, o Instituto é responsável
pela implantação e operacionalização do projeto 2.5 New Vision Generation.
Através de campanhas que percorrem o país, o Instituto Ver & Viver forma
parcerias para corrigir a visão da população carente de maneira inovadora. Mais
informações em www.institutovereviver.org.br
Sobre
a Essilor
Líder mundial em lentes oftálmicas, a Essilor
International cria novos desenhos, produz e comercializa uma vasta gama de
lentes oftálmicas para melhorar e proteger a visão. Sua missão é melhorar vidas
através da visão. Para cumprir esta missão, a empresa investe anualmente 200
milhões de euros em pesquisa e inovação, em um compromisso de oferecer
continuamente ao mercado produtos novos e mais eficazes. Suas principais marcas
são: a lente multifocal Varilux®, a lente fotossensível Transitions®, o
antirreflexo Crizal®, a lente solar polarizada Xperio®, e a lente antiembaçante
Optifog™. A empresa também desenvolve e comercializa equipamentos, instrumentos
e presta serviços aos atuantes no mercado óptico.
A Essilor reportou receita consolidada de mais de €
7,1 bilhões em 2016 e emprega 64 mil pessoas em todo o mundo. Comercializa seus
produtos em mais de 100 países e possui 33 fábricas, 490 laboratórios , bem
como 5 centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo (em 31 de dezembro
de 2016). Para mais informações, visite www.essilor.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário