sábado, 24 de maio de 2014

SERVIDORES DA SAÚDE ESTÃO PROIBIDOS DE TIRAR FÉRIAS DURANTE A COPA DO MUNDO

Denúncia encaminhada pela coordenação regional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) revela que os servidores da área estão proibidos de tirar férias e licença prêmio durante os meses de junho e julho em virtude da Copa do Mundo no Brasil.

Segundo João Morais, coordenador regional do Sindsaúde, a proibição ofende os direitos dos trabalhadores. "A justificativa dada é de que o quadro de servidores da saúde precisa estar completo para eventualidades durante a Copa. O governo não pode proibir seus funcionários de tirarem férias, é um direito", relata.

Conforme o coordenador, há servidores que estão sobrecarregados, necessitando com urgência de férias. "O ano passado aconteceu a mesma coisa, porém por causa da seca, do estado de emergência em que o RN se encontrava, estado de calamidade. Se o governo quer manter o seu quadro de servidores, que convoque os concursados, a solução não é proibir os trabalhadores de gozar férias", diz João Morais.

A indignação do Sindsaúde é ainda maior devido à licença prêmio concedida à irmã da governadora Rosalba Ciarlini, Ruth Ciarlini, servidora do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), que pelos próximos três meses receberá sua remuneração sem precisar ir ao trabalho, graças à assiduidade no cargo. Ruth foi acusada, em 2013, de ser funcionária fantasma no hospital.

"Não é contraditório o governo proibir servidores de tirar férias na Copa e conceder licença por assiduidade a um funcionário acusado de não ir trabalhar? Para receber essa premiação, há todo um processo que precisa ser seguido. Essa situação será levada a conhecimento do Ministério Público", revela João Morais.

A Portaria número 821/2014, que concede licença prêmio a Ruth Ciarlini, não está mais disponível no Diário Oficial do Estado (DOE). Em contato com a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que há uma previsão de receber em Natal, em junho, em torno de 110 mil pessoas para assistir aos jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. Um acréscimo que pode trazer um conjunto de riscos e ameaças a saúde coletiva de todo o Rio Grande do Norte.


Para fortalecer os serviços de assistência médico-hospitalar do Estado, no intuito que possamos atender ao aumento de demanda por atendimentos, não só na capital, que será sede dos jogos, mas em todos os municípios potiguares, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou a Portaria nº 113/2014, no dia 20 de março, que suspende durante apenas o mês de junho deste ano as concessões de férias a todos os profissionais pertencentes ao quadro de pessoal da saúde estadual. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado nº 13.160, do dia 26 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário